Corredor Virtual da Av. Celso Garcia agrada aos usuários

Redução no tempo de viagem da zona leste ao centro

Em operação desde o dia 29 de janeiro e com 1300 metros de faixas reversíveis (a segregação é feita  por meio de cones) o Corredor Virtual da Avenida Celso Garcia beneficia em média seis mil passageiros nos horários de pico. Ele foi  criado para atender a demanda por linhas mais rápidas, pedidas pelos usuários durante pesquisa realizada nos terminais A.E.Carvalho, Penha e Aricanduva. Os ônibus das linhas expressas foram acrescidos à linha, sem retirar nenhum dos "paradores"(aqueles que param em todos os pontos solicitados).

Antes da implantação do corredor os coletivos percorriam o trecho da Av. Celso Garcia em 35 minutos. Atualmente, o mesmo trecho é feito em 18 minutos, uma redução de quase 50%, beneficiando quem segue em direção ao centro. 

"Nós começamos a operação em janeiro com três linhas expressas transportando cerca de duas mil pessoas. Em fevereiro, criamos quatro linhas semi-expressas, atendendo aos pedidos da população. No mês seguinte começamos a operar outra linha semi-expressa no Jd. Nazaré, totalizando três linhas expressas e cinco semi-expressas. Percebemos com isso que o usuário aceitou muito bem a criação do Corredor Virtual na Av. Celso Garcia", disse Wagner Chagas, Gerente de Gestão Regional Leste da SPTrans.

A linha que apresenta uma grande vantagem é a 208E - Term. A. E. Carvalho - Term. Pq. D. Pedro II. Ela é expressa e faz  apenas uma parada durante o trajeto, no Largo da Concórdia. O percurso é feito em 50 minutos, 25  a menos do que antes da criação desse corredor. São cinco partidas durante o dia. Às 5h30, 6h, 6h30, 7h e 7h30. Á tarde das 17h15 às 19h05 as linhas expressas e semi-expressas seguem do Term. Pq. D. Pedro II em direção aos bairros.

Os passageiros que utilizam o corredor da Celso Garcia atestam a melhora ocorrida nas viagens. "Minha viagem ficou aproximadamente 30 minutos mais rápida. Gostei muito dessa idéia", disse Francisco Carlos Cordeiro de 39 anos, corretor de assistência médica.

O estudante Luiz Fernando Freitas, 21 anos, embarca diariamente no Term A. E. Carvalho para o Term Pq. D. Pedro II. Normalmente ele usa a linha convencional, mas quando está atrasado dá preferência à expressa. "Quando estou tranqüilo eu vou pela outra, mas hoje como estou com pressa vou nessa. O grande benefício é a tranqüilidade na viagem e a rapidez", declarou.

Edson Carlos de Andrade, office-boy e estudante, ganhou uma hora de sono desde janeiro. "Economizo um bom tempo para ir trabalhar, consigo acordar mais tarde às 6h, antes acordava às 5h. A viagem aqui é confortável, vou sempre sentado, tranqüilo", falou.

Entre as sugestões dos usuários para a melhoria da linha expressa e do corredor virtual está a diminuição no tempo de partida dos coletivos. "Essa linha está ótima, mas está faltando mais ônibus. Mais partidas porque o período está muito longo e os ônibus cheios", declarou a costureira Maria José da Silva Fé.

(Texto: Vinícius Freitas)