Prefeitura de São Paulo lança o Olho Vivo: o maior monitoramento de ônibus do mundo

85% da frota já está rastreada. Até o final do ano, 100% dos ônibus serão monitorados on-line

A partir do dia 12, os usuários do sistema de transporte público poderão acompanhar on-line a circulação dos ônibus nos terminais, corredores exclusivos e principais vias de São Paulo. Por meio do Olho Vivo, sistema de monitoramento que será disponibilizado no site da SPTrans (www.sptrans.com.br), será possível acompanhar a situação e a fluidez do transporte coletivo em 247 quilômetros de vias e corredores, com informações da velocidade média dos ônibus e tempo de percurso atualizados de hora em hora.

A consulta on-line ao mapa de fluidez permite o acesso às condições de transporte em 112 quilômetros dos dez corredores exclusivos e mais 135 quilômetros de principais vias de circulação de ônibus (como as avenidas Paulista, Radial Leste, Brigadeiro Luiz Antônio e Santos Dumont). Para os usuários, o benefício é direto por meio da possibilidade de programar as viagens. Estarão disponíveis informações como a velocidade média nos corredores e nas outras vias monitoradas nos dois sentidos (centro e bairro), o tempo de viagem entre trechos determinados, extensão e previsão de duração dos percursos.

O secretário municipal de Transportes afirma que "com o Olho Vivo, o usuário poderá programar melhor sua viagem", trazendo mais conforto e confiança ao transporte público. Nos pontos de parada dos principais corredores e em 19 terminais inteligentes da SPTrans, os usuários poderão acompanhar as informações por meio dos painéis de mensagens variáveis, que indicam as chegadas dos próximos ônibus, suas linhas e destinos.

Veículos de Comunicação vão ajudar na fiscalização das empresas
 
O Olho Vivo é um instrumento do SIM - Sistema Integrado de Monitoramento, poderosa ferramenta de planejamento e gestão do transporte público que, por meio de utilização da tecnologia GPS, possibilita a localização automática dos ônibus municipais. Esta tecnologia estará à disposição da imprensa. A partir do dia 12, a SPTrans enviará técnicos às redações para a instalação da ferramenta e orientação de como utilizá-la.

Cerca de 85% da frota de 15 mil ônibus já está rastreada. A implantação total dos equipamentos ocorre até o final de 2008. No pacote de tecnologia também estão mais de 500 câmeras instaladas nos principais corredores e terminais urbanos, com imagens atualizadas a cada 30 segundos pela internet.

Além do mapa de fluidez, os jornalistas terão acesso às condições de transporte em 19 dos 27 terminais municipais, três terminais intermunicipais (Jabaquara, Vila Iara e São Mateus), 10 corredores exclusivos (112 quilômetros) e principais vias de circulação de ônibus (135 quilômetros).  A imprensa poderá, por exemplo, acompanhar o trajeto e rota dos ônibus e microônibus; tempo de percurso; velocidade; quantidade de veículos em cada linha. "Isso vai dar transparência ao sistema coletivo de transporte público. A imprensa, além de informar, vai poder fiscalizar a qualidade e confiabilidade do serviço", esclarece o secretário.

Entre outras funcionalidades, o sistema aponta se o veículo sair da rota prevista ou ficar parado por um determinado período fora da garagem. O equipamento de bordo envia imediatamente uma mensagem para as centrais de controle. Dessa maneira, é possível saber se o veículo obedece à ordem de serviço (itinerário, paradas, velocidade média etc.). Se algum veículo for detectado fora dos limites definidos para o itinerário, o sistema gera um alerta captado pelos operadores para que sejam tomadas as providências cabíveis.

Da frota operacional monitorada - cerca de 13 mil veículos - é possível obter ainda horário de funcionamento das linhas, a quantidade de veículos em circulação, os horários de saída e chegada e as próximas partidas previstas.

Como funciona

A cada intervalo de tempo programado, os computadores embarcados nos ônibus, chamados de AVL, aos quais está acoplado um equipamento GPS, transmitem automaticamente dados - como prefixo, linha, sentido e posição de cada veículo - parado ou em trânsito - para um centro de processamento de dados. De lá, a informação é enviada simultaneamente ao Centro de Operação de Terminais (COT), instalado nos terminais de transferência de passageiros, aos Centros de Operação das Concessionárias (COC), Centro de Controle Operacional (CCO) e para o Centro de Controle Integrado (CCI).

Desse modo, é possível ao SIM - que detém informação sobre o itinerário referente a cada linha - verificar constantemente a posição geográfica por meio das imagens enviadas pelo equipamento GPS instalado em cada veículo e, dessa forma, providenciar rapidamente soluções para quaisquer eventualidades encontradas na rota ou procedimentos.

A partir de sua identificação local e temporal, é permitido obter outras informações - como o histórico das partidas de cada veículo, tempo de percurso e velocidade. Em médio prazo, essas informações estarão associadas a outras que já são coletadas no sistema implantado para o Bilhete Único, como número e identificação dos passageiros, obtidas a partir da conexão do validador com os centros de controle. Esses dados possibilitam melhorar a capacidade de planejamento do órgão gestor.

Em caso de alguma ocorrência (acidente, assalto, avaria mecânica, etc.) o motorista, por meio do computador de bordo, gera um sinal de alerta ao COC. O CCI também poderá intervir na ocorrência.

Para a Secretaria Municipal de Transportes, concessionárias e permissionárias, o sistema permite maior planejamento, redução de custos, melhor adequação entre demanda e oferta do serviço, ajuste em tempo real dos horários de partida, notificação e intervenção imediata em caso de ocorrência improcedente, mais segurança e previsibilidade nos horários. Como produto administrativo, gera relatórios de tempo de viagem e de cumprimento de partidas (previsto versus realizado); envio e recepção de mensagens de texto entre o operador e o motorista do veículo e registro de envio de informações do veículo para o sistema.

A transmissão das informações do sistema de monitoramento é realizada por meio de um software exclusivo, desenvolvido em conjunto pela SPTrans e Microsoft.