Bilhete Único passará a valer por 3 horas

A partir de 28 de julho, o passageiro terá mais uma hora  para fazer 4 viagens.  Basta carregar seu Bilhete Único em um dos 5 mil postos distribuídos pela cidade.
 
Os 6 milhões de passageiros que utilizam diariamente  o sistema público de transporte de São Paulo ganharão mais uma hora de validade do Bilhete Único para realizar suas viagens.

A partir do dia 28 de julho, carregando seu Bilhete Único com uma única passagem (R$2,30), o usuário poderá realizar 4 viagens no período de 3 horas, facilitando seus deslocamentos. 
 
Com o aumento da validade para 3 horas, a Prefeitura Municipal amplia as medidas de melhoria do sistema de transportes, que foram iniciadas com a integração do Bilhete Único ao Metrô e aos trens. Diariamente, mais de 1 milhão de passageiros fazem integração ônibus/metrô ou trem, diminuindo distâncias e aumentando o conforto das viagens sem pagar nada a mais por isso.

Outra melhoria foi a implantação do Bilhete Amigão, que possibilita ao usuário a realização de 4 viagens em 8 horas, aos domingos e feriados. Desde o seu lançamento, em março de 2008, cerca de 800 mil pessoas utilizaram o Bilhete Amigão.

Tudo isso só foi possível em virtude do apoio da população às medidas de combate às fraudes decorrentes da má utilização do Bilhete Único, que era feita por poucos usuários em prejuízo de milhões de pessoas.

Em março deste ano, a Prefeitura reduziu drasticamente a fraude conhecida como “janelinha”, o que vai impedir o desvio de R$ 120 milhões anuais. Essa economia foi proporcionada com a adoção da recarga do Bilhete Único nos postos da SPTrans. São 5 mil locais distribuídos por toda a cidade, mais de seis vezes o número registrado há 4 anos - quando existiam apenas 750 postos.

A ampliação do Bilhete Único cumpre a meta de aplicar todo o dinheiro economizado com o combate às fraudes na melhoria das condições do transporte público.
 
O prolongamento do horário vale somente para o sistema de ônibus e para o Cartão Comum, já que ele não tem ajuda de custo no pagamento de sua passagem como ocorre com o Cartão do Estudante e do Cartão Trabalhador. 

Coordenadoria de Comunicação – SMT