Primeiros dias da restrição de circulação de caminhões apontam resultados positivos

Na quinta-feira, 3 de julho, foi apresentado um balanço referente aos três primeiros dias de fiscalização ao cumprimento das novas normas de restrição ao trânsito de caminhões e também anunciadas novas medidas.

O prefeito e o secretário municipal de transportes mostraram-se bastante satisfeitos com os resultados obtidos nessa primeira semana da implantação da restrição de circulação de caminhões na nova ZMRC. Em decorrência da implantação da medida, aliada ao início das férias escolares, a cidade obteve uma redução média de 40% nos congestionamentos, sendo de 30% nos horários de pico e alcançando 63% em alguns períodos do dia.

Na quarta-feira, dia 3, às 13h30 a cidade contava com apenas 10 quilômetros de congestionamento, índice que o Secretário comparou a dias de jogo do Brasil em Copa do Mundo, quando as ruas ficam vazias.

A ampla adesão dos motoristas às novas medidas foi foco de agradecimentos por parte do prefeito e do secretário, mas, ainda assim, ocorreram algumas desobediências às restrições que foram fiscalizadas com rigor. Nos três primeiros dias de vigor do novo decreto de horário de circulação dos caminhões, foram registradas 3.345 infrações, sendo 1.663 na segunda-feira, dia 30, 1.180 na terça-feira e 1.102 na quarta-feira.

O prefeito e o secretário destacaram a eficiência da fiscalização efetuada por 1.700 marronzinhos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) com a colaboração de integrantes da Polícia Militar e anunciaram a contratação de mais 265 marronzinhos para auxiliarem na fiscalização do tráfego, além da aquisição de 48 novos guinchos que dará mais fluidez ao trânsito e possibilitará até cinco mil remoções mensais de veículos quebrados, mal estacionados ou irregulares.

Anúncio de novas medidas

Durante o evento foram anunciadas algumas medidas para que esses resultados que vêm sendo obtidos possam continuar mesmo em agosto, com a volta às aulas.

Uma das principais medidas anunciadas foi a restrição de circulação de caminhões em horários de pico, a partir de 28 de julho, quando o rodízio atualmente válido para carros também será aplicado aos caminhões, de qualquer lugar do país, que atravessem a cidade de São Paulo.

O horário do rodízio para os caminhões será das 7h às 10h e das 17h às 20h, obedecendo aos seguintes finais de placa: segunda-feira (finais 1 e 2); terça-feira (3 e 4); quarta-feira (5 e 6); quinta-feira (7 e 8); sexta-feira (9 e zero) e a restrição envolve tanto a região do centro expandido, quanto as marginais Tietê, Pinheiros, Avenida dos Bandeirantes, Salim Farah Maluf, Juntas Provisórias, Presidente Tancredo Neves, entre outras vias que formam o anel viário. A previsão é que essa determinação reduza em 20% o número de 126 mil caminhões que atualmente trafegam diariamente por essas vias.
Medidas em vigor desde o dia 30 de junho

  • Para caminhões de médio e grande portes:

Estão proibidos de transitar entre as 5 e 21 horas, de segunda a sexta-feira, e das 10 às 14 horas, aos sábados, na nova Zona Máxima de Restrição de Circulação - uma área de 100 quilômetros quadrados, dentro do centro expandido da cidade.

O decreto contempla algumas excepcionalidades como serviços de urgência e emergência, correios, caminhões de feira, de mudanças, de transporte de valores, de concretagem, entre outras, que têm horários específicos para circulação.

  • Para VUCs (Veículos Urbanos de Cargas):

Os VUCs, caminhões de pequeno porte com até 6,3 metros de comprimento, entraram em sistema de rodízio de placas par e ímpar, acumulando as regras do rodízio municipal de veículos. De 30 de junho a 31 de julho, os VUCs com placas de final par só podem transitar das 5h às 21h em dias pares e os de placas ímpares, em dias ímpares.

A partir de 1º de agosto, o rodízio continua também conforme os finais das placas, porém o horário de restrição de circulação passa a ser das 10h às 16h, ou seja, nos horários de pico.

Com a implantação de todas essas medidas, o Secretário Municipal de Transportes vem buscando oferecer melhoria na qualidade de vida dos paulistanos, por meio de otimização na fluidez do trânsito das áreas de maior circulação de trânsito na cidade.