CET inaugura centro educacional para motociclistas

O objetivo é instituir um espaço de aprendizagem, convivência e reflexão para todos aqueles envolvidos com motocicletas

A Companhia de Engenharia de Tráfego - CET, em convênio com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (ABRACICLO), inaugura nesta sexta-feira (28/12) o Centro Educacional Paulistano de Motociclistas (CEPAM), espaço destinado a ampliar a conscientização e o esclarecimento dos motociclistas.

Para conscientizar os motociclistas da sua responsabilidade quanto à condução segura, o CEPAM vai promover aulas teóricas e práticas, palestras, debates, entre outras atividades e, com isso, incentivar o compartilhamento saudável entre motociclistas e os demais usuários do espaço público.

Localizado ao lado da Estação Carrão do Metrô, o prédio da CET que irá abrigar o centro educacional passou por uma ampla reforma para a revitalização e adequação, incluindo remodelagem da pista de treinamento e ampliação de salas, para criação de um ambiente propício à aprendizagem e intercâmbio de experiências.

Pelo convênio firmado, coube à ABRACICLO promover toda a obra física nas dependências do novo espaço enquanto a CET responde pela elaboração dos conteúdos técnicos dos programas educativos, manutenção e funcionamento predial, dentre outras atribuições. As duas instituições serão parceiras em diversas ações e atividades, como é o caso do Moto Check-up, promovido frequentemente pela ABRACICLO, que será incluído na programação do centro e tem como objetivo principal o diagnóstico das condições da motocicleta para que o condutor reconheça a importância da manutenção de seu veículo.

Composto por auditório, sala de aula, pista de treinamento para motociclistas e espaço de exposições para trabalhos de interesse do motociclista, o CEPAM está localizado Rua Vilela (Radial Leste), nº 572, Vila Carrão.

CETET

Além do CEPAM, a CET mantém desde 1980, o Centro de Treinamento e Educação no Trânsito (CETET), localizado na Barra Funda. O local oferece cursos e palestras gratuitas, entre os quais direção defensiva para motoristas, pilotagem segura para motociclistas e condutores de motofrete, além do curso de segurança para ciclistas.

MORTES DE MOTOCICLISTAS

Estas atividades fazem parte do pacote de medidas adotadas pela CET para diminuir o número de mortes de motociclistas na cidade, que vinha crescendo ano a ano e este ano começaram a cair.

A tabela abaixo estabelece uma comparação dos dados de mortes envolvendo motociclistas em acidentes de trânsito entre janeiro e setembro dos anos de 2005 a 2012. Do ano passado para este ano verificamos uma redução de 16,2% nas mortes envolvendo motos. Foram 331 motociclistas mortos de janeiro a setembro de 2012, ante 395 no mesmo período do ano anterior.

Em todo ano passado foram registradas 512 mortes envolvendo esse tipo de veículo na cidade de São Paulo. Tabela abaixo.

Mortes de motociclistas em acidentes de trânsito

Ano

Jan

Fev

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Dez

Total

 

2005

19

22

20

31

32

18

32

37

26

36

29

43

345

 

2006

33

32

31

32

32

25

27

26

33

42

28

39

380

 

2007

35

34

40

35

37

36

45

44

38

40

31

51

466

 

2008

34

29

35

41

49

48

37

28

41

44

39

53

478

 

2009

33

32

40

36

40

33

36

37

35

32

31

43

428

 

2010

36

35

54

43

38

43

32

32

41

31

43

50

478

 

2011

43

53

34

45

47

53

45

44

31

41

35

41

512

 

2012

35

36

44

31

35

30

34

37

49

 

 

 

331

 Entre 2005 e 2012, a frota de motocicletas cresceu 48%, fechando setembro de 2012 com 957.034 motocicletas registradas no município de São Paulo. Com o objetivo de tornar mais segura a circulação de motocicletas na cidade, e assim, conseqüentemente, reduzir o número de acidente e mortes envolvendo esse tipo de veículo, a CET tem adotado estas medidas de educativas e de engenharia de tráfego, bem como fiscalização específica para motos na cidade.

A CET iniciou em março deste ano a fiscalização de motocicletas realizada por seis radares portáteis (pistola) dotados de dispositivos registradores de imagem. Além disso, outros 19 equipamentos começaram a ser realocados para fiscalizar excesso de velocidade cometido por motociclistas.

Departamento de Imprensa - CET

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