Cidade de São Paulo tem primeira frota de táxis híbridos do Brasil

Veículos movidos a energia elétrica e gasolina emitem até 40% menos poluentes do que os convencionais

A partir da terça-feira, 11/12, a população da Cidade de São Paulo passará a contar com um novo e menos poluente serviço de transporte público: os táxis híbridos. São 20 veículos movidos a energia elétrica e gasolina – de um total de 116 - que vão compor a primeira frota deste tipo no Brasil.

Os táxis híbridos combinam dois motores, um elétrico e outro à combustão, que trabalham simultaneamente para reduzir o consumo de combustível e emitem até 40% menos poluentes.

Em linhas gerais, o motor elétrico trabalha sozinho até o veículo atingir a velocidade de 50 km/h, o que o torna ideal para tráfegos carregados já que não emite nenhum poluente. A partir dessa velocidade, o próprio carro entende que é necessária mais força para movimentá-lo e, então, o motor à combustão de gasolina é acionado automaticamente.

A bateria do motor elétrico não é carregada na tomada, o que não demanda nenhum investimento em infraestrutura. Quando o veículo desacelera ou o freio é acionado, o motor elétrico funciona como um gerador, convertendo a energia cinética em energia elétrica, carregando tanto a bateria híbrida quanto a bateria regular. Este sistema é particularmente mais efetivo em tráfego urbano, onde as acelerações e frenagens são mais frequentes.

Com um tanque de combustível com capacidade para 45 litros, os veículos híbridos chegam a fazer 25,5 km/l e têm autonomia de até 1.150 quilômetros. Os carros consomem até 50% menos combustível, dependendo do modo de condução, se comparado a um veículo modelo 1.0.

Os novos táxis híbridos poderão ser identificados pelos passageiros pelo grafismo de cor verde implantando nas laterais e traseiras dos veículos. O valor da tarifa é idêntico ao cobrado pelos táxis comuns: bandeirada inicial de R$ 4,50, mais R$ 2,50 por quilômetro rodado.

As licenças de operação dos novos táxis fazem parte da Portaria SMT 113/12, que estabelece a disponibilização de 290 novos Alvarás de Estacionamento de Táxis para empresas de frotas. Foram disponibilizados em 58 pacotes fechados de cinco alvarás cada, sendo dois para veículos movidos por energia de propulsão elétrica ou híbrida; um para táxi acessível; e dois para veículos flex (álcool e gasolina).

A Cidade de São Paulo conta hoje com 33.779 táxis em operação.

Táxis elétricos

São Paulo possui projeto piloto de táxis elétricos inédito na América Latina. Dois veículos já estão em operação na cidade desde o início de junho. Outros oito veículos deverão entrar em operação em 2012.

Além de utilizarem energia limpa, o consumo dos táxis elétricos a cada 100 quilômetros rodados é de apenas R$ 0,06/km contra R$ 0,23/km dos veículos movidos a álcool e de R$ 0,25/km dos movidos a gasolina.

Ecofrota

Em fevereiro de 2011 foi lançado o programa Ecofrota, que prevê a utilização progressiva de combustíveis limpos na frota de ônibus da Cidade de São Paulo, em consonância com a Lei de Mudanças do Clima, que preconiza que todo o sistema de transporte público do Município deverá operar com combustível renovável até 2018.

Atualmente, são 1.870 ônibus (de uma frota total de 15 mil veículos) com combustíveis mais limpos (elétricos, etanol, B20 - adição de 20% de biodiesel - e diesel de cana-de-açúcar). De fevereiro de 2011 a outubro de 2012, houve uma redução de 9,5% na emissão de poluentes em geral pelos ônibus e de 7% na de CO2 por conta do Programa Ecofrota.

Biodiesel: 1.280 ônibus são abastecidos com uma mistura de 20% de biodiesel de grãos ao diesel já utilizado como combustível. A utilização do combustível B20 nesses veículos reduz em até 22% a emissão de material particulado, 13% de monóxido de carbono e 10% de hidrocarbonetos.

Energia elétrica: A Prefeitura está renovando 140 dos 190 trólebus que circulam na cidade. 95 veículos novos já estão operando com poluição zero.

Diesel de cana: 320 ônibus abastecidos com 10% de diesel de cana estão circulando na Cidade. Os testes apresentaram uma redução de até 41% de fumaça preta, comparado com os veículos abastecidos com diesel B5.

Etanol: 60 veículos abastecidos com etanol operam com redução de emissão de material particulado, NOx e sem liberar enxofre no ar de São Paulo. Os ônibus movidos a etanol reduzem em até 90% a emissão de material particulado na atmosfera (fumaça preta) em relação aos coletivos movidos a óleo diesel. Diminuem também em 80% a emissão de gases responsáveis pelo aquecimento global, 62% a emissão de óxidos de nitrogênio (NOx) e não liberam enxofre, o causador da chuva ácida. São Paulo é a primeira cidade das Américas a implantar o modelo a etanol que foi testado por um ano nas ruas da capital.

O restante da frota já utiliza combustível B5 S50, ou seja, uma mistura de diesel de petróleo adicionado a 5% de biodiesel.

Coordenadoria de Comunicação - SMT

Siga-nos:
@sptrans_
@cetsp_