Cidade de São Paulo já conta com 93 táxis acessíveis

Último lote de 25 táxis adaptados foi apresentado nesta segunda-feira, dia 03/12

Portadores de deficiência, idosos com dificuldades de locomoção, pessoas acidentadas e gestantes, entre outros passageiros com mobilidade reduzida, agora podem contar com o serviço de 93 táxis acessíveis na Cidade de São Paulo.

Na segunda-feira, dia 03/12, foi entregue o último lote de 25 táxis adaptados que compõem a frota de 93 veículos deste tipo transitando na cidade. O evento aconteceu na Praça Heróis da FEB, em Santana.

O serviço Táxi Acessível teve início em 17 de fevereiro de 2009. Inicialmente, previa o atendimento exclusivo a pessoas portadoras de deficiência motora. A partir de fevereiro de 2012 o atendimento do serviço foi flexibilizado, passando a ser oferecido também a pessoas com mobilidade reduzida, permanente ou temporária, com deficiências visuais e auditivas, além de idosos, gestantes, lactantes e pessoas com crianças de colo.

Assim, passou a ser permitida a utilização dos táxis adaptados também por pessoas com mobilidade reduzida que não são cadeirantes, como usuários de muletas, idosos com dificuldades de locomoção e pessoas acidentadas, entre outros.

Em setembro, 15 novos táxis acessíveis entraram em circulação na cidade. Os veículos são adaptados conforme normas técnicas estabelecidas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e por portarias editadas pela Secretaria Municipal de Transportes. São equipados com plataforma elevatória com sustentação de até 250 quilos, acionada por controle remoto, e sistema de fixação de cadeira de rodas.

Os táxis acessíveis contam com pontos livres em locais que apresentam maior procura pelo serviço, como Aeroporto de Congonhas, Terminal Rodoviário do Tietê, Hospital das Clínicas e Hospital Albert Einstein.

Os táxis acessíveis tem capacidade para transportar um cadeirante, dois acompanhantes e o motorista. Todos os veículos atendem a Rádio-Chamada, pois estão vinculados às Cooperativas ou Empresas de Rádio-Táxi. A listagem com os telefones pode ser consultada pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do DTP (2692-3302, 2291-5416, 2692-4094) ou pela internet, no site da Secretaria Municipal de Transportes.

O valor da tarifa é idêntico ao cobrado pelos táxis comuns: bandeirada inicial de R$ 4,50, mais R$ 2,50 por quilômetro rodado.

Somente a ADETAX – Associação das Empresas de Táxi de Frota do Município de São Paulo, que hoje conta com uma frota de 74 táxis adaptados, estima realizar 1.600 corridas mensalmente. Desde o início do serviço, em fevereiro de 2009, até outubro de 2012, o número de atendimentos foi de 60 mil corridas. São Paulo conta hoje com 33.779 táxis em operação.

Coordenadoria de Comunicação - SMT

Siga-nos:
@sptrans_
@cetsp_