CET suspende trecho da Ciclofaixa de Lazer Sul/Oeste em virtude do Vestibular da FUVEST

Ciclofaixas de lazer da Zona Leste, Zona Norte, Paulista/Centro e Paulista/Ibirapuera irão operar normalmente no domingo, das 7h00 às 16h00.

A Companhia de Engenharia de Tráfego - CET vai suspender, excepcionalmente, neste domingo (25/11), o funcionamento da Ciclofaixa de Lazer Sul/Oeste, entre a Praça Panamericana e a Praça Professor Vicente Rodrigues, em virtude da realização da 1ª Fase do vestibular da FUVEST, na Cidade Universitária. Está prevista a presença de aproximadamente 14.000 candidatos no local. A CET também irá monitorar o trânsito nos demais locais de exame na Cidade de São Paulo.

Os trechos suspensos da ciclofaixa serão os seguintes:

  • Avenida Professor Manuel José Chaves (entre a Praça Panamericana e a Ponte Cidade Universitária);
  • Ponte Cidade Universitária (toda extensão);
  • Rua Alvarenga (entre a Ponte Cidade Universitária e Avenida Afrânio Peixoto);
  • Avenida Afrânio Peixoto (entre a Rua Alvarenga e a Praça Professor Vicente Rodrigues);
  • Avenida Valdemar Ferreira (entre a Praça Professor Vicente Rodrigues e a Rua Romão Gomes);

Serão ajustados retornos para as bicicletas na Avenida Valdemar Ferreira com a Rua Romão Gomes; e na Avenida Professor Fonseca Rodrigues com a Praça Panamericana.

O restante do percurso da Ciclofaixa de Lazer Sul/Oeste e demais ciclofaixas da cidade serão ativados normalmente no próximo domingo (02/12), das 7h00 às 16h00.

Ciclofaixas de Lazer

A malha cicloviária da cidade de São Paulo possui 230,2 quilômetros de extensão, caracterizada pela presença de diferentes tipologias voltadas para o trânsito seguro de bicicletas, como ciclovias, ciclofaixas operacionais de lazer, ciclofaixa definitiva e rotas de bicicletas. Só de ciclofaixas de lazer são 108,5 Km, distribuídos da seguinte forma:

Ciclofaixa de Lazer Sul/Oeste - liga os parques das Bicicletas, do Ibirapuera, do Povo, Villa-Lobos, Avenida Chedid Jafet, Rua Funchal, Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini e Avenida Jornalista Roberto Marinho (até o futuro Parque Clube do Chuvisco) - 45 quilômetros de extensão;
Ciclofaixa de Lazer da Zona Norte - liga a Praça Heróis da F.E.B. à Estação do Metrô Parada Inglesa, permitindo acessar também o Parque da Juventude - 8 quilômetros de extensão (4 km em cada sentido); em outubro entrou em operação o prolongamento interligando a ciclofaixa à Ciclovia Braz Leme. O percurso é feito pela Avenida Santos Dumont e possui 500 metros de extensão nos dois sentidos.

Ciclofaixa de Lazer da Zona Leste - liga a Avenida Governador Carvalho Pinto ao o Parque Linear Engenheiro Werner Zulauf-Tiquatira - 14 km de extensão (7 km em cada sentido).

Ciclofaixa de Lazer Paulista-Centro - Ambos os sentidos da Avenida Paulista, ligando a Rua da Consolação à Praça Osvaldo Cruz. Esse trecho é interligado ao Centro da cidade através do eixo Vergueiro-Liberdade. Ao chegar à região central, o percurso passa por pontos turísticos históricos, como o Teatro Municipal, o Viaduto do Chá, o Mosteiro São Bento, as praças Dom José Gaspar, Franklin Roosevelt e da Luz, conectando-se ao Elevado Costa e Silva, totalizando 21,8 Km de extensão..

Ciclofaixa de Lazer Paulista-Ibirapuera - liga a Praça Osvaldo Cruz ao Parque do Ibirapuera pelo eixo Vergueiro-Domingos de Morais-Jabaquara-Indianópolis, com 19,2 Km.

Recomendações ao Público

  • Respeite a sinalização;
  • Por trata-se de uma ciclofaixa de lazer a ser utilizada pelo público em geral (adultos, crianças e idosos), não se destina à prática de atividades desportivas de ciclismo, devendo ser percorrida em velocidade compatível;
  • Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez;
  • É proibida a utilização da ciclofaixa por pedestres, patinadores e skatistas;
  • Motorista, não estacione em locais proibidos, frente a guias rebaixadas, em canteiros centrais, em fila dupla ou onde haja canalizações com cones e cavaletes;
  • Motorista, não embarque ou desembarque em fila dupla ou afastado da calçada;
  • Motorista, ao avistar a canalização de orientação na pista, reduza a velocidade dos veículos para maior segurança;
  • Caso não se dirija à região, busque utilizar vias alternativas, evitando passar nas imediações do evento;

Para informações de trânsito, ligue 1188 - fale com a CET. Atende 24 horas por dia para informações sobre trânsito, ocorrências, remoções, reclamações e sugestões.

Departamento de Imprensa - CET

Siga-nos:
@sptrans_
@cetsp_