Operação Especial de Trânsito e Transporte para o GP Brasil de F1 2012

A Secretaria Municipal de Transportes, através da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da São Paulo Transporte (SPTrans), preparou Operação Especial de Trânsito e Transporte para o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, que acontece nos dias 24 e 25 de novembro, no Autódromo de Interlagos José Carlos Pace.

A operação, considerada uma das melhores do mundo pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), vai possibilitar o acesso de 150 mil pessoas ao Autódromo de Interlagos, sendo 80 mil concentradas no domingo (25/11), dia da prova.

Metade desse público deve chegar em automóveis próprios; e o restante por meio de transporte coletivo (ônibus municipais, trens e ônibus fretados).

Área de acesso restrito - início sábado às 5h e término domingo às 21h


A OPERAÇÃO INTERLAGOS 2012

TRANSPORTE PÚBLICO

Para os usuários que forem assistir aos treinos e a corrida de Fórmula 1, a SPTrans oferece Linhas de Ônibus Especiais para facilitar o acesso ao Autódromo de Interlagos.

Os ônibus partirão de seis miniterminais: Shopping SP Market, Metrô Jabaquara, Shopping Interlagos, Aeroporto de Congonhas, Praça da República e Estação Trianon/Masp do Metrô direto para o Autódromo de Interlagos. As linhas são expressas, seguindo ao Autódromo sem paradas no percurso. No entorno do Autódromo, haverá quatro paradas programadas que atenderão os portões de acesso:

  • Avenida Interlagos X Avenida Antônio Barbosa da Silva Sandoval
  • Avenida Jangadeiro X Avenida Senador Teotônio Vilela
  • Avenida Jacinto Júlio X Avenida Rubens Montanaro de Borba
  • Avenida Jacinto Júlio X Avenida Feliciano Correia

A operação é coordenada e supervisionada por profissionais de fiscalização da SPTrans.

Essas linhas terão uma tarifa especial fixada em R$ 25,00 (ida e volta) ou R$ 15,00 (somente ida ou volta). O bilhete poderá ser adquirido em qualquer um dos pontos de embarque. Não haverá venda antecipada. A expectativa da SPTrans é de transportar cerca de 20 mil passageiros nos dois dias da Operação Especial.

Além dos ônibus acessíveis nas linhas expressas, a SPTrans oferece transporte gratuito às pessoas com deficiência. O serviço ATENDE, que opera com vans adaptadas para cadeiras de rodas, estará disponível nos seis mini-terminais e seguirá os mesmos horários e itinerários dos ônibus.

Horário de funcionamento:

A Operação Entrada - Pontos de embarque

A Operação Saída - Pontos de embarque


BOLSÕES PARA ÔNIBUS FRETADOS

Os estacionamentos para os ônibus fretados funcionarão nos dias de treino oficial e corrida nos seguintes locais:

  • Avenida José Carlos Pace e Avenida Mahatma Gandhi, com acesso somente pela Ponte do Socorro, Avenida Atlântica e Avenida Berta Waitman
  • Rua Quinto L. Colato e Rua Djalma Pessolato, com acessos pela Ponte Vitorino Goulart da Silva e Avenida Atlântica

TREM

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) contará com operação especial na Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), diminuindo os intervalos entre os trens.

A Estação Jurubatuba fica na Avenida das Nações Unidas nº 22.540, a aproximadamente 3,5 km do portão A do Autódromo. Nos dias do evento, a São Paulo Transporte S/A ativa neste local o Mini-Terminal Shopping SP Market com linha de ônibus expresso até os portões do Autódromo.

A estação Autódromo, na Rua Plínio Schmidt, está localizada a apenas 600 metros do setor G do Autódromo, cerca de nove minutos de caminhada. O caminho a ser percorrido pelos pedestres, da estação Autódromo até os portões de acessos, é o seguinte:

  • Sair da estação Autódromo, na Rua Plínio Schmidt, seguir pela direita até a Praça Automóvel Club Paulista, virar à esquerda na Avenida Feliciano Correia e seguir em frente até o fim e estará no portão G;
  • Para os demais portões, os pedestres deverão seguir à esquerda pela Avenida Jacinto Julio.

BOLSÕES PARA TÁXI

O Departamento de Transportes Públicos (DTP) credenciou 3.500 táxis para prestar atendimento na região do Autódromo. Os taxistas receberam credencial contendo o número do protocolo de cadastramento para fixação no pára-brisa do veículo, permitindo a identificação pelo usuário.

Este ano, os táxis podem ser encontrados em nove áreas de embarque, devidamente identificadas e sinalizadas para facilitar a localização dos motoristas e passageiros. Veja abaixo os endereços:

  • Bolsão A: Avenida Antônio Barbosa da Silva Sandoval, entre a Avenida do Rio Bonito e a Rua Antônio da Costa Dias
  • Bolsão B: Avenida Interlagos, entre a Praça Moscou e a Praça Batista Botelho
  • Bolsão C: Avenida Interlagos, entre a Praça Enzo Ferrari e a Avenida Antonio Barbosa da Silva Sandoval
  • Bolsão D: Avenida Rubens Montanaro de Borba, entre a Avenida do Jangadeiro e a Rua Juan Gonzáles Vila
  • Armazenamento E (para todas as categorias): Avenida Engenheiro Eusébio Stevaux, entre a Avenida Interlagos e a Rua Arnaldo Magnicaro
  • Bolsão F: Avenida Senador Teotônio Vilela, entre a Avenida Jangadeiro e a Rua Jundiazinho
  • Bolsão G: Rua Celso Lara Barberis, entre a Avenida Jacinto Júlio e a Rua Arthur Nascimento Júnior
  • Bolsão H: Rua Jaquirana, entre as avenidas Interlagos e Senador Teotônio Vilela

CENTRAL DE OPERAÇÕES

Durante o final de semana do Grande Prêmio, o monitoramento do trânsito da cidade será feito a partir da Central de Operações montada junto ao Autódromo, na Praça Enzo Ferrari. A região também contará com 6 bases operacionais e 8 Postos Avançados de Campo.

OPERAÇÃO DE TRÂNSITO

Durante a Operação Interlagos 2012, a CET contará com 6 Bases Operacionais, assim localizadas:

  • Central de Gerenciamento, Praça Enzo Ferrari (em frente ao Portão A do Autódromo de Interlagos)
  • Avenida Nações Unidas, próximo à Avenida Interlagos
  • Rua Mahatma Gandhi, próximo à Avenida Interlagos
  • Avenida Rubens Montanaro de Borba, próximo à Rua Maria Adelina de França Whitaker
  • Praça Nicolau Aranha Pacheco
  • Avenida Ucrânia, próxima à Praça Natividade Simões de França

Para oferecer um bom nível de fluidez e segurança de trânsito será ativado o esquema operacional de reforço na área de influência do Autódromo de Interlagos na próxima segunda-feira (19/11), com atividades básicas de operação manual de semáforos, canalizações de tráfego, orientação aos motoristas e fiscalização.

Início da Operação - entrada sábado e domingo


SÁBADO - 24/11

OPERAÇÃO ENTRADA

A partir das 5h00 serão montados bloqueios fixos na Avenida Interlagos, entre a Avenida das Nações Unidas e a Praça Moscou, com o objetivo de isolar totalmente as vias de chegada e saída da Avenida Interlagos. O acesso dos moradores com residência ao longo das ruas à direita da Avenida Interlagos (sentido Bairro) deverá ser feito pela Avenida Atlântica e Avenida do Rio Bonito. Já os moradores com residências ao longo das ruas à esquerda da Avenida Interlagos e lado direito da Avenida do Jangadeiro (lado oposto ao Autódromo) deverão utilizar a Rua Miguel Yunes e a Ponte Vitorino Goulart da Silva.

A Avenida Interlagos, no trecho entre a Avenida João Paulo da Silva e a Praça Moscou, terá sentido único de circulação em direção ao bairro. Assim, os ônibus das linhas que servem a região com destino ao Centro serão desviados no cruzamento da Avenida Senador Teotônio Vilela com a Rua Padre José Garzotti, seguindo pela Rua Juan Gonzales Vila, Rua Mangaratiba, Rua Suape, Avenida Jacinto Julio até a Avenida João Paulo da Silva, retornando para a Avenida Interlagos.

A SPTrans estará implementando itinerário especial para o atendimento da Avenida Rio Bonito. Esses ônibus acessarão pela faixa da direita da Avenida Atlântica a Praça Nicolau Aranha Pacheco seguindo pela Avenida Inácio Cunha Leme, Avenida Antonio Barbosa da Silva Sandoval e Avenida do Rio Bonito, retornando ao itinerário normal.

Também será implantada mão única de direção na Avenida do Jangadeiro, Avenida Jacinto Júlio, Rua Manoel de Teffé e Avenida João Paulo da Silva, no sentido Centro.

A Avenida Senador Teotônio Vilela, entre a Avenida do Jangadeiro e Avenida Interlagos, será bloqueada ao trânsito devido à grande quantidade de pedestres que circula pelo local.

A Ponte Vitorino Goulart da Silva terá sentido duplo de circulação para o acesso dos bairros Cidade Dutra e Grajaú, e os Portões Z, S, V, G, 9, N, F, E, H do Autódromo.

O acesso de veículos aos Portões 7 e 8 do Autódromo será feito pela faixa adicional do contra fluxo da Avenida Interlagos, ou seja, pela pista Bairro/Centro, com acesso junto à Avenida João Paulo da Silva e Avenida Rio Bonito.

OPERAÇÃO SAÍDA

As áreas de bloqueio permanecerão ativadas. As Pontes Jurubatuba e Vitorino Goulart da Silva e a Rua Miguel Yunes serão operacionalizadas com sentido duplo de circulação.

A Avenida Jacinto Júlio, Rua Manoel de Teffé e Avenida João Paulo da Silva manterão o sentido único também em direção ao Centro.

DOMINGO - 25/11

OPERAÇÃO ENTRADA

A partir da 00h00, a Avenida Interlagos (entre a Rua João Paulo da Silva e a Praça Batista Botelho) terá sentido único de circulação em direção ao bairro. A pista da Avenida Interlagos, junto ao Autódromo, no trecho entre a Avenida Senador Teotônio Vilela e a Rua Adib Casseb, será dividida com cones e cavaletes, em três faixas assim destinadas:

  • Faixa n.º 1 (junto ao passeio): destinada a aumentar a segurança e capacidade de circulação de pedestres;
  • Faixa n.º 2 (central): destinada ao atendimento de eventuais emergências (SOS);
  • Faixa n.º 3 (junto ao canteiro central da avenida): destinada à circulação de veículos com credenciais para entrada nos Portões 7 e 8 do Autódromo.

Na mesma pista da Avenida Interlagos, no trecho entre a Rua Adib Casseb e a Avenida João Paulo da Silva, também será dividida da seguinte maneira:

  • Faixas n.º 1 e 2 (junto ao passeio e central): destinada ao atendimento de eventuais emergências (SOS);
  • Faixa n.º 3 (junto ao canteiro central da avenida): destinada à circulação de veículos com credenciais para entrada no Portão 7/8 do Autódromo.

A circulação na Avenida Interlagos, sentido centro, no trecho entre Avenida João Paulo da Silva e a Avenida das Nações Unidas, permanecerá inalterada.

A Avenida Senador Teotônio Vilela, entre a Avenida do Jangadeiro e a Avenida Interlagos, estará bloqueada ao trânsito devido à grande quantidade de pedestres que circula pelo local.

A Ponte Vitorino Goulart da Silva permanecerá com sentido duplo de circulação.

Os veículos provenientes da Avenida Senador Teotônio Vilela, com destino ao centro, poderão utilizar:

  • Avenida Atlântica e Ponte do Socorro.
  • Avenida Presidente João Goulart, Avenida Lourenço Cabreira, Avenida Gregório Bezerra, Avenida Jair Ribeiro da Silva, Ponte Vitorino Goulart da Silva.
  • Avenida Aurélio Lopes Takano, Rua Pedro Roschel Gottzfritz, Praça João Beiçola da Silva, Avenida Lourenço Cabreira, Avenida Gregório Bezerra, Avenida Jair Ribeiro da Silva e Ponte Vitorino Goulart da Silva.

OPERAÇÃO SAÍDA

  • Para a operação saída, logo após o início da corrida, será implantado sentido único de direção para o Centro na:
  • Avenida Interlagos, entre a Avenida do Jangadeiro e a Avenida das Nações Unidas;
  • Avenida das Nações Unidas, entre a Avenida Interlagos e a Ponte Transamérica.

Para os veículos que se dirigem para a região de Interlagos, os acessos se darão através da:

  • Ponte João Dias, Marginal Pinheiros adentrando na Avenida Guido Caloi, Guarapiranga e Avenida Atlântica;
  • Avenida Washington Luis, Ponte do Socorro e Avenida Atlântica;
  • Avenida Nossa Senhora do Sabará, Rua Miguel Yunes, Ponte Vitorino Goulart, Avenida Jair Ribeiro da Silva, Avenida Lourenço Cabreira e Avenida Presidente João Goulart.
  • Para garantir a segurança dos pedestres, após o terminado o evento, os veículos serão retidos por cerca de 40 minutos, de modo a eliminar o conflito entre veículos e pedestres do desejo de saída do autódromo.

Áreas de Estacionamento para Veículos de Passeio

Nas proximidades do Autódromo foram destinadas duas áreas para estacionamento de veículos de passeio, todas devidamente identificadas para facilitar a localização por parte dos motoristas. A CET reservou duas áreas para estacionamento de carros, com capacidade para cerca de 27 mil veículos, funcionando sábado e domingo (24 e 25/11):

  1. Área para estacionamento na região entre a Avenida Atlântica e a Avenida Interlagos: com capacidade para 9 mil veículos, tem acesso somente pela Ponte do Socorro e Avenida Atlântica
  2. Área para estacionamento na região entre a Avenida Jair Ribeiro da Silva e a Avenida Interlagos: com capacidade para 16 mil veículos, tem acesso pela Rua Miguel Yunes, Ponte Vitorino Goulart da Silva, Avenida Jair Ribeiro da Silva.

Mapa da área de estacionamento de veículos de passeio

Apesar de o estacionamento estar liberado nessas áreas, as regras gerais de trânsito devem ser estritamente respeitadas (não estacionar próximo às esquinas, defronte a guias rebaixadas ou em locais proibidos), evitando transtornos ao fluxo de passagem e aos moradores da região, bem como multas.

Estacionamentos em Shoppings com linha circular expressa de ônibus com destino ao Autódromo, funcionando sábado e domingo (24 e 25/11).

Shopping SP Market, localizado na Avenida das Nações Unidas n° 22.540, com capacidade para 3.500 veículos;
Shopping Interlagos, localizado na Av. Interlagos n° 2.225, com capacidade para 2.500 veículos;

Deficientes Físicos deverão estacionar seus veículos nos mini-terminais recomendados, onde a São Paulo Transporte S/A disponibilizará serviço especial de transporte, através do sistema “Atende”, para o Autódromo a partir das 6h00 no sábado e domingo (24 e 25/11).

Cadastramento de moradores

Ainda é possível aos moradores do entorno do autódromo realizarem o cadastramento de trânsito livre para o veículo. Para obter o adesivo, o morador deve comparecer ao posto da CET - localizado na Praça Enzo Ferrari (em frente ao portão A do autódromo) - munido de Cédula de Identidade (RG), comprovante de residência de 2012 (conta de água, luz ou telefone) e documento original do veículo a ser cadastrado. O atendimento será realizado até sexta-feira (23/11), nos seguintes horários:

  • Sexta-feira (30/11), das 10h00 às 16h00
  • Quarta-feira (21/11), das 13h00 às 20h00
  • Quinta-feira (22/11) e Sexta-feira (23/11) das 10h00 ás 20h00

O adesivo de "Autorização de Acesso" - que identifica os veículos daqueles que residem no entorno do Autódromo e terão acesso à zona restrita - é confeccionado em material de segurança que impede que ele seja transferido para outro veículo, já que ele se rasga ao ser retirado do vidro.

Recomendações ao público

  • Respeite a sinalização;
  • Procure conhecer antes o melhor itinerário para o Autódromo;
  • Dê preferência ao uso de transporte público (Metrô, Ônibus e Táxi), pois a oferta de vagas de estacionamento na via pública é limitada;
  • Atente que, na saída da corrida, haverá alteração de circulação nos grandes corredores;
  • Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
  • Não estacione em locais proibidos, frente a guias rebaixadas, em canteiros centrais, em fila dupla ou onde haja canalizações com cones e cavaletes;
  • Não embarque ou desembarque em fila dupla ou afastado da calçada;
  • Ao avistar a canalização de orientação na pista, reduza a velocidade dos veículos para maior segurança;
  • Permanecer nos locais reservados de estacionamento se o trânsito estiver crítico;
  • Não existirão vagas de estacionamento em frente ao Autódromo;
  • Em caso de acidente sem vítima, desobstruir a pista ou sinalizá-la convenientemente até a chegada da CET ou da Polícia Militar;
  • Lembre-se: para garantir a segurança dos pedestres, após o terminado o evento, os veículos serão retidos por cerca de 40 minutos,
  • Caso não se dirija à região, busque utilizar vias alternativas, evitando passar nas imediações do evento.

Os usuários do sistema viário poderão obter informações sobre a situação do trânsito pelo site www.cetsp.com.br, com atualização a cada 30 minutos; ou pelo telefone 1188 – Fale com a CET. Atende 24 horas por dia para informações sobre trânsito, ocorrências, remoções, reclamações e sugestões.

Departamento de Imprensa - CET

Siga-nos:
@sptrans_
@cetsp_