Ciclofaixa de Lazer da Av. Paulista chegará ao Ibirapuera neste domingo

Interligação terá 19,2 Km e, com este novo trecho, infra-estrutura ciclística paulistana atingirá 230,2 Km, dos quais 108,5 Km só de Ciclofaixas de Lazer

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) inaugura neste domingo, 11, a interligação da Ciclofaixa Operacional de Lazer da Avenida Paulista à Ciclofaixa das zonas Oeste/Sul (a mais antiga em operação), chegando à região do Parque do Ibirapuera. A conexão das duas ciclofaixas será feita num novo trecho de 19,2 Km. O horário de utilização será o mesmo das outras ciclofaixas, das 07h às 16h, sempre aos domingos e feriados nacionais. Esta iniciativa conta com o patrocínio do Grupo Bradesco Seguros.

 

O itinerário ilustrado acima compreende esses novos 19,2 km. O detalhamento das ruas:

  • Rua Vergueiro – desde a Rua Corrêa Dias até a Av. Prof. Noé de Azevedo. Ocupa uma faixa por sentido junto ao canteiro central em todo o trecho, exceto entre Rua Machado de Assis e Rua Baltazar Lisboa, onde ocupa as duas faixas junto ao canteiro central da pista Centro/Bairro;
  • Av. Noé de Azevedo – desde a Rua Baltazar Lisboa até a Rua Domingos de Morais. Ocupa uma faixa por sentido junto ao canteiro central em todo o trecho;
  • Rua Domingos de Morais - desde a Avenida Prof. Noé de Azevedo até a Avenida Jabaquara. Ocupa uma faixa por sentido no junto ao canteiro central em todo o trecho, exceto no cruzamento entre Rua Sena Madureira e Rua Monsenhor Manuel Vicente e no trecho entre Av. Indianópolis e Av. Itacira onde ocupa as duas faixas junto ao canteiro central da pista Bairro/Centro;
  • Av. Indianópolis – desde a Avenida Jabaquara até a Alameda Iraé. Ocupa uma faixa por sentido no junto ao canteiro central em todo o trecho;
  • Parque das Bicicletas – ciclofaixa chega ao portão principal do Parque, onde se conecta com a ciclofaixa Sul/Oeste.

Pontos turísticos

Com a Ciclofaixa em operação, os usuários poderão acessar pontos de interesse turístico e cultural situados nessa região por bicicletas. Lembramos que nessa região estão situadas as estações de metrô Paraíso, Ana Rosa, Vila Mariana, Santa Cruz, Praça da Árvore, Saúde e São Judas. Dentre os pontos turísticos que podem ser visitados, estão as seguintes atrações:

  • Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo
  • Colégio Etapa
  • Terminais intermodal de ônibus e metro (Sta Cruz, Vila Mariana e Ana Rosa)
  • Museu Lasar Segall
  • Biblioteca Infantil Viriato Correia Casa Modernista
  • Shopping Metrô Santa Cruz
  • Faculdades (Método de São Paulo, FMU, Paulistana, e Estácio)
  • Paróquia de São Judas Tadeu
  • Esporte Clube Sírio
  • Clube Helvetia
  • Parque das Bicicletas

Bloqueios e Desvios

Para ativação da Ciclofaixa, será necessário bloquear algumas faixas de pedestres e cruzamentos, a saber:

Faixas de pedestres bloqueadas: Rua Vergueiro x Rua Tamoio, Avenida Jabaquara x Rua Pirituba (Praça da Árvore), Avenida Jabaquara entre Rua Mariano Fagundes e Rua Fagundes Dias, Avenida Jabaquara x Rua Apotribu, Avenida Indianópolis entre Alameda dos Sorimãs e Alameda dos Quinimuras e Av. Indianópolis x Al. dos Indígenas (Junto ao Clube Sírio Libanês).

Cruzamentos bloqueados e desvios propostos: Bloqueio da Avenida Indianópolis x Alameda dos Ubiatans com desvio proposto pela Avenida Irerê, Alameda dos Tupinás e Avenida Indianópolis.

Bloqueio da Avenida Indianópolis x Alameda dos Guaramomis (conversão à esquerda), com desvio proposto pela Avenida Indianópolis (B/C), Alameda Canuri, Avenida Itacira e Av. Rubem Berta (pista local).

Bloqueio da Avenida Indianópolis x Alameda dos Jurupis, com desvio proposto pela Alameda dos Jurupis, Avenida Chibarás, Alameda dos Nhambiquaras e Av. Indianópolis.

Rotas Alternativas

No sentido Centro no eixo da Av. Jabaquara/Rua Domingos de Morais, a opção de rota alternativa imediata está paralela a esse eixo. Trata-se da Rua Afonso Celso desde a Rua Correia Lemos até a Rua Domingos de Morais.

No sentido Bairro no eixo Rua Vergueiro/Av. Jabaquara, a opção de rota alternativa imediata está paralela a esse eixo: Rua Domingos de Morais desde a Rua Estela até Rua Madre Cabrini e ruas Coronel Lisboa/1º de Janeiro/Av. Sen. Casimiro da Rocha desde a Rua Sena Madureira até Avenida José Maria Whitaker.

Como rotas alternativas mais distantes, sugere-se a utilização da Avenida Rubem Berta/Av. José Maria Whitaker/Alameda dos Tupinás pelo sentido Bairro e Av. Dr. Abraão Morais/Av. Dr. Ricardo Jafet pelo sentido Centro.

A operação desta ciclofaixa não interfere no sistema de transporte coletivo.

Recursos humanos

O funcionamento da nova ciclofaixa será acompanhado pela equipe operacional da CET. Serão utilizados três apoios operacionais, 92 monitores de travessia contratados pelo patrocinador, dois supervisores de campo e 48 agentes de trânsito, distribuídos em dois turnos.

Malha Cicloviária Paulistana

A atual malha cicloviária da cidade de São Paulo possui 211 quilômetros de extensão. Com esses novos 19,2 Km que estão sendo acrescidos à infra-estrutura, a malha alcançará 230,2 Km, sendo caracterizada pela presença de diferentes tipologias voltadas para o trânsito seguro de bicicletas, como ciclovias, ciclofaixas operacionais de lazer, ciclofaixa definitiva e rotas de bicicletas. Só de ciclofaixas de lazer serão 108,5 Km, distribuídos da seguinte forma:

Zona Oeste - 45 Km ligando os parques das Bicicletas, do Ibirapuera, do Povo, Villa-Lobos, Avenida Chedid Jafet, Rua Funchal, Avenida Eng. Luís Carlos Berrini e Avenida Jornalista Roberto Marinho (até o futuro Parque Clube do Chuvisco).

Zona Norte - a Ciclofaixa de Lazer da ZN possui 8,5 km de extensão. O maior trecho, com 8 km de extensão (4 km por sentido), liga a Praça Heróis da FEB até a estação Parada Inglesa do Metrô. No feriado de 12/10, entrou em operação o prolongamento interligando a ciclofaixa à Ciclovia Braz Leme. O percurso é feito pela Av. Santos Dumont e possui 500 metros de extensão nos dois sentidos.

Zona Leste - a Ciclofaixa de Lazer da Zona Leste, inaugurada em 25 de março deste ano, funciona com 14 km de extensão (7 km em cada sentido). Ela foi implantada ao longo da Avenida Gov. Carvalho Pinto onde está situado o Parque Linear Engenheiro Werner Zuluaf-Tiquatira, passando também pelas avenidas Dom Hélder Câmara e Calim Eid.

Paulista-Centro - Atualmente, o circuito completo Paulista – Centro totaliza 21,8 Km de extensão. Na Avenida Paulista, a ciclofaixa é operada em toda a avenida, em ambos os sentidos, ligando a Rua da Consolação à Praça Osvaldo Cruz. Esse trecho é interligado ao Centro da cidade através do eixo Vergueiro-Liberdade. Ao chegar à região central, o percurso passa por pontos turísticos históricos, como o Teatro Municipal, o Viaduto do Chá, o Mosteiro São Bento, as praças Dom José Gaspar, Franklin Roosevelt e da Luz, conectando-se ao Elevado Costa e Silva. Agora, a partir de 11 de novembro, a ciclofaixa da Av. Paulista recebe um novo prolongamento, interligando-se com a região do Ibirapuera pelo eixo Vergueiro-Domingos de Morais-Jabaquara-Indianópolis. O novo trecho tem 19,2 Km.

Departamento de Imprensa - CET

Siga-nos:
@cetsp_