SPTrans prepara operação especial para Carnaval 2018

Serão 380 funcionários por dia à disposição dos usuários do sistema. Para permitir a realização da festa, haverá desvios de itinerários em pelo menos 600 linhas. As iniciativas fazem parte do conjunto de medidas tomadas para tornar a festa mais divertida aos foliões, e garantir transporte público para toda a população.

A SPTrans preparou um esquema especial de transporte público para o Carnaval 2018, entre os dias 9 e 13 de fevereiro, incluindo os desfiles das escolas de samba no Sambódromo do Anhembi e dos blocos carnavalescos distribuídos em todas as regiões de São Paulo. Aproximadamente 600 linhas serão desviadas temporariamente em virtude dos bloqueios de vias ao longo dos cinco dias de folia. As alterações já estão sendo divulgadas no site da SPTrans (www.sptrans.com.br).

Agentes de campo da SPTrans estarão atuando em pontos estratégicos da cidade como Faria Lima, 23 de Maio, Ibirapuera, Centro, Bixiga e Anhembi, fiscalizando a operação dos ônibus, orientando os usuários e indicando o local em que é possível embarcar nos ônibus. Em cada dia serão 380 funcionários nas ruas empenhados em ajudar quem precise de orientação, e trabalhando para garantir a circulação dos coletivos.

Haverá alterações em vários pontos de ônibus que estiverem nas áreas interditadas para passagem dos blocos. Nas regiões de maior concentração de blocos os pontos desativados estarão identificados com adesivos. Em cada um deles haverá uma lista dos locais em que funcionários da SPTrans darão informações aos passageiros sobre onde pegar seu ônibus. Os funcionários estarão identificados com coletes e portando cartazes em que será possível ler a frase “Posso Ajudar?”. As equipes estarão nas regiões da Augusta, Bixiga, Butantã, Centro, Consolação, Ibirapuera, Pinheiros/Largo da Batata, Vila Madalena, Vila Mariana e Av. 23 de Maio.

A operação da frota será diferenciada durante o feriado. Na segunda-feira (12/2), os ônibus vão operar com frota correspondente a um sábado; na terça-feira, (13/2) o sistema municipal de transportes irá operar como nos domingos. Assim, na segunda os ônibus vão operar com frota de 70% da frota, correspondente à frota disponível para um sábado, enquanto que, na terça, o sistema irá operar com 50% da frota, como ocorre nos domingos.

O Noturno, rede de ônibus da Madrugada, vai operar da meia-noite até as 4h. São 150 linhas com partidas programadas. Para mais informações sobre o Noturno basta acessar o link: http://www.sptrans.com.br/noturno/

Sambódromo do Anhembi

O atendimento para o Sambódromo será reforçado com a ativação de duas linhas com trajeto até as estações Portuguesa-Tietê (Linha 1 Azul) e Palmeiras-Barra Funda (Linha 3 Vermelha) do Metrô, fazendo, assim, a ligação direta entre o sistema de metrô, os dois principais terminais rodoviários da cidade e o Anhembi.

O Atende, serviço de atendimento com vans adaptadas para pessoas com deficiência física severa, transportará grávidas, idosos, pessoas com IMC acima de 40 e pessoas com mobilidade reduzida. As vans sairão das estações do Metrô Tietê e Barra Funda; do Posto da CET, da Avenida Olavo Fontoura, e do Pavilhão do Anhembi, em direção ao Sambódromo.

Nesta sexta-feira, dia 9, primeiro dia de desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial do carnaval paulistano, serão 20 vans deslocando os foliões, mesmo número de vans programado para sábado, dia 10. No domingo, dia 11, serão 17 veículos no atendimento aos usuários com necessidades especiais, bem como na segunda-feira.

A operação está prevista para funcionar sempre das 19h30 até o término dos embarques e desembarques dos usuários.

Postos de atendimento

Os postos de atendimento da SPTrans vão funcionar com algumas mudanças este ano. O posto de atendimento a estudantes na Rua Boa Vista ficará fechado a partir de sábado e retomará o funcionamento na quarta-feira, a partir das 8h. O posto central da SPTrans na Rua XV de Novembro, no Centro, irá funcionar normalmente na segunda-feira, dia 12, inclusive para estudantes, e volta a fechar na terça-feira, dia 13.

Os postos da SPTrans nas Prefeituras Regionais vão abrir ao meio-dia de quarta-feira, dia 14. Os demais postos voltam a funcionar normalmente na quarta-feira.

Divulgação e Prestação de Serviço

Um hotsite específico foi criado para divulgar as ações de operação de trânsito e transporte durante o Carnaval, inclusive os desfiles de blocos nas semanas pré e pós-feriado. Informações da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, da SPTrans, do DTP e da CET estão sendo publicadas diariamente no portal para informar os usuários sobre desvios e interdições. As notícias estão disponíveis no endereço www.sptrans.com.br/carnaval.

Foram produzidos 458 modelos diferentes do Jornal do Ônibus especial, com tiragem total de 8 mil jornais distribuídos nos veículos cujas linhas serão desviadas. Também foram afixados 1.150 adesivos informativos em pontos de ônibus, orientando os passageiros sobre pontos desativados e locais estratégicos onde consultar funcionários da SPTrans.

As redes sociais da SPTrans também foram utilizadas para informar desvios, dicas de cidadania e incentivo ao uso do transporte público nos dias de folia.

Assessoria de Imprensa - SPTrans