6ª Reunião do Conselho Municipal deTransporte e Trânsito

Várias sugestões foram apresentadas pela Rede, que destaca a necessidade de priorizar transporte público e pedestres

 


Tatto, Broinizi e Denise assistem explanação de participante

O Conselho Municipal de Transporte e Trânsito (CMTT) se reuniu nesta quarta-feira, 26 de março, para assistir à contribuição para o Plano de Mobilidade Urbana da Cidade preparada pela Rede Nossa São Paulo. A abertura deste 6º encontro foi feita pelo presidente do Conselho, o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, e a tônica do debate foi a Mobilidade Urbana voltada para a importância de ações que priorizem o transporte público coletivo e o pedestre, como destacou o expositor Horário Figueira, do Grupo de Trabalho Mobilidade Urbana da Rede Nossa São Paulo.  

Bronizi defende Plano de Mobilidade Sustentável e integrado

Sempre destacando a prioridade ao transporte com números de viagens, usuários, tempo de deslocamento, entre outras informações, representantes da Rede ressaltaram ser preciso haver mudança de cultura, de mentalidade, vencer resistências setorizadas e interesses imediatistas e corporativistas e investir na mobilidade e circulação com segurança 24 horas. Já o coordenador executivo da Rede, Mauríco Broinizi Pereira, destacou que a criação de um conselho de transporte e de um Plano de Mobilidade Sustentável eram antigas reivindicações da entidade e que, para a Rede, não faz sentido discutir a cidade sem que haja uma integração em todos os aspectos.

Em suas considerações, o secretário Jilmar Tatto destacou que não é contra o transporte individual, mas a Secretaria sempre buscará soluções prioritariamente para o transporte coletivo e o Laboratório de Tecnologia para Mobilidade Urbana é uma iniciativa inédita para avançar nesta direção, a partir do incentivo à criação de aplicativos para transporte público e trânsito com o objetivo de melhorar a qualidade de deslocamento da população paulistana.  

Integrantes da mesa ouvem sugestões

 Questionado também sobre a possibilidade de expandir o uso de mais faixas exclusivas pelos táxis, o secretário enfatizou que observações feitas até o momento mostram que é possível o uso das faixas já liberadas, assim como o uso dos corredores por esses veículos só nos períodos entrepicos. Tatto ressaltou, contudo, que nada mudará antes de 14 de abril, quando as medidas entram em vigor oficialmente.

Presente ao encontro, a secretária municipal de Política para as Mulheres, Denise Dau, destacou que neste mês de março houve um número expressivo de mulheres que fizeram denúncia de assédio sexual no transporte público . Por este motivo, ela acha importante traçar junto com a Secretaria de Transportes ações para coibir tal comportamento.

A 6ªreunião do Conselho contou ainda com a participação de representantes de sindicatos, entidades representativas de táxis, do segmento de fretados e de pessoas da sociedade civil que expuseram suas opiniões sobre a operação de linhas de ônibus. Também houve questionamentos variados sobre temas como a possibilidade de liberação de mais faixas exclusivas para os táxis, liberações para o serviço de fretamento e espaço para os ciclistas, entre outros. Embora com opiniões divergentes todos disseram que a reunião do Conselho é importante, pois criou um espaço em que democraticamente todos os segmentos têm oportunidade para se expressar e contribuir com a busca de soluções eficientes para o trânsito e o transporte público da cidade.
A apresentação dos participantes na íntegra está disponível no site da Rede Nossa São Paulo: http://www.nossasaopaulo.org.br/noticias/rede-nossa-sao-paulo-apresenta-sugestoes-para-plano-de-mobilidade-urbana-da-cidade

Assessoria de Imprensa da SMT

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