Operação Dá Licença para o Ônibus - CET e SPTrans implantam faixa exclusiva de ônibus na Avenida Sapopemba

A exclusividade dos ônibus na faixa da Avenida Sapopemba valerá de segunda a sexta, das 06h00 às 9h00 no sentido Centro e das 17h00 às 20h00, no sentido Bairro

Mapa da Região

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) vão implantar faixas exclusivas para ônibus à direita em ambos os sentidos da Avenida Sapopemba, a partir de segunda-feira 29/07. Ela funcionará de segunda a sexta-feira das 6h00 às 9h00 no sentido Centro e das 17h00 às 20h00, no sentido Bairro.

No sentido Centro, a faixa será implantada entre a Avenida dos Sertanistas e a Praça Felisberto Fernandes da Silva. Já no sentido Bairro, ela funcionará em dois trechos: entre a Avenida Satélite e a Rua Veloso de Espinha e também entre as ruas Cândido Xavier e 220 metros após a Rua Cinira Polônio, conforme croqui anexo. A extensão nova faixa no eixo da Av. Sapopemba é de 4,6 km.

Para a implantação do projeto, serão instaladas 250 placas de sinalização vertical de regulamentação e advertência e 4.860 m² de sinalização horizontal. Além disso, três novos cruzamentos semaforizados serão implantados:

  • Av. Sapopemba com a Rua Cândido Xavier;
  • Av. Sapopemba com a Rua Carmem Tortola;
  • Av. dos Sertanistas com a Rua Vicente Costa Nogueiras.


A ativação da faixa está inserida na Operação Dá Licença para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

Pela Avenida Sapopemba circulam 23 linhas de ônibus, transportando aproximadamente 179,8 mil passageiros em um dia útil.

Vale lembrar que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.


Recomendações ao público

  • Respeite a sinalização;
  • Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
  • Em caso de dúvidas, ligue 1188 – atende 24 horas com chamada gratuita.


A Engenharia de Campo da CET e da SPTrans vão monitorar e orientar o tráfego na região, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança de pedestres e motoristas.

Departamento de Imprensa - CET