Projeto Frente Segura - CET implanta mais dois bolsões de espera para motos e bicicletas na Avenida Rebouças

As áreas exclusivas de espera para motos e bicicletas na via estão sendo sinalizadas na altura do Hospital das Clínicas, no sentido centro, e da Rua Estados Unidos, em direção ao Bairro. Medida visa tornar espera pela abertura do semáforo mais segura para os condutores dos veículos sobre duas rodas

Para melhorar a segurança de motociclistas e ciclistas, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) está ampliando as áreas exclusivas de espera para motos e bicicletas na cidade. Nesta semana, duas novas áreas de acomodação para os veículos sobre duas rodas pararem para aguardar a abertura do semáforo estão sendo sinalizadas na Avenida Rebouças. Esta iniciativa faz parte do Projeto Operação Frente Segura, lançado no final de abril pela CET.

Os dois novos bolsões estão sendo criados nesta semana na Avenida Rebouças, sentido Centro, na altura do número 353 (próximo ao Hospital das Clínicas) e no sentido Bairro, próximo à Rua Estados Unidos. Eles medem 5 metros de comprimento cada e não interferem na circulação do transporte coletivo no corredor exclusivo, que portanto terá a faixa destinada à circulação dos ônibus preservada.

Nas próximas semanas a CET também irá implantar novos bolsões em cruzamentos da cidade. Todos eles terão 5 metros de comprimento. Os locais:

  • Rua Conselheiro Crispiniano com a Avenida São João, um Box no sentido bairro
  • Avenidas Rio Branco com a Avenida Ipiranga, sendo três boxes no total. Dois deles estão sendo implantados na Avenida Ipiranga (em direção ao Centro) e um na Rio Branco, sentido Paissandu;
  • Rua Colômbia com a Avenida Brasil, sendo quatro boxes no total. Destes dois serão implantados na Av. Brasil, nos dois sentidos da via, e dois na Rua Colômbia, também nos dois sentidos.

Além da sinalização de solo característica (pictogramas de bicicleta e motocicleta pintados no asfalto), a caixa de acomodação – que está situada entre a faixa de pedestres e os automóveis parados no vermelho do semáforo veicular - tem sua sinalização reforçada com placa educativa, evidenciando que ali é um espaço para a espera de motos e bicicletas.

Histórico

A CET já implantou outras nove caixas de acomodação na cidade nos seguintes locais:

  • Viaduto do Chá, no cruzamento com a Rua Xavier de Toledo, no final do mês de abril. Foi o primeiro projeto implantado do Frente Segura;
  • Av. Rebouças, junto à Rua Estados Unidos – sinalizado em 6 de maio;
  • Teodoro Sampaio com Henrique Schaumann – foi o terceiro box implantado no mês de maio;
  • Dois pontos na Rua Líbero Badaró, na região central da cidade, próximo ao Viaduto do Chá e próximo à travessia da Praça do Patriarca;

Av. Rebouças nas interseções com as avenidas Henrique Schaumann e Brasil, são, ao todo, quatro bolsões sinalizados nas quatro aproximações deste macro cruzamento, sendo dois na Av. Rebouças (um em cada sentido), um na Av. Henrique Schaumann (sentido Ibirapuera) e um na Av. Brasil, no sentido Pinheiros.

Atenção aos vulneráveis

Os pedestres, ciclistas e os motociclistas são os agentes de trânsito mais vulneráveis a acidentes quando o assunto é Segurança Viária. Em 2012, das 1.231 pessoas que perderam a vida vítimas de ocorrências fatais no sistema viário, 540 (43,8%) eram pedestres, 438 (35,5%) conduziam motocicleta e 52 (4,2%) estavam pedalando.

Gráfico:
Mortes no trânsito de São Paulo Capital



Critérios para definição dos locais

Os locais para implantação do Projeto Frente Segura são escolhidos, basicamente, em função de dois critérios. Volume considerável de motocicletas e bicicletas que passam pelas vias e conflito veicular, incluindo-se aí o critério da Segurança Viária (ou seja, local com maior número de acidentes envolvendo veículos sobre duas rodas, os mais vulneráveis, nos anos de 2011 e 2012).

A iniciativa do Frente Segura tem como objetivos proporcionar maior segurança para as motocicletas e ciclistas, diminuindo o conflito com autos no momento da largada no verde do semáforo;aumentar o respeito das motos à linha de retenção e à faixa de travessia; dar maior visibilidade às motos junto às travessias de pedestres; diminuir o número de acidentes envolvendo motos, ciclistas e pedestres no cruzamento.

Departamento de Imprensa - CET