Operação Dá Licença para o Ônibus – Lapa e Vila Prudente ganham novas faixas exclusivas à direita a partir de segunda-feira, 22/07

Ruas Brigadeiro Gavião Peixoto e Ibitirama receberão, respectivamente, 500 e 300 metros de faixa exclusiva à direita, que funcionará de segunda a sexta-feira em horários distintos

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) vão implantar, a partir de segunda-feira (22/07), faixa exclusiva à direita para ônibus nas ruas Brigadeiro Gavião Peixoto, na Lapa (zona oeste), e Ibitirama, na Vila Prudente (zona leste). A ativação está inserida na Operação Dá Licença para o Ônibus, que visa priorizar o transporte coletivo, buscando a redução dos tempos de viagem bem como maior conforto aos usuários do transporte público.

Na Lapa

Na Rua Brigadeiro Gavião Peixoto, na Lapa, a faixa exclusiva à direita será implantada ao longo de 500 metros de extensão no sentido Centro, entre a Rua Barão da Passagem e a Av. Mercedes, emendando na faixa exclusiva já existente a partir desta avenida. No trecho existente nas ruas Brigadeiro Gavião Peixoto e Barão de Jundiaí , entre a Avenida Mercedes e a Rua Domingos Rodrigues, também será alterado o horário de funcionamento. Os ônibus terão exclusividade na faixa de segunda a sexta-feira, das 6 às 9 horas da manhã.

Para sinalizar a nova faixa, foram utilizados 480 m² de tinta e implantadas 24 placas de sinalização.

Pela Rua Brig. Gavião Peixoto, circulam 28 linhas de ônibus, transportando, aproximadamente, 181,5 mil passageiros em um dia útil.

Na Vila Prudente

Na Rua Ibitirama, na Vila Prudente, a faixa exclusiva à direita será implantada no sentido Centro perfazendo uma extensão total de 300 metros, entre a Rua José dos Reis e a Av. Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Melo. A faixa será operada de segunda à sexta-feira, das 6 às 20 horas.

Para sinalizar a nova faixa, foram utilizados 580 m² de tinta e implantadas 40 placas de sinalização.
Pela Rua Ibitirama, circulam 25 linhas de ônibus, transportando, aproximadamente, 162,5 mil passageiros em um dia útil.

Vale lembrar que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.


Recomendações ao público

  • Respeite a sinalização;
  • Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
  • Em caso de dúvidas, ligue 1188 – fale com a CET. Chamada local gratuita 24 horas por dia.

Departamento de Imprensa - CET