Operação Dá Licença Para o Ônibus - CET e SPTrans implantam faixa exclusiva de ônibus na Zona Norte, nesta segunda-feira, 22 de julho

Os ônibus poderão circular com exclusividade na Rua Zilda, no sentido centro, entre a Rua Graciano Altiério e a Avenida Engenheiro Caetano Álvares, de segunda a sexta-feira, das 06h00 às 09h00. Medida tem como objetivo privilegiar o transporte público

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) vão implantar faixa exclusiva para ônibus na Rua Zilda, no sentido centro, no trecho entre a Rua Graciano Altiério e a Avenida Engenheiro Caetano Álvares, de segunda a sexta-feira, das 06h00 às 09h00, perfazendo uma extensão total de 100 metros.

A ativação terá início a partir desta segunda-feira (22/07) e está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

Pela Rua Zilda, circulam nove linhas de ônibus transportando aproximadamente 75.360 passageiros em um dia útil, com frequência média de 60 ônibus/hora na faixa mais carregada do Pico Manhã. Já o período da tarde a frequência média é de 49 ônibus/hora.

A faixa exclusiva de ônibus será implantada à direita na Rua Zilda, mantendo-se as faixas restantes destinadas ao tráfego geral de veículos. Vale lembrar que de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

Alterações no Sistema Viário

Na mesma data, a CET vai alterar a circulação de algumas vias na região com o objetivo de melhorar as condições do trânsito e eliminar o conflito veicular do cruzamento da Rua Zilda com a Avenida Engenheiro Caetano Álvares. Será implantado sentido único de direção nas vias abaixo, no trecho e sentido da primeira para a segunda.

  • Rua Zilda, entre a Avenida Engenheiro Caetano Álvares e a Rua Ouro Grosso;
  • A Rua Ouro Grosso, entre as ruas Zilda e Armando Coelho Silva;
  • Rua Armando Coelho Silva, entre as ruas Ouro Grosso e Águas Virtuosas.


Alterações de itinerário

As linhas de ônibus que atualmente circulam pela Rua Zilda, no trecho entre a Rua Ouro Grosso e a Avenida Engenheiro Caetano Álvares, passarão a seguir o novo itinerário à direita na Rua Ouro Grosso, à esquerda na Rua Armando Coelho Silva e à esquerda na Rua Águas Virtuosas, acessando a Avenida Engenheiro Caetano Álvares.

Recomendações ao público

  • Respeite a sinalização;
  • Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
  • Em caso de dúvidas, ligue 1188 – fale com a CET. Chamada local gratuita 24 horas por dia.


A Engenharia de Campo da CET e da SPTrans vão monitorar e orientar o tráfego na região, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança dos usuários.
Para informações de trânsito, ligue 1188 - Fale com a CET. Atende 24 horas para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões.

Departamento de Imprensa - CET