Operação Dá Licença Para o Ônibus - CET e SPTrans implantam faixa exclusiva também no sentido Bairro da Av. Dr. Arnaldo

Além da nova faixa no sentido Centro, ônibus poderão trafegar com exclusividade por 550 metros em direção ao Bairro da avenida, a partir de 10 de julho.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) vão implantar, a partir de quarta-feira (10/07), faixa exclusiva à direita para ônibus também no sentido Bairro da Av. Dr. Arnaldo, no trecho entre a Rua Prof. Ernest Marcus e a Rua Teodoro Sampaio, numa extensão aproximada de 550 metros.

Tal como a faixa exclusiva anunciada para o sentido Centro, a do sentido Bairro vai operar igualmente de segunda a sexta-feira, das 6 às 22 horas, e aos sábados, das 6 às 14 horas. Ao todo, portanto, a Av. Dr. Arnaldo terá 1.260 metros de faixas exclusivas para ônibus, sendo 710 metros sinalizados rumo ao Centro e 550 metros com destino ao Bairro.

A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

Em suma, detalhamos o projeto Operação Dá Licença Para o Ônibus na Avenida Dr. Arnaldo:

  • No sentido Centro (Paulista): 710 metros de faixa exclusiva à direita, no trecho entre a Rua Galeno de Almeida e 175 metros após a Rua Teodoro Sampaio;
  • No sentido Bairro (Sumaré): 550 metros de faixa exclusiva à direita, no trecho entre a Rua Ernest Marcus e a Rua Teodoro Sampaio.

Pela Av. Dr. Arnaldo, no sentido do Bairro, circulam 33 linhas de ônibus, que transportam 290 mil passageiros em um dia útil. Já no sentido do Centro, circulam pela Dr. Arnaldo 30 linhas de ônibus, entre municipais e intermunicipais, que realizam em média 259 mil viagens de passageiros em um dia útil.

Vale lembrar que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

Recomendações ao público

  • Respeite a sinalização;
  • Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
  • Em caso de dúvidas, ligue 1188 – fale com a CET. Chamada local gratuita 24 horas por dia.

Departamento de Imprensa - CET

Siga-nos:
@cetsp_