Operação Dá Licença Para o Ônibus - CET e SPTrans implantam medidas operacionais para ônibus nesta segunda-feira nas avenidas Aricanduva, Sapopemba e Conselheiro Carrão

O objetivo deste novo conjunto de operações é privilegiar o transporte coletivo. Cerca de 60 mil usuários/dia serão beneficiados com as medidas, que irão funcionar de segunda a sexta-feira, nos horários de pico

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) vão implantar, a partir de segunda-feira (13/05), novas medidas operacionais para melhoria do transporte coletivo, desta vez nas avenidas Aricanduva, Conselheiro Carrão e Sapopemba. As novas operações incluem bloqueio de acesso para carros, ativação de baias reversíveis de ultrapassagem e ativação de faixa reversível para possibilitar a ultrapassagem junto às paradas de ônibus. Com essas mudanças de engenharia de tráfego, cerca de 60 mil passageiros / dia serão beneficiados.

O objetivo é propiciar aumento da velocidade do transporte coletivo nessas vias, caracterizadas pelo alto volume de ônibus e beneficiando diretamente 6 linhas presentes nesses locais e relacionadas na lista das 88 linhas com pior desempenho atualmente na cidade de São Paulo.

Avenida Aricanduva - bloqueio do acesso da pista expressa para pista local, sentido São Mateus, na saída do Viaduto Engenheiro Alberto Badra (Elevado Aricanduva), de segunda à sexta-feira, das 17h00 às 20h00, visando evitar o excesso e o entrelaçamento de veículos na pista local oriundos da Radial Leste e do viaduto, antes do cruzamento semaforizado com a Rua Júlio Colaço. Nesse trecho da pista local da Avenida Aricanduva trafegam 2800 veículos/hora e 80 ônibus/hora, sendo a velocidade média dos ônibus de 7,32 Km/h. Com a medida pretende-se em aumentar em até 100% a velocidade das linhas de ônibus no trecho, diminuindo o tempo de viagem em cerca de 15 minutos.

Avenida Conselheiro Carrão - ativação de baias revesíveis de ultrapassagem, de segunda à sexta-feira, das 6h30 às 9h00, no sentido Centro, em um trecho de 300 metros, entre a Rua Atucuri e a Rua Coronel Marques, e em outro de 170 metros, entre a Rua Serra de Botucatu e a Rua Guaraciaba, possibilitando a ultrapassagem junto às paradas de ônibus. A avenida apresenta um volume de 1500 veículos/hora e 140 ônibus/hora no referido trecho, sendo a velocidade média dos ônibus de 7,5 Km/hora que, no local, pode aumentar em até 100%, diminuindo o tempo de viagem em cerca de 20 minutos.

Avenida Sapopemba - Ativação de faixa reversível, no sentido Bairro, entre a Rua Antônio Buono e a Avenida da Barreira Grande, de segunda a sexta-feira, das 17h00 às 20h00, possibilitando a ultrapassagem junto às paradas de ônibus. Este trecho da avenida possui apenas uma faixa de rolamento no sentido bairro e um volume veicular de 710 veículos/hora e 208 ônibus/hora, sendo a velocidade média dos ônibus de 5.7 Km/hora. A medida pretende-se em aumentar em até 150 % a velocidade das linhas de ônibus no trecho crítico em referência, diminuindo o tempo de viagem em cerca de 30 minutos.

Alterações no Sistema Viário
Com a ativação do bloqueio de veículos à pista local da Avenida Aricanduva, os veículos oriundos do Viaduto Engenheiro Alberto Badra, com interesse em acessar a Vila Carrão/Tatuapé, terão como opção utilizar o próximo acesso da pista expressa para pista local, a cerca de 400 metros do bloqueio, após o cruzamento com a Rua Júlio Colaço.

A Operação Dá Licença Para o Ônibus tem com objetivo priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores, buscando a redução dos tempos de viagens, com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

Quem invadir a faixa exclusiva de ônibus à direita nos horários de ativação da mesma estará sujeito à multa de R$ 53,20 (infração leve) e 3 pontos na CNH.

Recomendações ao público

  • Respeite a sinalização;
  • Dê preferência ao uso de transporte público;
  • Atente-se às novas sinalizações vigentes nas vias afetadas;
  • Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito.


A Engenharia de Campo da CET vai monitorar e orientar o tráfego na região, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança de pedestres e motoristas. O trabalho de acompanhamento e orientação também é feito em conjunto com os técnicos da SPTrans.

Para informações de trânsito, ligue 1188 - Fale com a CET. Atende 24 horas por dia para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões.

Assessoria de Imprensa - CET