Haddad e Tatto anunciam meta de R$ 500 milhões para investir em sistemas inteligentes de semáforos

Objetivo é interligar 3 mil cruzamentos semafóricos à Central de Monitoramento da CET. Secretário já traçou um planejamento para a cidade que inclui manutenção e novas tecnologias

O prefeito Fernando Haddad e o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, estiveram na manhã de hoje, 27, na Central de Monitoramento de Trânsito da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), na Bela Cintra. Haddad anunciou a meta orçamentária da Administração para aprimorar o sistema semafórico da Capital. Pelo levantamento realizado, serão necessários R$ 500 milhões para aproximar São Paulo do modelo de gestão semafórica de cidades europeias internacionalmente conhecidas como eficientes neste quesito.

Nesse cálculo estão previstos investimentos em 3 mil cruzamentos semaforizados que serão adaptados para trabalhar de forma integrada com a Central. "Com este incremento teremos um ganho entre 15% e 20% na fluidez do trânsito", afirmou Haddad. O controle em tempo real reduz significativamente o atraso e o número de paradas dos veículos, em comparação com sistemas de planos fixos.

Recentemente, o prefeito anunciou a liberação de R$ 100 milhões para compra de novos equipamentos e manutenção do sistema existente. A CET está finalizando uma Ata de Registro de Preços para contratação de empresa que fará este serviço.

Raio x

Jilmar Tatto, que também é presidente da CET e da São Paulo Transporte (SPTrans), visitou as cidades de Londres (Inglaterra) e Glasgow (Escócia), na semana passada, enumerou várias tecnologias importantes que deverão ser implementadas na capital.

Na visita à Central, o secretário apresentou ao Prefeito o funcionamento do controle de trânsito da CET e o que poderá ser implementado das experiências internacionais.

Uma das primeiras ações será fazer com que as empresas fornecedoras de equipamentos semafóricos utilizem sistemas de comunicação que possam ser interligados livremente a outros. É o chamado protocolo aberto. Atualmente, as empresas que fornecem novos aparelhos não prevêem este dispositivo nos seus softerwares. Com isso, o equipamento da uma empresa não "lê" as informações dos semáforos da empresa "y".

O Secretário também anunciou que o Instituto de Pesquisas
Tecnológicas (IPT) fará uma avaliação do sistema existente para balizar a administração em futuras compras de componentes e equipamentos. "Queremos oferecer à cidade um equipamento com maior durabilidade, compatível com a nossa realidade, com a nossa situação climática", disse Tatto.

Histórico

Na Central da CET o trabalho consiste em coletar as informações referentes às ocorrências de trânsito (acidentes, interdições, manifestações e lentidões do sistema viário, entre outras) e fazer o registro das informações num banco de dados.

As ocorrências de trânsito também são disponibilizadas para consulta da população através do site da CET. Os dados obtidos pelos funcionários dessa Central são fornecidos pelos 1.590 agentes em campo empenhados nas atividades de operação e fiscalização do trânsito, funcionários posicionados nos altos dos Prédios - 30 PACs (Postos Avançados de Campo) que visualmente observam lentidões e ocorrências na via e informam a Central.

O monitoramento também é realizado com o auxílio das câmeras de Circuito Fechado de Televisão (CFTV). Tanto os funcionários que trabalham na Central de Operações, como nas Centrais Semafóricas, Centrais de Controles dos Túneis e Sala de Câmeras das Marginais, observam as imagens das 303 câmeras da CET distribuídas em locais importantes do sistema viário.

Na Central de Operações também funciona o serviço de atendimento ao munícipe - o telefone número 1188 - que funciona 24 horas seguidas e onde são registradas reclamações, informações, ocorrências e lentidões no trânsito.

Além de concentrar as informações recebidas por essas diversas fontes, os funcionários da Central acionam a fiscalização da CET e os agentes em campo para atender as ocorrências nas ruas. Também é feito o contato com o policiamento e órgãos públicos quando necessário seu acionamento.

Departamento de Imprensa - CET

* A publicação da matéria (conteúdo e fotos) acima é de inteira responsabilidade da Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Transportes

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