Share

SAÚDE VOCAL

Conheça os benefícios do bom cuidado com a saúde da sua voz.

programa municipal de saúde vocal

PROGRAMA MUNICIPAL DE SAÚDE VOCAL

O que é o Programa Municipal de Saúde Vocal?

O Programa Municipal de Saúde Vocal foi criado pela Lei Municipal nº 13.778, de 11 de fevereiro de 2004, e regulamentado em 24 de maio de 2005 pelo Decreto nº 45.924. É voltado para a atenção integral à saúde vocal do educador da rede de ensino do Município de São Paulo, com caráter fundamentalmente preventivo.

Compreende um conjunto de ações individuais e coletivas que englobam orientações sobre saúde vocal e intervenção nos ambientes de trabalho, visando o controle dos fatores de risco do ambiente físico e organizacional do trabalho. A coordenação é realizada por comissão constituída primeiramente em 06/08/05, e revisada em 28/12/12, por representantes das Secretarias Municipais de Saúde, de Educação e de Gestão, com coordenação geral feita por representante desta última.

Como é realizado o Programa?

Para ampliar a oferta de capacitação, devido ao grande número de professores na Rede Municipal de Educação, foi criado o curso "Promovendo o Bem Estar Vocal do Professor", na modalidade de Educação a Distância (EAD), dirigido aos professores, coordenadores pedagógicos, diretores e outros profissionais da Educação.

Realizado pela equipe de fonoaudiologia da Divisão de Promoção à Saúde do DESS, em parceria com as secretarias de Educação e de Saúde, o curso tem como objetivos auxiliar o educador a desenvolver maior percepção de sua voz como instrumento de trabalho; a adquirir conhecimentos sobre os fatores envolvidos numa emissão vocal que podem facilitar o uso da voz em sala de aula; e discutir sobre os aspectos do ambiente de trabalho que influenciam no bom desempenho vocal.

Também são realizadas palestras sobre Saúde Vocal nas escolas, conforme solicitação.

Cuide da sua voz!

Beber água regularmente em temperatura ambiente, ter uma alimentação equilibrada, falar devagar, com boa dicção e boa postura corporal, são atitudes fundamentais para a saúde da voz.

Falar demais, discutir com freqüência, gritar, tossir, pigarrear, ingerir bebidas alcoólicas em excesso e fumar são fatores prejudiciais à voz.

Clique aqui para fazer download do folder com orientações sobre cuidados a serem observados com sua voz.

Clique aqui para fazer download do Manual de Bem-Estar Vocal, com orientações sobre cuidados a serem observados com sua voz.