PROGRAMA DE PROMOÇÃO À SAÚDE COM PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES - PROSPIC

O Lian Gong em 18 Terapias é a primeira prática implementada no ambiente de trabalho por meio do PROSPIC.

 

 

 

O Programa de Promoção à Saúde com Práticas Integrativas e Complementares - PROSPIC consiste, basicamente, em um programa de saúde que integra áreas da Medicina Tradicional com as Práticas Integrativas e Complementares (PICs), com o objetivo de promover ações para a adoção de uma cultura de saúde no trabalho, no âmbito da Prefeitura São Paulo, visando o bem-estar físico, mental e consequente melhoria na qualidade de vida dos servidores públicos municipais.

O PROSPIC foi criado pela Divisão de Promoção à Saúde da Coordenação de Gestão da Saúde do Servidor - COGESS, da Secretaria Municipal de Gestão - SMG, e é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde – SMS.

A metodologia de implantação do PROSPIC prevê, inicialmente, um trabalho de divulgação, realizado por meio de palestras, da importância da adoção de um modelo de gestão de Práticas Integrativas e Complementares em saúde, voltado aos servidores municipais. Em um trabalho gradativo e integrado com as diversas secretarias municipais, o objetivo é tornar efetiva a adoção dessas práticas na Prefeitura de São Paulo.

O Lian Gong em 18 terapias é a primeira prática implementada no ambiente de trabalho por meio do PROSPIC, por ser uma prática terapêutica simples, de fácil aprendizado e execução, criada para o tratamento e prevenção de dores osteomusculares; com a com a perspectiva de incluir, futuramente, outros tipos de práticas integrativas.

O PROSPIC está sendo implementado gradativamente, nas unidades da Administração Municipal, de acordo com as características funcionais de cada local; considerando o espaço físico, atividades realizadas, horários de funcionamento e horários para a realização das práticas, no intuito de envolver o maior número de servidores municipais nas ações de prevenção e promoção à saúde com o uso das Práticas Integrativas e Complementares.

O Programa teve início nas secretarias de Educação e Segurança Urbana (Guarda Civil Metropolitana – GCM) em 2016. Em agosto de 2018, cerca de 600 servidores praticam o Lian Gong em 18 Terapias, por meio do PROSPIC, nas secretarias de Gestão, Educação, Segurança Urbana, Saúde, Esportes, Assistência Social, Subprefeitura Regional de São Mateus e HSPM. São 90 Instrutores de Lian Gong e 77 Facilitadores do Programa em 62 unidades, ao todo.
 

LIAN GONG EM 18 TERAPIAS

Lian Gong (Lian = Treinar / Gong = Persistência) - Prática fundamentada na Medicina Tradicional Chinesa. São exercícios terapêuticos simples, de fácil aprendizado e execução, por meio de movimentos lentos, contínuos, equilibrados e naturais, que geram muitos benefícios à saúde.

PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES (PICs)

As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) abrangem todos os sistemas e recursos terapêuticos que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de doenças e de recuperação da saúde. Entre elas estão as diversas práticas corporais, meditação, acupuntura, homeopatia, fitoterapia etc. Os diagnósticos são embasados numa visão do indivíduo como um todo.

CURSO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES DE LIAN GONG EM 18 TERAPIAS

CURSO DE FORMAÇÃO DE FACILITADORES DO PROSPIC

 

VEJA AQUI INFORMAÇÕES E RELAÇÃO DE SERVIDORES PARTICIPANTES DOS CURSOS
 

Mais informações: