PROGRAMA MUNICIPAL DE SAÚDE VOCAL
O que é o Programa Municipal de Saúde Vocal?
O Programa Municipal de Saúde Vocal foi criado pela Lei Municipal nº 13.778, de 11 de fevereiro de 2004, e regulamentado em 24 de maio de 2005 pelo Decreto nº 45.924. É voltado para a atenção integral à saúde vocal do educador da rede de ensino do Município de São Paulo, com caráter fundamentalmente preventivo.
Compreende um conjunto de ações individuais e coletivas que englobam orientações sobre saúde vocal e intervenção nos ambientes de trabalho, visando ao controle dos fatores de risco do ambiente físico e organizacional do trabalho. A coordenação é realizada por comissão constituída primeiramente em 06/08/05, e revisada em 2013, por representantes da Secretaria Municipal de Gestão e das Secretarias Municipais de Educação e da Saúde, com coordenação geral feita por representante da Gestão.
Como é realizado o Programa?
Para ampliar a oferta de capacitação, devido ao grande número de professores na Rede Municipal de Educação, foi criado o curso "Promovendo o Bem Estar Vocal do Professor", na modalidade de Educação à Distância (EAD), dirigido aos professores, coordenadores pedagógicos, diretores e outros profissionais da Educação.
Realizado pela equipe de fonoaudiologia da Divisão de Promoção à Saúde da COGESS, em parceria com as secretarias de Educação e Saúde, o curso tem como objetivos auxiliar o educador a desenvolver maior percepção de sua voz como instrumento de trabalho; a adquirir conhecimentos sobre os fatores envolvidos numa emissão vocal que podem facilitar o uso da voz em sala de aula; e discutir sobre os aspectos do ambiente de trabalho que influenciam no bom desempenho vocal.
Também são realizadas palestras sobre Saúde Vocal nas escolas, conforme solicitação.
CRONOGRAMA DO CURSO: “PROMOVENDO O BEM-ESTAR VOCAL DO PROFESSOR”
TURMA 11: REALIZADA DE 22/04/2021 A 25/06/2021
TURMA 12 prevista para Setembro de 2021
CUIDE DE SUA VOZ!
Beber água regularmente em temperatura ambiente, ter uma alimentação equilibrada, falar devagar, com boa dicção e boa postura corporal, são atitudes fundamentais para a saúde da voz.
Falar demais, discutir com frequência, gritar, tossir, pigarrear, ingerir bebidas alcoólicas em excesso e fumar são fatores prejudiciais à voz.
Manual - Promovendo a Saúde Vocal do Servidor Municipal
Dicas para amenizar o impacto do uso da máscara na comunicação verbal