SAÚDE VOCAL

Conheça os benefícios do bom cuidado com a saúde da sua voz

O que é VOZ!
A VOZ é a forma de comunicação mais utilizada pelo homem. Tem o poder de transmitir pensamentos e emoções. A VOZ nos revela para o mundo. Portanto, quando ela sofre alguma alteração ou não está de acordo com a características esperadas para a faixa etária, sexo e a demanda vocal de um indivíduo, a qualidade de vida pode estar alterada.

“A VOZ É EXPRESSÃO SONORA DA EMOÇÃO
E DA PERSONALIDADE”
(Pedro Bloch)

A maior parte dos servidores públicos faz uso contínuo da VOZ na atividade profissional. Dentre os diversos profissionais, o professor é considerado como pertencente ao maior grupo de risco para um distúrbio de voz, devido ao intenso uso vocal diário, além da influência de fatores do ambiente e da organização do trabalho.

 

Como a VOZ é produzida
A VOZ é produzida pelas pregas vocais , mais conhecidas como cordas vocais, que ficam na laringe, na parte anterior do pescoço. O som da VOZ depende de um refinado controle cerebral que coloca as pregas vocais em vibração.
O ar que sai dos pulmões funciona como combustível dessa vibração. A coordenação entre o ar que sai dos pulmões e a vibração das pregas vocais produz a VOZ. Esse som (a VOZ) vai ocupando as cavidades da garganta, da boca e do nariz, que funcionam como alto falantes naturais, amplificando-o.
As estruturas da língua, lábios, dentes e palato modificam o som, dando origem as palavras. Nossa VOZ é resultado das características herdadas e do ambiente que vivemos.
 

O que mantém minha VOZ saudável

  •  Beber água regularmente em temperatura ambiente;
  • Inalação de vapor de água. Esta forma de hidratação é mais específica na região das pregas vocais, pois o vapor inalado vai direto para a laringe;
  • Falar devagar, articulando bem as palavras. Melhora compreensão e diminui o esforço vocal;
  • Alimentação equilibrada;
  • Sono regular;
  • Boa postura corporal;
  • Atividades físicas regulares;
  • Usar roupas e calçados confortáveis durante o uso intenso da voz;
  • Utilizar intervalos para descansar a voz;
  • Equilibrar trabalho e lazer;
  • Uma boa condição geral de saúde.

Professores devem estar atentos à hidratação durante o uso da VOZ na sala de aula, ingerindo água em temperatura ambiente, em pequenos goles, durante as aulas. O recomendado é ingerir aproximadamente 2 litros de água por dia. No entanto, antes do uso profissional da voz o ideal é fazer inalação/nebulização.

 

O que devo evitar

  • Falar demais e/ou com esforço;
  • Falar em ambientes ruidosos ou abertos;
  • Falar excessivamente durante quadros gripais ou crises alérgicas;
  • Falar muito após ingerir leite e derivados;
  • Praticar exercícios físicos falando;
  • Gritar e rir alto;
  • Tossir e pigarrear;
  • Bebidas a base de cafeína, refrigerantes, frituras e alimentos pesados, gordurosos e condimentados;
  • Cantar inadequada ou abusivamente;
  • Ambientes empoeirados;
  • Ambientes com Ar condicionado;
  • Mudanças bruscas de temperatura;
  • Ingerir bebidas alcoolicas em excesso;
  • Fumar ou falar em ambientes de fumantes;
  • Sprays, pastilhas e drops com efeito anestésico;
  • Drogas
  • Estresse emocional.

 

O que é um problema de VOZ?
Qualquer dificuldade na produção da voz pode ser considerada um problema de voz, como rouquidão, cansaço ao falar, voz fina ou grossa demais, fraca ou forte demais.


Como saber se eu tenho um problema de VOZ?
Se sua voz ficou diferente nos últimos tempos (rouca, fraca, tensa ou cansada, por exemplo), se melhora quando você fica alguns dias sem falar muito e piora em situaçãoes em que usa mais a voz, é possível que esteja com um problema. Se as alterações durarem mais que 15 dias, você deve consultar um especialista.


O que fazer se estou totalmente sem VOZ?
Se precisar falar, não force, fale baixo e mais devagar, abrindo bem a boca, porém, sem sussurrar. Mantenha-se hidratado bebendo goles de água ao longo do dia e procure um médico otorrinilaringologista e um fonoaudiólogo.


Falar demais dá câncer?

Nenhuma pesquisa comprovou que falar demais dá câncer. Hoje se sabe que são vários os fatores que contribuem para o desenvolvimento do câncer de laringe, entre os quais o fumo, o álcool, condições genéticas e ambientais.


Existe relação entre estresse e tensão vocal?
Sim, o estresse consome as energias e pode exaurir a voz. Uma voz tensa pode ser menos resistente quando se tem que falar por muito tempo e geralmente soa mais aguda (fina), com esforço percebido pelo ouvinte, podendo ser considerada desagradável e dar a impressão que se trata de uma pessoa nervosa ou ríspida.


Existem receitas milagrosas para a VOZ?
Não, embora o mel possa ajudar como lubrificante e o própolis como anti-inflamatório. A relação com a voz é indireta, pois somente o ar passa pela laringe. Balas e pastilhas podem oferecer um alívio muscular, pois exercitam os músculos da boca e podem aliviar a sensação de esforço, mas são apenas paliativos, podendo prejudicar o controle da voz.


A VOZ envelhece?
Como todo corpo, a laringe e a voz também envelhecem. Uma voz treinada, assim como um corpo melhor conservado por meio de exercícios, hábitos saudáveis e controles periódicos de saúde podem retardar os sinais de envelhecimento. Contudo, pessoas idosas muitas vezes apresentam vozes mais fracas e instáveis.


Eu posso mudar a minha VOZ?
A voz é o resultado de aspectos anatômicos, econômicos e culturais. Dessa forma, ao longo da vida desenvolvemos uma voz que tem como base fatores orgânicos (menos flexíveis) associados a fatores emocionais, culturais e profissionais (bastante variáveis). Na verdade, usamos diversos tipos de voz de acordo com o interlocutor, a situação e o ambiente de comunicação. Podemos aprender a variar a voz de modo mais consciente e adequado às necessidades a que somos submetidos. Se você não gosta de sua voz por algum motivo estético, procure um especialista para analisar as possibilidades de modificar os ajustes envolvidos no seu padrão de voz. Todos podem melhorar a voz!!

 

PROGRAMA MUNICIPAL DE SAÚDE VOCAL

O programa é desenvolvido conjuntamente pela Secretaria Municipal da Educação -SME, Secretaria Municipal de Saúde - SMS e Secretaria Municipal de Gestão – SEGES, com a coordenação desta última.
 

  • Compreende um conjunto de ações individuais e coletivas que engloba orientações sobre saúde vocal e intervenção nos ambientes de trabalho, visandoo controle dos fatores de risco do ambiente físico e da organização do trabalho.
  • É voltado para a atenção integral à saúde vocal do educador.
  • O curso EaD “Promovendo o Bem-estar Vocal do Professor” faz parte das ações do Programa Municipal de Saúde Vocal e tem sido oferecido semestralmente para os professores da rede municipal de Educação desde 2014. São aulas presenciais ou remotas, síncronas e assíncronas pela plataforma Moodle, que sensibilizam e orientam o professor com relação ao bem-estar vocal e auxiliam na prevenção de alterações vocais. O curso tem se mostrado uma estratégia possível e eficaz de educação da saúde.


CURSO EAD: “PROMOVENDO O BEM-ESTAR VOCAL DO PROFESSOR”
 

Período de realização do Curso: 04/03/2024 a 30/04/2024 

Validado para Promoção por merecimento por SEGES – 054/2023

 

Carga horária total à distância: 30 horas, sendo 06 horas on line síncronas pelo Microsoft Teams e 24 assíncronas pela plataforma Moodle da Escola Municipal de Saúde (EMS).

 

PÚBLICO ALVO: Professores de Educação Infantil, Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I; Professores de Ensino Fundamental II e Médio, Coordenadores Pedagógicos e Diretores de Escolas.

 

TURMAS: Turma Manhã – As aulas síncronas acontecerão no período da manhã – 100 vagas

Turma Tarde – As aulas síncronas acontecerão no período da tarde – 100 vagas

 

CRONOGRAMA:

Período de realização do Curso: 04/03/2024 a 30/04/2024

 

AULAS SÍNCRONAS:

  • As aulas síncronas acontecem em três momentos, uma no início, uma no decorrer do curso e outra ao final.
  • Todas as aulas têm 2 horas de duração, sendo que somente a primeira tem presença obrigatória, a segunda e as terceira tem presença facultativa

 

  • Conteúdo

1ª aula: Apresentação do Programa Municipal de Saúde Vocal

Professor: um profissional da voz

Conteúdo do curso

Acesso ao ambiente virtual – Moodle

2ª aula: Dúvidas sobre o conteúdo e sobre acesso à plataforma

Exercícios: praticando a teoria – Postura e Respiração

3ª aula: Apresentação dos resultados gerais das Atividades Obrigatórias

Exercícios: praticando a teoria – Articulação, Ressonância e Expressividade

Fechamento do curso

 

  • Cronograma

1ª aula: dia 04/03/2024

Turma Manhã- das 9h00 às 11h00 (abertura da sala às 8h45)

Turma Tarde - das 14h00 às 16h00 (abertura da sala às 13h45)

2ª aula: dia 01/04/2024

Turma Manhã- das 9h00 às 11h00 (abertura da sala às 8h45)

Turma Tarde - das 14h00 às 16h00 (abertura da sala às 13h45)

3ª aula: dia 22/04/2024

Turma Manhã - das 9h00 às 11h00 (abertura da sala às 8h45)

Turma Tarde - das 14h00 às 16h00 (abertura da sala às 13h45)

 

AULAS ASSÍNCRONAS:

  • O curso contém 7 módulos, uma semana de ambientação e uma semana de encerramento/avaliação do curso.
  •  Conteúdo dos módulos:

1º O que é voz

2º Cuidados com a Voz

3º Voz no trabalho docente

4º Corpo, Postura e Voz

5º Respiração

6º Articulação e Ressonância

7º Expressividade, Comunicação e Emoção

 

  • Cronograma

No dia da primeira aula síncrona será aberta a Semana de Ambientação e a seguir, semanalmente, os sete módulos. Os módulos serão abertos sempre no mesmo dia da semana e permanecerão abertos até o final do curso. Junto ao último módulo será aberta a Semana de Encerramento com a avaliação do curso.

 

TOTAL DE VAGAS: serão abertas 500 vagas, sendo que serão selecionados 300 professores, 100 para encontros síncronos no período da manhã e 100 para encontros síncronos no período da tarde e 100 ficarão em lista de espera.

 

REGENTES: O curso EAD VOZ terá como tutores fonoaudiólogos das Secretarias de Gestão e da Saúde.

 

APROVAÇÃO: para ser aprovado e ter certificação o aluno deve:

 

  • Assistir a primeira aula síncrona obrigatória.
  • Responder aos 7 questionários de avaliação dos 7 módulos, com nota mínima 7,0 em três(3) tentativas, valendo a nota mais alta.
  •  Enviar todas as quatro (4) atividades obrigatórias no tempo determinado.

 

INSCRIÇÕES: As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição.

Serão abertas mais vagas do que o número estipulado nesse documento, pois será criada uma lista de espera. Os professores que preencherem o formulário de inscrição on line devem aguardar a confirmação de sua inscrição por email (no endereço registrado no formulário).

Os formulários de inscrição serão abertos no dia 14/02/2024 a partir das 13h00 até 16/02/2024 às 16h00, ou até o término das vagas.

Os interessados deverão fazer a inscrição no link correspondente ao período que frequentarão as aulas síncronas. * É vedada a inscrição do servidor que já participou deste curso.

AS VAGAS SÃO ESPECÍFICAS PARA O PERÍODO ESCOLHIDO MANHÃ OU TARDE

Inscrições para aulas síncronas no período da MANHÃ no link:

(https://forms.gle/VQxYupbW7UVXgVxn8)

 

Inscrições para aulas síncronas no período da TARDE no link: 

(https://forms.gle/6X7gJ6LEvCGEc7vW8)

  

Contato: seges-cogess-fonovoz@prefeitura.sp.gov.br