Equipamentos de saúde têm programação especial em comemoração ao mês da mulher

Ao longo do mês de março, unidades terão atividades para pacientes e funcionárias

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, os equipamentos de saúde da capital terão, ao longo do mês de março, atividades dedicadas ao público feminino. Entre os locais participantes estão Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Centros de Convivência e Cooperativa (Ceccos) e Centros especializados em Reabilitação (CERs).

Com uma programação diversa, serão promovidas ações de saúde, como conscientização sobre o câncer de colo de útero e de mama, realização de Papanicolau e palestras sobre hábitos saudáveis, e atividades de socialização, como oferecimento de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), aulas de dança, apresentações artísticas, rodas de conversa sobre menopausa e violência contra a mulher, e oferta de massagens e dia da beleza.

No Cecco Perus, a equipe organizou um dia da beleza. De acordo com Juelaine Silva de Santana, gestora do equipamento, a ação é feita com profissionais voluntários e tem um impacto muito positivo nas pacientes, que muitas vezes não conseguem investir nesse tipo de cuidado: “Quando a pessoa corta o cabelo ou faz uma limpeza de pele, ela sai mais leve e com autoestima renovada. Todo ano fazemos e é um sucesso.”

Considerando mais de 74% dos profissionais da Saúde da capital são mulheres, de acordo com a Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), algumas unidades contarão com ações dedicadas ao bem-estar das funcionárias.

Confira a programação de cada região:

- Leste
- Sudeste
- Oeste
- Sul
- Norte