Relatórios de Encontros

 

2° Encontro do Meio Ambiente e Espiritualidade

- Rosa-Cruz e Teosofia

O Encontro ocorrido na noite de 10 de maio se iniciou com a fala do representante da Teosofia, Osmir Clemente.

Sobre a Teosofia - Representante Convidado: Osmir Clemente
Teosofia refere-se a um conjunto de doutrinas filosóficas, místicas, ocultistas e especulativas[1] que buscam conhecimento direto dos mistérios presumidos da vida e da natureza, particularmente da natureza da divindade e da origem e propósito do universo. Esta escola mística/movimento iniciático propõe que todas as religiões surgiram a partir de ensinamentos de tronco comum, que se foram, de certa forma, recombinando e permutando, nas suas diversas mutações e encarnações, e que, apesar de comungarem de um tronco comum, acabam muitas vezes por deturpar os ensinamentos da doutrina original.

A teosofia é considerada parte do esoterismo ocidental, que acredita que o conhecimento escondido ou a sabedoria do passado antigo oferece um caminho para a iluminação e a salvação, tendo base nos ensinamentos de Jakob Boehme, Friedrich Cristoph Oetinger, Paracelsus, Emanuel Swedenborg e Louis Claude de Saint-Martin assim como a Kabbalah Judaica. De notar que quando colocamos a teosofia nestes termos estamo-nos a referir a todo e qualquer movimento que tenha surgido no pré-Blavatskismo, estando, portanto, conotado com o movimento de gnose cristã do século XVI, XVIII e XIX.

Fala de Osmir Clemente
Osmir falou sobre a sociedade teosófica principalmente sobre os desafios que se apresentam a Humanidade: corrupção, excesso de materialismo, aquecimento global, fome, guerras, escassez de água, desmatamento, crueldades com animais, violência, egoísmo, doenças, poluição.
Ele falou muito sobre o VEGETARIANISMO, começando pela história, o habito de comer carne e a fome do mundo e sobre os maus tratos animais. Disse também sobre o lado oculto do vegetarianismo e as razões para não se comer carne. (vide slide de Osmir Clemente)

“O Vegetarianismo sozinho não resolve nada.” Osmir Clemente.
Ele finalizou dizendo que para mudarmos o mundo necessitamos primeiramente mudar o nosso mundo interno.

A segunda fala foi de José Augusto Rodrigues Santos da Ordem Rosacruz

Sobre a Ordem Rosacruz
Rosa-cruz é um movimento filosófico que se popularizou na Europa no início do século XVII após a publicação de vários textos que pretendiam anunciar a existência de uma ordem esotérica até então desconhecida para o mundo.
A Antiga e Mística Ordem Rosacruz, conhecida pela sigla AMORC, é uma organização internacional, de natureza filosófica, iniciática e tradicional, que perpetua o Conhecimento dos iniciados do antigo Egito.

O seu objetivo é promover a evolução da humanidade através do desenvolvimento das potencialidades de cada indivíduo e propiciar uma vida mais harmoniosa para alcançar saúde, felicidade e paz.
A Suprema Grande Loja é o órgão dirigente internacional que estabelece os princípios fundamentais de atuação da Ordem Rosacruz em todo o mundo: www.amorc.org
As Grandes Lojas da Ordem Rosacruz – AMORC estão divididas em jurisdições de acordo com os diferentes idiomas do mundo: alemão, espanhol, francês, holandês, inglês, italiano, japonês, idiomas escandinavos, português, tcheco, eslovaco e grega.
Além das Grandes Lojas, em alguns países existem centros administrativos regionais: Bulgária, Finlândia, Hungria, Nigéria, Polónia, Rússia e África do Sul.

Fala de José Augusto Rodrigues Santos
Primeiramente José Augusto falou sobre a Ordem Rosacruz, seu caráter místico-filosófico e sua missão. Depois entrou na Ecologia espiritual, onde a essência divina está presente na água, nos minerais, na vegetação e em tudo o que existe em estado natural, inclusive no Ser Humano.
“O homem não é um corpo dotado de uma alma, mas sim uma alma imortal que habita um corpo terreno e que se utiliza de sua experiência planetária para cumprir sua senda de iluminação.”

Jose Augusto fala da importância do bem pensar, bem falar, bem agir.
Segundo ele, a Rosacruz aderiu ao Pacto Global e a Carta da Terra. Em suas atividades eles trabalham com as ODSs.

Leia mais sobre os encontros que já aconteceram:

2018: 

» 1º Encontro
Dia: 8 de março de 2018

- RELATÓRIO

2017:

» Abertura
Dia: 02 de fevereiro de 2017

 

» 1º Encontro
Dia: 14 de março de 2017

PROGRAMAÇÃO
RELATÓRIO + FOTOS E DEPOIMENTOS

 

» 2º Encontro
Dia: 11 de abril de 2017

PROGRAMAÇÃO
RELATÓRIO + FOTOS E DEPOIMENTOS

 

» 3° Encontro
Dia: 9 de maio de 2017

- PROGRAMAÇÃO
- RELATÓRIO + FOTOS E DEPOIMENTOS

 

» 4° Encontro
Dia: 13 de junho de 2017

- PROGRAMAÇÃO
- RELATÓRIO + FOTOS E DEPOIMENTOS

 

» 5° Encontro
Dia: 11 de julho de 2017

- PROGRAMAÇÃO
- RELATÓRIO + FOTOS E DEPOIMENTOS

 

» 6° Encontro
Dia: 08 de agosto de 2017

- PROGRAMAÇÃO
- RELATÓRIO + FOTOS E DEPOIMENTOS

 

» 7° Encontro
Dia: 12 de setembro de 2017

- PROGRAMAÇÃO
- RELATÓRIO + FOTOS E DEPOIMENTOS

 

 Confira nossas redes sociais!