2º Encontro

Encontros de Meio Ambiente e Espiritualidade

ACONTECEU |  SOBRE |  PROGRAMAÇÃO CONTATO COMO CHEGAR | UMAPAZ 

 

A primeira apresentação foi ministrada pelo Flavio Rassekh e, representante da Fé Bahá I que ressaltou o ecumenismo intrínseco a religião, sua origem, número de adeptos no mundo e a visão do meio ambiente. O ensinamento principal é que a terra é um só país e a humanidade o seus cidadãos.

Amanda Brambilla dos Santos representante da Wicca, explicou e desmitificou a figura das bruxas como sendo pessoas que praticam o mal cuja prática religiosa é vivenciada através das forças da natureza.

 

Sobre a fala de Flavio Rassekh do Fé Bahá'i:

A Fé Bahá'i surgiu no século 19 no seio do Islã, no Irã. É uma religião monoteísta que reconhece a verdade teológica em todas as religiões, que está em todas as cidades do mundo, sendo a segunda religião mais espalhada no mundo. Eles não acreditam em lideranças pessoais, como: padres, pastores, rabinos, entre outros.

A unicidade das religiões é reconhecida como diferentes níveis de uma escola e os profetas são como professores dela. Segundo esta Fé não existe conflito entre eles, o pensamento de Baha i tem o mesmo pensamento de Deus. O islã é uma continuação do Cristianismo.

“A Terra é visto como um só país e a humanidade são vista como seus.” (principio fundamental).

São princípios da Fé Bahá'i, também:

• a unidade;

• o abandono dos preconceitos;

• igualdade entre homens e mulheres;

• eliminação dos extremos de pobreza e riqueza; a harmonia entre ciência e religião;

• entre outros.

 

Sobre a fala de Amanda Brambilla dos Santos representante da Wicca:

A arte é como se chama a religião Wicca é relativamente nova porque surgiu no século 20 a partir do conhecimento de práticas antigas como a do Celta. “Faça o que desejar, sem ninguém prejudicar” Gardner, 1954. É uma religião neopagã influenciada por crenças pré-cristãs e práticas da Europa Ocidental que afirma a existência do poder sobrenatural (como a magia) e os princípios físicos e espirituais masculino e femininos que interagem com a natureza, e que celebra os ciclos da vida e os festivais sazonais, conhecidos como Sabbats, os quais ocorrem, normamente oito vezes por ano.

São princípios da religião Wicca:

• Culto à grande Deusa Mãe e Deus Cornudo.

A Wicca possui rituais lunares, solares, agrícolas, arcaicos que são ligados a natureza. Não existem doutrinas na Wicca, apenas o dogma da Arte e as bases litúrgicas. Eles utilizam em seus rituais os cinco elementos da natureza (água, terra, ar, fogo e éter).

 

Fonte: UMAPAZ – 1° Encontro Meio ambiente e Espiritualidade/Registro dos representantes das duas comunidades religiosas e do público geral presente – 11/04/2017