1º Encontro

Encontros de Meio Ambiente e Espiritualidade

ACONTECEU |  SOBRE |  PROGRAMAÇÃO CONTATO COMO CHEGAR | UMAPAZ 

 

1° Encontro de Meio Ambiente e Espiritualidade contou com a presença do Pastor Felipe Tonasso da Igreja Adventista do Sétimo Dia – Congregação Nova Semente e do Sheikh Ragip Barros al-Jerrahi da Ordem de dervixes HalvetiJerrahi Sufi/ Islamismo.

Eles compartilharam a visão, respectivamente, do cristianismo protestante e do islamismo, sobre o meio ambiente natural e sobre como essa visão se traduz em suas práticas, rituais e crenças. Em suas exposições, mostraram como podem dialogar preceitos do Alcorão e da Bíblia (da perspectiva dos Adventistas) no que diz respeito à relação dos seres humanos no ambiente em que vivem, destacando tanto a importância do respeito e cuidado com o ambiente e com todos os seres vivos, como o não desperdício, que é uma forma profunda de respeito e cuidado com a vida.

Na etapa final do evento, todos os participantes foram convidados a refletir como é possível desenvolver e aprofundar o incentivo a ações de cuidado e de não desperdício em suas comunidades e para a população em geral.

Os grupos concluíram que se faz necessário falar mais para as pessoas sobre o enorme desperdício de comida, água e demais insumos e recursos que a humanidade vem tirando da natureza. Essa conclusão passou também pela consideração de que tem se dado grande relevância à reciclagem, e menor atenção aos estágios anteriores: o repensar e o recusar para reeducação da nossa postura de consumo, que vem esgotando e destruindo recursos essenciais à vida no Planeta Terra. Formou-se um grupo de trabalho para o desenvolvimento de uma cartilha e minivídeos que tratem sobre estes temas para as pessoas.

 

Fonte: UMAPAZ - Registro dos representantes das duas comunidades religiosas e do público geral presente – 14/03/2017 


Depoimento dos participantes:

“Para mim a experiência de ouvir os dois representantes das diferentes religiões foi muito rica. O fato de explicarem o foco de cada doutrina relacionando ao meio ambiente foi esclarecedor e, acredito, foi o responsável pelo sucesso do evento e do bom direcionamento dos objetivos do encontro.” - Andréa Zimmermann
 

“Foi uma honra participar deste encontro aberto para discutir um tema tão relevante neste momento da história da humanidade em uma cidade como São Paulo. A maneira como o Pastor Felipe Tonasso e o Sheik Ragip abordaram deixou muito claro que as comunidades cristãs têm um papel fundamental no processo de mudanças em qualquer sociedade, pois os valores que são construídos a partir dos princípios bíblicos tem uma aplicabilidade incontestável e, isso independe das crenças, pois são pautados em valores que promove a vida que exige uma interação entre o ser humano (cuidador) e os seres vivos (meio ambiente - cuidado). Nós somos mordomos de tudo que está ao nosso redor.” - Dra. Paula Regina Pereira Silva


“Bem, achei o encontro bastante interessante. Não sabia bem o que esperar e me surpreendi com o conteúdo apresentado, especialmente pelo pastor Felipe, mas também por poder conhecer um pouco do islamismo, o qual desconhecia completamente e não é nada fácil conhecer algo que é mais comum em outros países; valeu muito a novidade.”
 - Silvia


Percebo que os encontros de meio ambiente e espiritualidade promovem o diálogo entre as diversas filosofias e religiões para que sejam compartilhadas as adoções práticas de cada um em pró da preservação e restauração da natureza. Este movimento deixa claro que a natureza não faz distinções entre os idiomas e culturas, preservá-la é promover o direito a vida no tempo presente e futuro. Cada palestrante e líder religioso expõe uma ótica com algumas ferramentas para cuidar da Terra, ao longo dos encontros serão exibidas inúmeras ferramentas e serão trilhados inúmeros caminhos práticos que convergem para a preservação da nossa morada. Poderemos aprender mais e aprimorar as nossas atitudes, escolher e somar forças nesses movimentos apresentados, compilar estes conhecimentos, gerar variações destes projetos, e quem sabe outras ideias fantásticas.” - Marco Gazarini