6º Encontro

Encontros de Meio Ambiente e Espiritualidade

 

SOBRE | PROGRAMAÇÃO | ACONTECEU | CONTATO | COMO CHEGAR | UMAPAZ

  


» Sobre a apresentação

Segundo a Seicho No Ie, Deus é o Ser supremo, cuja revelação Massaharo Taniguchi recebeu e explica que tudo e todos estão conectados com Deus e que mesmo assim, tudo o que ocorre ao meu redor é projeção da mente de cada um.
Mas Deus se manifesta através dos seres vivos e que tudo é perfeito. Não existe o mal, e a gratidão é um instrumento da unicidade. Os princípios fundamentais passam pelo: Amor, Perdão, Reflexão e Reverencia. Esses princípios se materializam em ações como ter uma alimentação vegetariana, fazer caridade, sempre com o senso de responsabilidade.
Já o Xamanismo se identifica como uma religião universal, muito antiga, dos primórdios da humanidade. Existe a busca da harmonia, integridade e da unicidade, pela aproximação com o Sagrado, via alteração do estado de consciência. Para isso, o uso do tambor auxilia a mudança de estado de consciência. A partir daí percebe-se que tudo está conectado em rede, dos elementos como água, fogo, terra e vento, assim como com os elementais.
Ambas as religiões têm na conectividade com o meio ambiente um pressuposto fundamental para a elevação espiritual. E no caso do Xamanismo, corpo, mente e espírito são pertinentes ao mundo natural, ao mundo animal. Nesse contexto é compreensível a identificação de animais sagrados de Poder.