Sobre a UMAPAZ

Programas ESTRATÉGICOS da UMAPAZ

  

A UMAPAZ – Coordenação de Educação Ambiental e Cultura de Paz, Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz, enquanto órgão gestor da Política Municipal de Educação Ambiental de São Paulo, promove, assegura e fomenta a Educação Ambiental da cidade de São Paulo. Oferece atividades e cursos incentivadores de participação social na melhoria ambiental e na cultura de paz, por meio da educação ambiental, conscientizadora dos cuidados com os recursos naturais e o equilíbrio necessário para uma convivência harmônica entre sociedade e meio ambiente. Os cursos tratam de temáticas e assuntos variados, norteados pela metodologia de livre percurso de aprendizagem, onde cada um trilha seu próprio caminho germinando ideias e florescendo atitudes, fundamentais para a perpetuação de um ambiente sustentável.

Compõe-se por cinco equipes: Escola Municipal de Jardinagem; Divisão de Formação em Educação Ambiental e Cultura de Paz; Divisão de Difusão e Projetos em Educação Ambiental e Cultura de Paz; Divisão dos Planetários Municipais e Escola de Agroecologia de Parelheiros. São equipes constituídas por profissionais de diferentes formações e saberes – biólogos, agrônomos, comunicadores sociais, pedagogos, sociólogos, geólogos, geógrafos, arquitetos, de saúde e mais, o que permite a concepção e o desenvolvimento de programas e atividades numa dimensão inter e transdisciplinar.

Conta com uma biblioteca – o Espaço Sapucaia – com livros, revistas e materiais sobre meio ambiente e cultura de paz, para uso dos professores, alunos e aberta à comunidade.

A UMAPAZ oferece cursos e atividades de formação, atividades de sensibilização e de reforço de saberes e práticas, em livre percurso de aprendizado, isto é, cada pessoa pode trilhar seu próprio caminho, iniciando o percurso a partir de seus interesses e sendo acompanhado e estimulado a inserir-se num processo articulado de capacitação. Assim, a programação é, intencionalmente, bastante diversificada em termos de conteúdos e de práticas.

Em termos de faixa etária, a UMAPAZ tem atividades apropriadas a crianças e adolescentes, como a Aventura Ambiental, programação destinada a jovens e adultos, procurando acolher, em seus programas, pessoas de diferentes faixas etárias, ocupações, formações e originárias de todas as regiões da cidade, fundamentada no poder da diversidade.

A programação pode ser conhecida e acessada clicando aqui.

Todos são bem-vindos à UMAPAZ! Participe, inscreva-se, venha colaborar com a construção de uma sociedade mais sustentável, justa e pacífica.

 

Veja aqui nossa Equipe

Histórico

A UMAPAZ, Coordenação de Educação Ambiental e Cultura de Paz da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) da Cidade de São Paulo, opera por meio de uma rede de parcerias. Foi concebida em 2005 e iniciou suas atividades em janeiro de 2006. Em 2009, como departamento, passou a coordenar também a Escola Municipal de Jardinagem, a Divisão de Astronomia e Astrofísica.

No início de 2005, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, propôs dotar a Cidade de uma Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz, para ampliar a sensibilização e a preparação da sociedade para lidar com as riquezas e os riscos presentes na relação sócio-ambiental na Cidade de São Paulo, bem como pela importância de fomentar e oferecer instrumentos para a ação conjunta de sociedade e governo em prol da sustentabilidade e da paz em São Paulo.

Foi aprovada a idéia de instituir, em São Paulo, a Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz - UMAPAZ - e designou, também, um prédio no Ibirapuera para sediar a UMAPAZ.

A proposta básica da UMAPAZ foi apresentada e aprovada no CADES - Conselho Municipal do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, em 28 de julho de 2005.

A formulação da proposta da UMAPAZ considerou outras experiências de Universidades Abertas ou Livres em vários países e no Brasil, que complementam ou suplementam as instituições de ensino formal, como a Unilivre - Universidade Livre do Meio Ambiente, em Curitiba (PR); a Universidad Libre del Ambiente, em Córdoba - Argentina; a U-Peace de Costa Rica; a Universidad Libre de Cataluña, na Espanha e o Schumacher College, na Inglaterra.

Após a aprovação do projeto básico, o detalhamento da concepção da UMAPAZ foi feita de forma participativa, com 60 pessoas, metade da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente e metade de outras instituições, com variadas especialidades e experiências, e que participaram do processo de planejamento realizado entre setembro e novembro de 2005.

Desde a sua concepção, a UMAPAZ se propõe a ser uma organização em rede, operando por meio de uma teia de parceiras com propósitos similares. Parceiros precursores como U Peace, Unesco, Associação Palas Athena, Aliança pela Infância, Associação Monte Azul, Gaia Education, Grupos Ecobairro, CRIS e Rede Ação pela Paz e parceiros que vêm se integrando na programação de atividades.

Em janeiro de 2009, por meio da Lei Municipal que reorganizou a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, passou a ser o Departamento de Educação Ambiental da Secretaria, coordenando a área de formação, implementada desde 2006, e também a Escola Municipal de Jardinagem, a Escola Municipal de Astrofísica, os Planetários (Ibirapuera e Carmo).

Propósito

 

O propósito da UMAPAZ - Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz - é difusão de educação socioambiental, visando contribuir para integrantes de diferentes segmentos da população, de forma criativa, crítica e autônoma, construam conhecimentos sobre a situação e perspectivas socioambientais capazes de incorporar hábitos e estilos de vida amigáveis e compatíveis com a sustentabilidade da vida na cidade e no planeta.

Visão

 

A visão da UMAPAZ é de uma instituição pública em rede que seja, a um tempo, um elemento aglutinador e potencializador de iniciativas já existentes e um ponto de disseminação pública de informações, conhecimentos e experiências de educação socioambiental e convivência pacífica na Cidade de São Paulo.

Valores

 

• Responsabilidade ambiental;
• Cultura de paz e não violência;
• Acesso universal à informação;
• Transdisciplinaridade;
• Interculturalidade.

Vínculo

 

A UMAPAZ é o Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura do Município de São Paulo, e uma organização que opera em rede.

Divisões técnicas

Escola Municipal de Jardinagem (EMJ)
A Escola Municipal de Jardinagem tem como propósito incentivar e promover a capacitação dos cidadãos para a jardinagem, paisagismo e cultivo. Por meio de atividades práticas e teóricas, reconectam os participantes com a natureza, desenvolvendo conscientização ambiental de forma efetiva e palpável.

Divisão Planetário Municipal (DPM)
A Divisão do Planetário Municipal gere o funcionamento do Planetário Municipal do Carmo - Professor Acácio Riberi e desenvolve atividades relacionadas à astronomia de forma acessível, interativa e lúdica. Em função de sua característica tecnocientífica, o planetário apresenta o universo por uma perspectiva nova, causando maravilhamento com os estudos astronômicos e o lugar do homem nessa imensidão.

Formação em Educação Ambiental e Cultura de Paz (DFEPAZ)
A formação em educação ambiental e a promoção de uma cultura de paz, são os propósitos da Divisão de Formação. Cursos, seminários, palestras e atividades voltados para o público em geral incentivam os indivíduos a adotar valores sustentáveis no seu dia-a-dia e na sua comunidade. Além de auxiliar e apoiar programas de formação ambiental para instituições, sejam elas públicas ou privadas, florescendo agentes de saberes e práticas sustentáveis por meio da cultura de paz.

Divisão de Difusão e Projetos em Educação Ambiental (DDPEA)
A Divisão de Difusão e Projetos em Educação Ambiental desenvolve atividades e projetos socioambientais e incentiva a participação popular. Trabalha de forma articulada às políticas públicas para disseminar práticas sustentáveis em espaços públicos e atua junto a instâncias públicas ou privadas em projetos de educação ambiental, permeando sistematicamente todo território da cidade, dispersando sementes capazes de germinar projetos sustentáveis.

Escola de Agroecologia de Parelheiros (EAP)
A Escola de Agroecologia de Parelheiros iniciou suas atividades em fevereiro de 2020, atendendo demanda antiga. Instalada no Parque Nascentes do Ribeirão Colônia tem como objetivo, difundir as práticas agroecológicas para uma agricultura mais sustentável, além de integração socioambiental para a população em geral. As atividades oferecidas são oficinas, cursos, trilhas e palestras voltadas para os agricultores e moradores em geral, trazendo temas relevantes para este público, bem como atividades com o tema socioambiental para a população.

Contato

Endereço:
Av. Quarto Centenário, 1268. Parque Ibirapuera
Pedestres: Acesso pelo portão 7A.
Estacionamento: Portão 7, Av. República do Líbano, estacionamento (Zona Azul).
Clique aqui para ver como chegar na UMAPAZ e as linhas de ônibus que passam próximas ao prédio

Telefone (PABX): + 55 11 5908 3800

Horário de atendimento ao público:
De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

E-mail: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

Atendimento da Biblioteca Espaço Sapucaia:
De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábado, das 9h às 13h.

 

Confira nossas redes sociais!