Share

Sobre a UMAPAZ

 

A UMAPAZ  , Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) da Prefeitura do Município de São Paulo, opera por meio de uma rede de parcerias. Foi concebida em 2005 e iniciou suas atividades em janeiro de 2006. Em 2009, como departamento, passou a coordenar também a Escola Municipal de Jardinagem, a Divisão de Astronomia e Astrofísica.


 

Histórico

No início de 2005, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, propôs dotar a Cidade de uma Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz, para ampliar a sensibilização e a preparação da sociedade para lidar com as riquezas e os riscos presentes na relação sócio-ambiental na Cidade de São Paulo, bem como pela importância de fomentar e oferecer instrumentos para a ação conjunta de sociedade e governo em prol da sustentabilidade e da paz em São Paulo.

O Prefeito aprovou a idéia de instituir, em São Paulo, a Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz - UMAPAZ - e designou, também, um prédio no Ibirapuera para sediar a UMAPAZ.

A proposta básica da UMAPAZ foi apresentada e aprovada no CADES - Conselho Municipal do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, em 28 de julho de 2005.

A formulação da proposta da UMAPAZ considerou outras experiências de Universidades Abertas ou Livres em vários países e no Brasil, que complementam ou suplementam as instituições de ensino formal, como a Unilivre - Universidade Livre do Meio Ambiente, em Curitiba (PR); a Universidad Libre del Ambiente, em Córdoba - Argentina; a U-Peace de Costa Rica; a Universidad Libre de Cataluña, na Espanha e o Schumacher College, na Inglaterra.

Após a aprovação do projeto básico, o detalhamento da concepção da UMAPAZ foi feita de forma participativa, com 60 pessoas, metade da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente e metade de outras instituições, com variadas especialidades e experiências, e que participaram do processo de planejamento realizado entre setembro e novembro de 2005.

Desde a sua concepção, a UMAPAZ se propõe a ser uma organização em rede, operando por meio de uma teia de parceiras com propósitos similares. Parceiros precursores como U Peace, Unesco, Associação Palas Athena, Aliança pela Infância, Associação Monte Azul, Gaia Education, Grupos Ecobairro, CRIS e Rede Ação pela Paz e parceiros que vêm se integrando na programação de atividades.

Em janeiro de 2009, por meio da Lei Municipal que reorganizou a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, passou a ser o Departamento de Educação Ambiental da Secretaria, coordenando a área de formação, implementada desde 2006, e também a Escola Municipal de Jardinagem, a Escola Municipal de Astrofísica, os Planetários (Ibirapuera e Carmo).

 

Propósito

O propósito da UMAPAZ - Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz - é a difusão da educação socioambiental, visando a contribuir para que integrantes de diferentes segmentos da população, de forma criativa, critica e autônoma, construam conhecimentos sobre a situação e perspectivas socioambientais e para que se capacitem a incorporar hábitos e estilos de vida amigáveis e compatíveis com a sustentabilidade da vida na cidade e no planeta.

 

Visão
A visão da UMAPAZ é de uma instituição pública e em rede que seja, a um tempo, um elemento aglutinador e potencializador de iniciativas já existentes e um ponto de disseminação pública de informações, conhecimentos e experiências de educação socioambiental e convivência pacífica na Cidade de São Paulo.

 

Valores
• Responsabilidade ambiental;
• Cultura de paz e não violência;
• Acesso universal à informação;
• Transdisciplinariedade;
• Interculturalidade.

 

Vínculo
A UMAPAZ é o Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura do Município de São Paulo, e uma organização que opera em rede.

 

Sede da UMAPAZ
Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268 - Parque Ibirapuera, acesso pelo portão 7A
Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira das 9h às 18h