Sobre a UMAPAZ

A UMAPAZ – Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz, Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), desenvolve e dissemina conhecimentos e práticas de educação para a sustentabilidade, alicerçados no respeito à vida e inspirados na Carta da Terra.

Compõe-se por quatro equipes: Escola Municipal de Jardinagem, Formação, Difusão e Projetos e Astronomia e Astrofísica. São equipes constituídas por profissionais de diferentes formações e saberes – biólogos, agrônomos, comunicadores sociais, pedagogos, sociólogos, geólogos, geógrafos, arquitetos, de saúde e mais, o que permite a concepção e o desenvolvimento de programas e atividades numa dimensão inter e transdisciplinar.

Conta com uma biblioteca – o Espaço Sapucaia – com livros, revistas e materiais sobre meio ambiente e cultura de paz, de uso dos professores, aluno e aberta à comunidade.

A UMAPAZ oferece cursos e atividades de formação, atividades de sensibilização e de reforço de saberes e práticas, em livre percurso de aprendizado, isto é, cada pessoa pode trilhar seu próprio caminho, iniciando o percurso a partir de seus interesses e sendo acompanhado e estimulado a inserir-se num processo articulado de capacitação. Assim, a programação é, intencionalmente, bastante diversificada em termos de conteúdos e de práticas.

Em termos de faixa etária, a UMAPAZ tem atividades apropriadas a crianças e adolescentes, como a Aventura Ambientale programação destinada a jovens e adultos, procurando acolher, em seus programas, pessoas de diferentes faixas etárias, ocupações, formações e originárias de todas as regiões da cidade, fundamentada no poder da diversidade.

A programação pode ser conhecida e acessada clicando aqui.

Todos são bem vindos à UMAPAZ! Participe, inscreva-se, venha colaborar com a construção de uma sociedade mais sustentável, justa e pacífica.

 

A UMAPAZ, Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) da Prefeitura do Município de São Paulo, opera por meio de uma rede de parcerias. Foi concebida em 2005 e iniciou suas atividades em janeiro de 2006. Em 2009, como departamento, passou a coordenar também a Escola Municipal de Jardinagem, a Divisão de Astronomia e Astrofísica.

Histórico

No início de 2005, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, propôs dotar a Cidade de uma Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz, para ampliar a sensibilização e a preparação da sociedade para lidar com as riquezas e os riscos presentes na relação sócio-ambiental na Cidade de São Paulo, bem como pela importância de fomentar e oferecer instrumentos para a ação conjunta de sociedade e governo em prol da sustentabilidade e da paz em São Paulo.

O Prefeito aprovou a idéia de instituir, em São Paulo, a Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz - UMAPAZ - e designou, também, um prédio no Ibirapuera para sediar a UMAPAZ.

A proposta básica da UMAPAZ foi apresentada e aprovada no CADES - Conselho Municipal do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, em 28 de julho de 2005.

A formulação da proposta da UMAPAZ considerou outras experiências de Universidades Abertas ou Livres em vários países e no Brasil, que complementam ou suplementam as instituições de ensino formal, como a Unilivre - Universidade Livre do Meio Ambiente, em Curitiba (PR); a Universidad Libre del Ambiente, em Córdoba - Argentina; a U-Peace de Costa Rica; a Universidad Libre de Cataluña, na Espanha e o Schumacher College, na Inglaterra.

Após a aprovação do projeto básico, o detalhamento da concepção da UMAPAZ foi feita de forma participativa, com 60 pessoas, metade da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente e metade de outras instituições, com variadas especialidades e experiências, e que participaram do processo de planejamento realizado entre setembro e novembro de 2005.

Desde a sua concepção, a UMAPAZ se propõe a ser uma organização em rede, operando por meio de uma teia de parceiras com propósitos similares. Parceiros precursores como U Peace, Unesco, Associação Palas Athena, Aliança pela Infância, Associação Monte Azul, Gaia Education, Grupos Ecobairro, CRIS e Rede Ação pela Paz e parceiros que vêm se integrando na programação de atividades.

Em janeiro de 2009, por meio da Lei Municipal que reorganizou a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, passou a ser o Departamento de Educação Ambiental da Secretaria, coordenando a área de formação, implementada desde 2006, e também a Escola Municipal de Jardinagem, a Escola Municipal de Astrofísica, os Planetários (Ibirapuera e Carmo).

Propósito

O propósito da UMAPAZ - Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz - é a difusão da educação socioambiental, visando a contribuir para que integrantes de diferentes segmentos da população, de forma criativa, critica e autônoma, construam conhecimentos sobre a situação e perspectivas socioambientais e para que se capacitem a incorporar hábitos e estilos de vida amigáveis e compatíveis com a sustentabilidade da vida na cidade e no planeta.

Visão
A visão da UMAPAZ é de uma instituição pública e em rede que seja, a um tempo, um elemento aglutinador e potencializador de iniciativas já existentes e um ponto de disseminação pública de informações, conhecimentos e experiências de educação socioambiental e convivência pacífica na Cidade de São Paulo.
Valores
• Responsabilidade ambiental;
• Cultura de paz e não violência;
• Acesso universal à informação;
• Transdisciplinariedade;
• Interculturalidade.

Vínculo
A UMAPAZ é o Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura do Município de São Paulo, e uma organização que opera em rede.

 

  

 

Divisão Técnica  Nome Sobre/Missão
UMAPAZ-1 Escola Municipal de Jardinagem Com o propósito de estimular e instrumentalizar os cidadãos para as práticas de cultivo na Cidade, a Escola Municipal de Jardinagem, fundada em 1976 e incorporada à UMAPAZ em 2009, ensina a plantar e a cuidar, disseminando conhecimentos técnicos e práticas de cultivo.
Oferece cursos regulares de Jardinagem, Hortas, Orquídeas, Recursos Paisagísticos e, também, atividades de curta duração como palestras, oficinas, trilhas e minicursos. Conta, ainda, com o Programa de Atendimento às Plantas.

UMAPAZ-2

Divisão Técnica de Astronomia e Astrofísica

Escola Municipal de Astrofísica

Planetário Ibirapuera (Prof. Aristóteles Orsini)

Planetário do Carmo (Prof. Acácio Riberi)

Contando coma Escola Municipal de Astrofísica e com os Planetários Prof. Aristóteles Orsini, no Ibirapuera, e Acácio Riberi, no Parque do Carmo, tem o propósito de aproximar os cidadãos de conhecimentos sobre o Universo conhecido e de promover a percepção das nossas relações, habitantes do Planeta Terra, com o Cosmo.
Oferece sessões regulares em ambos os Planetários, para escolas e para o público em geral, e cursos de Astronomia e Astrofísica,parte deles específicos para educadores e outros para outros interessados.
UMAPAZ-3 Formação em Educação Ambiental e Cultura de Paz Tem o propósito de oferecer espaços de reflexão e de apropriação de conhecimentos e práticas em sustentabilidade, a Formação busca atrair e atender cidadãos interessados em incorporar em sua vida pessoale comunitária valores, hábitos e posturas que contribuam para a sustentabilidade, capacitando=se como agentes de transformação na cidade.
Oferece cursos, palestras, oficinas e vivências, em programas como Carta da Terra em Ação, Metodologias Integrativas, Meio Ambiente e Saúde, Natureza e Sociedade, Mediação de Conflitos Socioambientais.

UMAPAZ-4

Divisão de Difusão e Projetos em Educação Ambiental

UMAPAZ na Cidade Visa difundir em escala saberes e práticas de educação ambiental, trabalhando na sensibilização e mobilização de cidadãos para a discussão e o encaminhamento de questões ambientais gerais e específicas de territórios da cidade.
Promove atividades para públicos específicos, buscando acolher seus interesses e desenvolver potencialidades na difusão de práticas de sustentabilidade, como cuidados com a fauna, a vegetação, a água, os resíduos, as relações.

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Endereço:
Av. Quarto Centenário, 1268. Parque Ibirapuera
Pedestres: Acesso pelo portão 7A.
Estacionamento: Portão 7, Av. República do Líbano, estacionamento (Zona Azul).

Telefone (PABX): + 55 11 5908 3800

Horário de atendimento ao público:
de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h.
E-mail: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

Atendimento da Biblioteca Espaço Sapucaia:
de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábado, das 9h às 13h.

 

» Clique aqui para ver as informações de Contato da UMAPAZ

» Clique aqui para ver como chegar na UMAPAZ e as linhas de ônibus que passam próximas ao prédio