7º Encontro

Encontros de Meio Ambiente e Espiritualidade

 

SOBRE | PROGRAMAÇÃO | ACONTECEU | CONTATO | COMO CHEGAR | UMAPAZ

  


» Sobre a apresentação

Cintia Okamura e Floripes Nubia Messiânica, da Soka Gakkai falaram sobre a filosofia humanística do budismo de Nichiren Daishonin baseada na paz, cultura e educação. Seus conceitos principais são: a dignidade e a igualdade inerentes em todos os seres humanos. O potencial ilimitado de cada pessoa para a criatividade, e o direito fundamental de cultivar o auto-desenvolvimento por meio de um processo de reforma auto motivada denominada de revolução humana.
“Enxergo quem sou eu e mudo aquele contexto que sempre vivi.” O budismo de Sakayamuni surge na índia e desperta para a lei da vida que permeia o Universo. Todo Universo é uma entidade e nada existe á parte da lei da vida. A palavra Buda significa aquele que despertou ou aquele que iluminou.
Após a morte de Sakyamuni, o budismo enfrentou dificuldade de manter seus objetivo original –surgem várias escolas budistas que compilam seus ensinamentos, os sutras.
O que há de melhor de mim para o próximo. As principais escolas são o budismo de Mahayana na Ásia tem o sutra do lótus, cujo título é o nam -myoho-rengue-kyo é a lei da vida, como o mais importante.
O que há de certo na vida é a impermanencia dos fenômenos. Bodhisattva é um passo para chegar ao estado do Buda. Na China o propósito do Sutr do lótus é manifestar a natureza de Buda inerente à vida das pessoas.

Princípios Budistas:

» Itinen sanzen = unicidade da vida e seu ambiente
» Esho Funi = estão em consonância com a compreeensão da interdenpencia da vida no Universo como prega o paradigma científico sistêmico. O diferencial é compreender o impacto que a prática budista.

Num único instante de nossa vida carregamos três mil mundos:

1 - A forma, percepção, concepções de mundo, as vontades e os desejos que eu estou vivendo.
2 - Ambiente social um ser é vivo é todo o ambiente em que vivemos
3 - Não existe o eu sem o outro e nem o eu imutável.
A visão da vida olha cada ser humano como uma existência preciosa, insubstituível e única.
Buda é a própria vida compreender que a vida. Que ações a Soka Gakkai realizam para colocar em prática a filosofia humanística do budismo de Nichiern Daishonin?
Objetivo: promover a paz e o respeito pela vida baseado na filosofia humanística de Nichiren.
Atividades nos campos da paz, Cultura e Educação.
Budismo objetiva a transformação da realidade

Propostas de ação:

• restabelecer sentimento de pertencimento
• estimular um novo
Esho Funi = permite resgatar sentimento de pertencimento ( inseparabilidade) revolução humana


Igreja Messiânica mundial do Brasil

A Fundação Mokiti Okada nasceu em 1 janeiro em 1935 por Mokiti Okada, chamada pelos messiânicos meishu sama significa senhor da luz. Incentivou a prática do altruísmo e apreciação do belo, como formas de elevação da espiritualidade e a aplicação de um método agrícola sustentável..
O programa horta em casa busca desenvolver o amor altruísta e a sensibilidade de seus participantes bem como expandir a agricultura natural por meio da implantação de hortas.
O método da agricultura natural foi idealizado por meishu-sama como solução para os problemas decorrentes da prática da agricultura convencional.
Vivifica o solo só com adubo orgânico e não colocar fertilizantes.
Síntese da filosofia de Mokiti Okada = movido pelo materialismo, que o faz acreditar apenas naquilo que vê, e pelo egoísmo, que leva a agira de acordo com sua própria conveniência, o homem tornou-se prisioneiro.
O que chamamos de desenvolvimento da espitirualidade é o esforço incansável na procura do caminho.
“Você não é uma partícula do universo você é todo o Universo. O espírito precede a matéria.”