Aconteceu

Relatórios de encontros passados

SOBRE | PROGRAMAÇÃO | ACONTECEU | CONTATO | COMO CHEGAR | UMAPAZ

 

 

» 4° Encontro

13 de junho de 2017, terça-feira, das 19h às 21h30

Clique aqui e leia o relatório do encontro

Sobre os convidados:


» Monge Ryozan representando o Budismo Soto Zen

No Japão o Zen Budismo deu origem, ao longo de cerca de setecentos anos de história, a duas principais tradições. A tradição Rinzai caracteriza-se principalmente pela ênfase na prática de koans: pequenas histórias ou perguntas sobre as quais o praticante medita profundamente, com o objetivo de transcender a compreensão estritamente racional da realidade. A tradição Soto é mais conhecida pela prática do “shikantaza”, ou “apenas sentar-se”. Como em outras linhagens, realizam-se liturgias, exegeses de textos religiosos, koans e atividades recitativas e devocionais, mas a ênfase está na prática da meditação sentada. Dois mosteiros são considerados como sedes da tradição Soto no Japão: Eiheiji e Sojiji, construídos respectivamente pelos dois Mestres fundadores Eihei Dogen (séc. XIII) e Keizan Jokin (séc. XIV), representados na imagem abaixo. Atualmente, a tradição Soto é uma das maiores religiões do Japão, com cerca de quinze mil templos e oito milhões de adeptos.


» Padre José Bizon representando o Catolicismo

O termo catolicismo é "usado geralmente para uma experiência específica do cristianismo compartilhada por cristãos que vivem em comunhão com a Igreja de Roma.” Muitos dos principais credos (definições de fé semelhantes a preces) cristãos, nomeadamente o Credo dos Apóstolos e o Credo niceno-constantinopolitano, utilizam este termo.
No seu sentido mais estreito, o termo é usado para referir-se à Igreja Católica de Roma, formada por 23 igrejas sui iuris que estão em comunhão total com o Papa, e possui mais de um bilhão de fiéis (ou seja, mais de um sexto da população mundial e mais da metade de todos os cristãos).