5° Encontro

Encontros de Meio Ambiente e Espiritualidade

 

 SOBRE | PROGRAMAÇÃO | ACONTECEU | CONTATO | COMO CHEGAR | UMAPAZ

 

» Sobre a apresentação

Para Pai Guimarães a Umbanda é uma religião brasileira que influenciou as nações africanas e indígenas e de todo conhecimento ancestral. Eles enxergam na natureza a sua referencia e adoração dos Deuses africanos. O ciclo da vida foi criado por Deus. Ela sincretiza o catolicismo, espiritismo e as religiosidades africana, indiana e indígena, e é por muitas vezes confundida com o Candomblé e a Quimbanda, porém possui princípios, ensinamentos e rituais que a diferencia das demais.
A estrutura da Umbanda baseia-se em três princípios, comuns a todas as formas de Umbanda, que são: fraternidade, caridade e respeito ao próximo. Além da obediência a esses princípios, existem conceitos básicos nos quais a umbanda se fundamenta:

• Existência de um único Deus, supremo e onipotente, conhecido como Zambi, Olorum ou simplesmente Deus;
• Existência dos Orixás, seres do Plano Superior que representam cada um a sua forma, elementos da natureza, do planeta ou das próprias características humanas;
• Manifestação dos espíritos e suas várias formas de atuar, podendo ser os guias, que são mensageiros divinos, espíritos de luz em evolução que incorporam nos médiuns para ensinar e orientar aos que buscam auxílio, e os kiumbas, espíritos obsessores e sem luz que se alimentam das fraquezas.humanas, como ódio, vingança e vícios; entre outros.

Segundo as explicações de Wagner Canalonga, o Taoísmo é uma tradição chinesa cuja origem se perde no tempo. A partir da observação da natureza há preocupação com ela. Na visão de mundo do Taoísmo são compostos de Yang e Ying, a partir dessa compreensão é que se vê todo o Universo assim em constante movimento.
O taoísmo é uma tradição filosófica e religiosa chinesa que tem como conceito chave o Tao, palavra que em chinês pode significar “caminho”, “estrada”, “curso” ou “método”. Para essa tradição, o Tao é a força cósmica subjacente que cria o universo, compreendendo em si o fluxo natural de surgimento e desaparecimento dos fenômenos, os quais dele emergem e a ele retornam.
O texto mais importante do taoísmo, o Tao Te Ching (Livro do Caminho e da Virtude, c. 300 a.C.), declara que o Tao é a “fonte” do universo, assim considerado princípio criador, mas não como uma divindade. A natureza manifesta-se espontaneamente, sem uma intenção superior, cabendo ao ser humano integrar-se, por meio da “não-ação” (“wuwei”) e da espontaneidade (“ziran”), ao seu fluxo e ritmos, para alcançar a felicidade e uma vida longa.