4° Encontro

Encontros de Meio Ambiente e Espiritualidade

SOBRE | PROGRAMAÇÃO | ACONTECEU | CONTATO | COMO CHEGAR | UMAPAZ

 

» Sobre a apresentação


A primeira fala deste 4º Encontro foi a do Monge Ryozan do Budismo Soto Zen, na qual foi citado serem contra o desperdício, principalmente de alimento (“Não se pode deixar um grão de arroz no prato").

O Monge Ryozan falou sobre o significado da expressão Natureza- Buda. Em resumo, a existência total é chamada “seres vivos”. Exatamente neste momento, o interior e o exterior de todos os seres são a Total Existência da Natureza Buda.
Ele fala sobre como restaurar o equilíbrio do ser humano e da Mãe Terra com as seguintes frases:


“O tempo é agora. O local é aqui”. "
“Nos já somos o que queremos nos tornar."
“Nosso esforço e empenho deve ser para percebermos tal verdade.”

A apresentação do Padre José Bizon, mestre em Ecumenismo pela Pontifícia Universidade Santo Tomás, de Roma; assessor da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da CNBB; representou o Catolicismo em nosso evento. Sua apresentação foi baseada na história da Criação, sendo a natureza algo divino. Além disso, ele descreveu as Campanhas da Fraternidade desde1979 até a deste ano.

Ao final da apresentação falou sobre a Encíclica Laudato si, sobre o cuidado da casa comum”, um texto no qual o Papa Francisco em seis capítulos desenvolve um conceito de ecologia integral como novo paradigma de justiça.

Essa atitude de cuidar do ambiente, não é uma atitude verde é muito mais; cuidar do ambiente significa uma atitude de ecologia humana, a ecologia é total é humana. E isso é o que eu quis desenvolver na Encíclica ‘Laudato Si’.” (Papa Francisco)