Share

Biblioteca UMAPAZ

Espaço Sapucaia

 

 

O Espaço Sapucaia, biblioteca dedicada à educação ambiental e cultura de paz foi inaugurado em 2008, na Universidade Livre do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), localizada dentro do Parque Ibirapuera. Primeira biblioteca municipal que possui acervo totalmente dedicado ao meio ambiente, a unidade foi criada com a proposta de facilitar o acesso do público aos diversos assuntos relacionados às questões ambientais e de cultura para a paz e também servir de suporte aos cursos ministrados pela UMAPAZ.

 

Com um acervo de mais de 3 mil obras, os usuários ainda podem contar com pesquisas, teses, trabalhos técnicos sobre os temas, além de uma coleção de artigos e reportagens sobre os parques municipais de São Paulo. Também são disponibilizados materiais multimídias como CDs e DVDs.

A escolha da Sapucaia para nomear o Espaço é cheia de significados. A palavra de origem tupi significa “olho que se abre”, remetendo a todo o conhecimento que uma biblioteca pode proporcionar. Além disso, é o nome de uma árvore existente no Parque Ibirapuera que exibe floração cor-de-rosa, cujo fruto é uma cabaça cheia de sementes.

A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 18h. Para o empréstimo de obras é necessário fazer uma ficha de usuário, apresentando documento de identidade original e de residência. A locação tem duração de uma semana, podendo ser renovada.

A biblioteca reúne mais de 3500 livros, com títulos voltados ao meio ambiente e cultura de paz, teses, trabalhos técnicos, periódicos, CD’s, DVD’s, VHS e fotografias, entre outros. 


Informações: (11) 5908-3828

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e aos sábados, das 9h às 13h.

Localização:
Av. IV Centenário, n. 1268 - portão 7A - Parque Ibirapuera - São Paulo - SP

Pedestres: Portão 7A, Av. IV Centenário, n. 1268 (quase esquina com a Av. República do Líbano).
Estacionamento: Portão 7, Av. República do Líbano, estacionamento (Zona Azul).

 

 

Como chegar na UMAPAZ: