Biblioteca UMAPAZ

Espaço Sapucaia

O Espaço Sapucaia, biblioteca dedicada à educação ambiental e cultura de paz foi inaugurado em 2008, na Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), localizada dentro do Parque Ibirapuera. Foi a primeira biblioteca municipal a possuir acervo totalmente dedicado ao meio ambiente. A unidade foi criada com a proposta de facilitar o acesso do público aos diversos assuntos relacionados às questões ambientais e cultura de paz, e também servir de suporte aos cursos ministrados pela UMAPAZ.

Com um acervo de mais de 3 mil obras, os usuários contam com pesquisas, teses e trabalhos técnicos sobre diversos temas, além de uma coleção de artigos e reportagens sobre os parques municipais de São Paulo. Incluindo também materiais multimídias como CDs e DVDs.

A escolha de "Sapucaia" para nomear o espaço é cheia de significados. A palavra de origem tupi significa “olho que se abre”, remetendo a todo o conhecimento que uma biblioteca pode proporcionar aos seus visitantes. Além disso, é o nome de uma árvore existente no Parque Ibirapuera que exibe floração cor-de-rosa, cujo fruto é uma cabaça cheia de sementes.

A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira das 10h às 17h. Para o empréstimo de obras é necessário fazer uma ficha de usuário, apresentando documento de identidade original e de residência. A locação tem duração de uma semana, podendo ser renovada posteriormente. 

 

CONSULTE NOSSO ACERVO

Para acessar nosso acervo clique na palavra "ACERVO" abaixo 

 

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

Localização:
Av. IV Centenário, n. 1268 - portão 7A - Parque Ibirapuera - São Paulo - SP
Pedestres: Portão 7A, Av. IV Centenário, n. 1268 (quase esquina com a Av. República do Líbano).
Estacionamento: Portão 7, Av. República do Líbano, estacionamento (Zona Azul).

Como chegar na UMAPAZ

 

Confira nossas redes sociais!