Reintrodução ( projeto bugio)

Fauna Silvestre

Reintrodução

Reintrodução de fauna (foto: M. Kawall)

O programa de reintrodução possibilita um estudo mais detalhado dos animais que são reintroduzidos na natureza. O trabalho de reintrodução mais significativo, desenvolvido pela Divisão de Fauna, está relacionado aos macacos Bugios (Alouatta clamitans).

Os Bugios são macacos sociais, vivendo em grupos de 2 a 11 indivíduos, por este motivo, antes de serem soltos é necessário formar famílias destes animais, que tem seus comportamentos analisados pela equipe da divisão de fauna. A alimentação dos bugios é baseada em folhas e frutos, o que torna os bugios importantes disseminadores de sementes, ajudando na recomposição de florestas.

A reintrodução destes animais em áreas de soltura existentes na zona Sul de São Paulo, ocorre devido ao crescimento irregular da região metropolitana da cidade, que provoca a destruição das matas nativas onde os bugios e outros animais silvestres vivem. A maioria dos conflitos de convivência entre o avanço urbano e macacos bugio na cidade de São Paulo, ocorre nos limites norte da cidade, junto a Serra da Cantareira. Através do projeto “Manejo e Conservação do Bugio Alouata clamitans (Primates, Atelidae) na Região Metropolitana de São Paulo” a Divisão de Fauna já reintroduziu  diversos animais.

Após a soltura, é realizado um trabalho de monitoramento. O deslocamento dos bugios nas matas pode ser acompanhado graças ao uso de colares que emitem um sinal de rádio, captado por um receptor. Dessa forma é possível acompanhar por vários meses as atividades dos bugios soltos pela Divisão de Fauna Silvestre, obtendo importantes informações sobre sua biologia.

É de grande importância o trabalho de reintrodução dos bugios na cidade de São Paulo, pois este trabalho está diretamente relacionado à preservação de áreas verdes de mata atlântica em nosso município, incluindo o levantamento da flora associada a alimentação dos bugios. O esforço dos técnicos da Divisão de Fauna no trabalho com os bugios reflete na preservação de todo um bioma que sustenta a biodiversidade na região da cidade de São Paulo. 

 

Acesse o relatório:

Volume I (pdf - 7,66Mb)

Volume II ( pdf - 4,8Mb)

  

Case Study - Re-introducing of Howler Monkey in Sao Paulo City (pdf - 99 Kb)

 

Divisão Técnica de Medicina Veterinária
Av. IV Centenário, Portão 7A
Segunda a Sexta-feira das 7h às 17h
Atendimento também pelos telefones 3885-6669 e (11) 95220-0219 (somente whatsapp), inclusive aos finais de semana e feriados, das 08h às 17h.
E-mail: faunasvma@prefeitura.sp.gov.br  
www.prefeitura.sp.gov.br/fauna

 

 voltar para Fauna