Ave machucada, ferida ou com dificuldade em voar


MACHUCADOS OU FERIMENTOS
 Ao encontrar um filhote de passarinho, confira a situação do animal. Veja algumas dicas:
1- Verifique primeiramente se há sangue ou alguma alteração na superfície do corpo da ave;
2- Observe se as asas se fecham normalmente ou se ficam caídas (pode evidenciar uma fratura); veja se a plumagem está desigual ou com defeitos (isso pode denunciar o ataque de predadores);
3- Se o filhote não está caído e seus pais estão próximos, não mexa no animal e cuida apenas para que os animais domésticos sejam afastados.
4- Se o filhote está piando e os pais não se aproximam, afaste-se, pois sua presença pode estar inibindo essa aproximação.
5- Dê um determinado tempo para que os animais tenham a chance de agir naturalmente. Só interfira depois de comprovada a necessidade de algum cuidado especial.

DIFICULDADE EM VOAR
Aves encontradas no chão porque não conseguem voar direito não estão necessariamente com problemas ou precisam da ajuda humana. Nos centros urbanos, é muito comum, principalmente na primavera, encontrar aves recém-saídas dos ninhos que se encontram nessa situação. Estes animais não devem ser recolhidos pela população, que muitas vezes intervêm com o intuito de ajudar.
Dependendo da espécie, as aves recém-saídas dos ninhos têm o hábito de buscar alimento no chão. É o que acontece, por exemplo, com o sabiá-laranjeira. Sem conseguir voar adequadamente, os pássaros jovens apresentam movimentos estranhos, trombando em árvores e objetos ao seu redor. Essa situação é normal e faz parte do aprendizado do animal, que está desenvolvendo sua capacidade de voar e de explorar o ambiente. É importante ressaltar que a retirada de animais da natureza nestas condições pode ser considerada crime ambiental.