Reabilitação

reabilitação
 
Após a alta clínica, os animais encaminhados a Divisão de Fauna são avaliados quanto às suas condições físicas e comportamentais, fatores de grande importância para a sua soltura na natureza. Quando são evidenciadas que as condições destes animais não está adequada a vida livre, os técnicos da Divisão de Fauna realizam uma série de atividades de reabilitação, favorecendo a posterior soltura dos animais.

 Em sua unidade do Parque Anhanguera, a Divisão de Fauna conta com um espaço especialmente desenvolvido para as atividades de reabilitação, são viveiros e recintos de grande porte, voltados especificamente para o treinamento dos animais atendidos, principalmente em atividades de caça ou treino de voo. Em alguns casos também são desenvolvidos processos específicos de reabilitação de acordo com a espécie de animal silvestre a ser trabalhada.

As atividades de reabilitação visam a recuperação da anatomia, funções e comportamento dos animais, seja para a soltura ou para a sua adaptação à suas novas condições de sobrevivência. É comum que aves que passaram por longos períodos em cativeiro necessitem de exercícios para voltar a voar adequadamente. Outra situação muito comum é a perda da habilidade de caça dos animais de cativeiro. Para isso são aplicadas várias técnicas para que os animais tenham uma rapida recuperação de seus hábitos originais.

A reabilitação dos animais envolve atividades como o enriquecimento ambiental dos recintos em que são mantidos, visando recriar condições mais próximas possíveis de ambientes naturais para melhor aclimatar e recuperar funções biológicas dos animais em reabilitação. Também são trabalhadas mudanças e adequações nos hábitos alimentares dos animais, assim como a montagem de grupos nos casos de animais com hábitos sociais.

 Divisão Técnica de Medicina Veterinária
Av. IV Centenário, Portão 7A
Segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
Tel/Fax: 3885-6669
E-mail: faunasvma@prefeitura.sp.gov.br