Inventário de Fauna


Com o objetivo de subsidiar e dar diretrizes às ações ambientais no âmbito do município de São Paulo, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) desenvolve projetos de levantamento da biodiversidade em diversas áreas. O conhecimento sobre a flora e a fauna silvestres é o ponto de partida para a elaboração dos planos de manejo e conservação de áreas verdes; é também importante ferramenta para o monitoramento ambiental, já que a relação das espécies que ocorrem em um ambiente é indicativa do seu grau de preservação. As informações obtidas a partir destes estudos são utilizadas para subsidiar o manejo da fauna que ocorre no município, bem como a elaboração e análise de estudos e relatórios de impacto ambiental EIA/RIMAs, o diagnóstico e programas e ações de educação ambiental.

Desde sua criação, em 1993, a Divisão Técnica de Medicina Veterinária e Manejo da Fauna Silvestre, mais conhecida como Divisão de Fauna, pertencente ao Departamento de Parques e Áreas Verdes (DEPAVE), realiza o “Inventariamento Faunístico em Parques e Áreas Verdes do Município de São Paulo”.

O inventário de fauna a seguir é resultado do levantamento junto de 81 áreas dentro do Município de São Paulo, incluindo as APA’s Capivari-Monos e Bororé-Colônia, Parques urbanos, Parques Lineares, Parques Naturais e outras áreas verdes.
 

Lista de Fauna 2010 - Acesse aqui o material completo (arquivo pdf)