Informações

Fauna  silvestre

Todas as informações obtidas a partir dos animais atendidos pela Divisão de Fauna, como banco de imagens, dados estatísticos e especializados, são registradas e arquivadas em um sistema informatizado denominado SISFAUNA. Ele possibilita o registro e resgate de todos esses dados referentes à fauna silvestre de todo o município de São Paulo.

Além de arquivar informações, o SISFAUNA é de grande utilidade no levantamento de dados estatísticos, fornecendo parâmetros confiáveis aos técnicos da divisão. Através do SISFAUNA, são confeccionados os laudos sobre as espécies e as condições de saúde dos animais apreendidos, que permanecem na Divisão de Fauna Silvestre.

Para o estudo de novas áreas de soltura e inventariamento, as referências coletadas são trabalhadas juntamente com imagens captadas por satélite ou através de sensoriamento remoto. Assim, as informações sobre a fauna silvestre são trabalhadas de forma espacial, ou seja, organizadas sobre mapas ou fotos de satélite referentes à cidade de São Paulo.

A Divisão de Fauna Silvestre também tem a preocupação de registrar fotograficamente diversas ações realizadas pelos seus técnicos, assim como fotodocumentar as diferentes espécies silvestres atendidas em sua clínica. É também por meio dessas fotos que é possível registrar a presença de algumas delas na cidade de São Paulo.

Os dados colhidos desde o início das atividades da Divisão de Fauna formam um extenso banco técnico que possibilita o desenvolvimento de publicações, cursos, estágios e campanhas de divulgação.

Divisão Técnica de Medicina Veterinária
Av. IV Centenário, Portão 7A
Segunda a quinta-feira, das 7h às 17h, e às sextas-feiras, das 8h às 12h; aos sábados e domingos, das 8h às 14h, e nos feriados, das 8h às 12h.
Plantão: 3885-6669
E-mail: faunasvma@prefeitura.sp.gov.br



voltar para Fauna