Informações

Fauna  silvestre

Todas as informações obtidas a partir dos animais atendidos pela Divisão de Fauna, como banco de imagens, dados estatísticos e especializados, são registradas e arquivadas em um sistema informatizado denominado SISFAUNA. Ele possibilita o registro e resgate de todos esses dados referentes à fauna silvestre de todo o município de São Paulo.

Além de arquivar informações, o SISFAUNA é de grande utilidade no levantamento de dados estatísticos, fornecendo parâmetros confiáveis aos técnicos da divisão. Através do SISFAUNA, são confeccionados os laudos sobre as espécies e as condições de saúde dos animais apreendidos, que permanecem na Divisão de Fauna Silvestre.

Para o estudo de novas áreas de soltura e inventariamento, as referências coletadas são trabalhadas juntamente com imagens captadas por satélite ou através de sensoriamento remoto. Assim, as informações sobre a fauna silvestre são trabalhadas de forma espacial, ou seja, organizadas sobre mapas ou fotos de satélite referentes à cidade de São Paulo.

A Divisão de Fauna Silvestre também tem a preocupação de registrar fotograficamente diversas ações realizadas pelos seus técnicos, assim como fotodocumentar as diferentes espécies silvestres atendidas em sua clínica. É também por meio dessas fotos que é possível registrar a presença de algumas delas na cidade de São Paulo.

Os dados colhidos desde o início das atividades da Divisão de Fauna formam um extenso banco técnico que possibilita o desenvolvimento de publicações, cursos, estágios e campanhas de divulgação.

 
 >>ATENÇÃO<<  

Como novo protocolo de prevenção à gripe aviária na cidade de São Paulo, a Divisão da Fauna Silvestre (DFS) orienta os munícipes que antes de se encaminharem às unidades Ibirapuera e Anhanguera para a entrega de animais feridos ou em risco, solicitem primeiramente o número de acesso disponibilizado pelo Whatsapp ou pelo telefone abaixo.
 

*O atendimento aos animais silvestres do Município de São Paulo 

Divisão da Fauna Silvestre - Unidade Anhanguera / CeMaCAS
Estrada de Perus, 300- SP, 05276-110
Recebimento de animais todos os dias: segunda a sexta-feira das 08h às 16h; sábado e domingo das 08h às 14h; feriados das 08h às 12h.

Divisão da Fauna Silvestre - Unidade Ibirapuera
Av. IV Centenário, Portão 7A
Recebimento de animais de segunda à quinta-feira das 09h às 16h; sexta-feira das 8h às 12h.
Atendimento também pelos telefones 3885-6669 e (11) 95220-0219 (somente whatsapp), inclusive aos finais de semana e feriados, das 08h às 17h.
E-mail: faunasvma@prefeitura.sp.gov.br

 

 

 

voltar para Fauna