Resgate e Cuidados com o Filhote

 

  >>ATENÇÃO<< 

 

Como novo protocolo de prevenção à gripe aviária na cidade de São Paulo, a Divisão da Fauna Silvestre (DFS) orienta os munícipes que antes de se encaminharem às unidades Ibirapuera e Anhanguera para a entrega de animais feridos ou em risco, solicitem primeiramente o número de acesso disponibilizado pelo Whatsapp ou pelo telefone abaixo.
 

Divisão da Fauna Silvestre - Unidade Anhanguera / CeMaCAS
Estrada de Perus, 300- São Paulo - SP, 05276-110
Recebimento de animais todos os dias: segunda a sexta-feira das 08h às 16h; sábado e domingo das 08h às 14h; feriados das 08h às 12h.

Divisão da Fauna Silvestre - Unidade Ibirapuera
Av. IV Centenário, Portão 7A
Recebimento de animais de segunda à quinta-feira das 09h às 16h; sexta-feira das 8h às 12h.

Atendimento também pelos telefones 3885-6669 e (11) 95220-0219 (somente whatsapp), inclusive aos finais de semana e feriados, das 08h às 17h. e-mail: faunasvma@prefeitura.sp.gov.br

Os munícipes que encontrarem ou resgatarem animais nessas condições devem, primeiramente, entrar em contato com os técnicos da Divisão de Fauna, pelo seguinte número: (11) 95220-0219 (WhatsApp).

 

RESGATE
Caso não seja possível devolver o filhote aos pais, a ave deve ser encaminhada imediatamente a algum órgão competente. Para o transporte, utilize uma caixa de papelão fechada, com pequenas aberturas para o animal respirar. Procure não transportar aves em gaiolas, pois essa estrutura, muitas vezes, acaba ferindo os animais.
As instituições capacitadas para o recebimento destes animais são os Centros de Manejo de Fauna Silvestre. Eles se dividem em Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) ou em Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS).
A Prefeitura de São Paulo possui unidades para o recebimento destes animais nos parques Ibirapuera e Anhanguera. Antes de encaminhá-los, ligue para o telefone (11)3885-6669 ou (11) 95220-0219 (WhatsApp) e informe o ocorrido aos técnicos da Divisão de Fauna.


CUIDADOS COM O FILHOTE
Tenha sempre em mãos o contato das instituições responsáveis pelo manejo da fauna silvestre em sua região. Na impossibilidade de levar o filhote imediatamente aos órgãos encarregados, é importante o munícipe providenciar alguns cuidados até seu encaminhamento:
• Contenha o animal em um local adequado. Um pano limpo e macio pode ser útil nestes casos. É necessário manter os filhotes aquecidos, longe de correntes de ar, e ao mesmo tempo em local arejado e fora do sol.
• Mantenha disponível um pequeno recipiente com água e não force a alimentação da ave, pois ela poderá se sufocar. Mantenha animais domésticos, como cães e gatos, afastados. Após isso, informe-se por telefone com a Divisão de Fauna Silvestre sobre como proceder.