Equipes da Operação Baixas Temperaturas se reúnem com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)

Encontro teve como objetivo alinhar conhecimentos e aproximar as diferentes equipes que trabalham na assistência à população em situação de rua da Cidade durante as frentes frias

Aconteceu na quarta-feira, dia 4, o encontro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) com os profissionais que atuam com a população em situação de rua durante a Operação Baixas Temperaturas, organizado pelas secretarias municipais de Saúde (SMS), Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC).

A Operação Baixas Temperaturas é uma ação intersecretarial em que agentes da Prefeitura oferecem o acolhimento de pessoas em situação de rua em locais protegidos do frio, sempre que os termômetros marcam menos de 13º C. Durante este período, em caráter excepcional, as vagas nos Centros de Acolhida são ampliadas de acordo com a demanda.

O encontro teve como objetivo alinhar conhecimentos e aproximar as diferentes equipes que trabalham na assistência à população que vive nas ruas da Cidade durante as frentes frias. A Operação Baixas Temperaturas segue até o dia 31 de outubro. A população também pode colaborar com o atendimento a quem precisa de abrigo acionando a Coordenadoria de Atendimento Permanente e de Emergência (CAPE), que funciona 24 horas por dia, pelo telefone 156.

A SMDHC participa da Operação Baixas Temperaturas, coordenada pela SMADS, apoiando a sua implementação e acompanhando e monitorando as ações desenvolvidas, por meio da circulação de informações nas esferas governamentais. Também está a cargo da SMDHC instituir um grupo gestor intersecretarial para responder às demandas da Operação com a agilidade que o caso requer.

Ainda integram a Baixas Temperaturas as secretarias municipais de Coordenação das Subprefeituras, Saúde, Segurança Urbana, Infraestrutura Urbana e Transporte.