POT PopRua

O Programa Operação Trabalho (POT) desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) visa a qualificação profissional teórica e prática de grupos populacionais em situação de vulnerabilidade social, mediante a concessão de uma bolsa-auxílio. O POT PopRua é uma modalidade deste programa voltada exclusivamente ao atendimento da população em situação de rua. As atividades desenvolvidas são diversas e estimulam a população atendida para a reinserção no mercado de trabalho.

Com temáticas de customização de roupas e reaproveitamento de resíduos têxteis, confecção e moda, construção civil e aulas de português para pessoas imigrantes que estão em situação de vulnerabilidade, todas as atividades incluem formação em direitos humanos, cooperativismo e sustentabilidade.

O programa é o resultado de uma articulação da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) por meio da Coordenação de Políticas para População em Situação de Rua (CPPSR), junto à SMDET, a fim de incluir a população em situação de rua nas políticas municipais de qualificação profissional e empregabilidade.

Desenvolvido desde 2019, o POT PopRua já contou com a seleção de mais de 60 pessoas em situação de rua e atualmente possui 200 bolsistas.