Serviço de Inclusão Social e Produtiva para Pessoas em Situação de Rua

O que é um o Serviço de Inclusão social e produtiva?

O Serviço de Inclusão Social e Produtiva é um equipamento público referenciado na oferta de estratégias de inclusão social e produtiva coletivas para população em situação de rua com o objetivo de garantir o seu acesso às oportunidades de geração de renda por meio de atividades coletivas que visam à inclusão social e produtiva das pessoas atendidas. Também atuam junto a agentes públicos e privados visando ampliar e disseminar o conhecimento sobre reciclagem e educação ambiental e apoiar o desenvolvimento das organizações de catadores de materiais recicláveis.

Público-alvo:

Pessoas em situação de rua acolhidas na rede socioassistencial da Prefeitura da Cidade de São Paulo.

Forma de acesso:

A forma de acesso principal é o encaminhamento e referenciamento por outros serviços da rede de atendimento local. Subsidiariamente, o serviço pode ser acessado também de forma espontânea presencial, por telefone, por carta ou e-mail. Igualmente, os agentes públicos e privados interessados na temática poderão acessar de forma espontânea presencial, por telefone, por carta ou e-mail visando à articulação de atividades de sensibilização sobre os temas.

Objetivo geral:

Promover, sob a coordenação e supervisão da Coordenação de Políticas para População em Situação de Rua da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (CPPSR/SMDHC) e com apoio do Centro Público de Economia Solidária e Direitos Humanos, a saída qualificada da situação de rua por meio da concretização de um projeto de vida que possibilite a inserção no mundo do trabalho e contribua para o fortalecimento da autonomia e inserção social das pessoas nesta situação.

Objetivos Específicos:

1. Possibilitar a identificação, construção e fortalecimento de projetos de vida pessoal e social;
2. Apoiar o processo de retomada dos vínculos interpessoais, familiares e comunitários;
3. Estimular a organização pessoal e a socialização por meio de atividades coletivas;
4. Promover acesso à formação básica complementar com vistas à geração de renda; 4
5. Promover o acesso a direitos e a rede de serviços públicos;
6. Estimular o processo emancipatório e a capacidade de autogestão;
7. Desenvolver noções sobre gestão individual e coletiva da atividade produtiva realizada;
8. Promover espaços de convívio para exercício da gestão democrática, reflexão crítica e tomada de decisão coletiva;
9. Estimular a criação de sistemas associativos;
10. Ampliar e disseminar o conhecimento sobre reciclagem e educação ambiental;
11. Potencializar atuação da Rede de Direitos Humanos por meio de ações conjuntas e transversais;
12. Contribuir para o fortalecimento de espaços de participação social e comunitária da população;
13. Fortalecer a articulação entre os agentes públicos e privados visando o desenvolvimento das organizações de catadores de materiais recicláveis;
14. Produzir dados e informações sobre a população atendida.

Nossos Serviços de Inclusão Social e Produtiva:

- Serviço Franciscano de Apoio à Reciclagem (Recifran)

O Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras) faz a gestão de um dos Serviços de Inclusão Social e Produtiva da SMDHC. Localizado no centro de São Paulo (R. Junqueira Freire, 176 - Liberdade), o Recifran tem como objetivo a reinserção social e produtiva das pessoas em situação de rua. O equipamento oferta capacitação profissional para geração de renda como porta de saída da rua a 50 pessoas.

Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00.

- Reviravolta

O Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos faz a gestão de um dos Serviços de Inclusão Social e Produtiva da SMDHC. Localizado no centro de São Paulo (R. Vinte e Cinco de Janeiro, 274 - Luz), o Reviravolta tem como objetivo a inserção social e de trabalho da população em situação de rua através da capacitação em reciclagem e parcerias institucionais. O programa possui como objetivo a reestruturação da vida das pessoas em situação de rua participantes contribuindo para a inclusão no mercado de trabalho formal e a saída da rua.

Segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00.