Baixas Temperaturas

Anualmente, é executado na Cidade de São Paulo, o Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas, instituído pelo Decreto Nº 56.102 de 8 de maio de 2015 e alterado pelo Decreto Nº 57.690 de 12 de maio de 2017, com o objetivo de garantir a proteção e defesa civil para minimizar os impactos e riscos das baixas temperaturas sobre a saúde da população em situação de rua.

As ações executadas no sentido de proteção da população em situação de rua nos dias de baixas temperaturas passam pela ampliação de vagas de acolhimento em equipamentos municipais; disponibilização de transporte (de ida e volta) para pernoite nos centros de acolhida; realização de abordagens conjuntas entre equipes da assistência social e saúde; distribuição de cobertores; entre outras.

Para execução do Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas é instituído, anualmente, o Comitê Permanente de Gestão de Situações de Baixas Temperaturas. A SMDHC, ao lado da SMADS e da SMSU, é responsável pela coordenação desse Comitê, grupo composto por representantes de diversas pastas municipais que, durante o período de vigência do Plano, reúne-se mensalmente a fim articular os fluxos intersetoriais, planejar e acompanhar a execução das ações da Operação Baixas Temperaturas.

Se você tem sugestões de como a Prefeitura de São Paulo pode melhorar o atendimento a pessoas em situação de rua durante o período de baixas temperaturas, por favor envie um e-mail para coordpoprua@prefeitura.sp.gov.br com o assunto “Sugestões – Baixas Temperaturas”. 


Ação intersecretarial realizada em julho e agosto de 2021 na época de frio intenso. Foram implantadas 5 tendas em regiões de grande concentração de população em situação de rua nas quais foram distribuídas bebidas quentes e sopas, além de cobertores e roupas de frio. 

COMO DOAR

Baixas Temperaturas - Doações de Agasalhos

Doações de roupas, agasalhos, cobertores e outros itens relacionados ao frio intenso na cidade de São Paulo, estão sendo recebidas através de caixa de doação localizada na SMDHC - Rua Líbero Badaró, nº 119 durante a Operação Baixas Temperaturas. Pessoas físicas ou jurídicas que desejarem colaborar doando em grandes quantidades, devem entrar em contato pelos telefones (11) 2833-4167, (11) 2833-4168 ou (11) 2833-4169 ou enviar mensagem para o e-mail: doacoes@prefeitura.sp.gov.br para receber orientações das equipes do programa. Mais informações também podem ser acessadas no site https://www.spcidadesolidaria.org/ . Os itens serão doados às pessoas em situação de rua na cidade.

Para visualizar os documentos:

2022 - Plano OBTPortaria de Nomeação 

2021 - Plano OBTRelatório OBTPortaria de Nomeação

2020 - Plano OBTRelatório OBTPortaria de Nomeação

2019 - Plano OBT - Relatório OBT - Portaria de Nomeação

2018 - Plano OBT - Relatório OBT - Portaria de Nomeação

2017 - Plano OBT - Relatório OBT - Portaria de Nomeação