Baixas Temperaturas

Anualmente, é executado na Cidade de São Paulo, o Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas, com o objetivo de garantir a proteção e defesa civil para minimizar os impactos e riscos das baixas temperaturas sobre a saúde da população em situação de rua.

As ações executadas no sentido de proteção da população em situação de rua nos dias de baixas temperaturas passam pela ampliação de vagas de acolhimento em equipamentos municipais; disponibilização de transporte (de ida e volta) para pernoite nos centros de acolhida; realização de abordagens conjuntas entre equipes da assistência social e saúde; distribuição de cobertores; entre outras.

Para execução do Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas é instituído, anualmente, o Comitê Permanente de Gestão de Situações de Baixas Temperaturas. A SMDHC, ao lado da SMADS e da SMSU, é responsável pela coordenação desse Comitê, grupo composto por representantes de diversas pastas municipais que, durante o período de vigência do Plano, reúne-se mensalmente a fim articular os fluxos intersetoriais, planejar e acompanhar a execução das ações da Operação Baixas Temperaturas.

Se você tem sugestões de como a Prefeitura de São Paulo pode melhorar o atendimento a pessoas em situação de rua durante o período de baixas temperaturas, por favor envie um e-mail para coordpoprua@prefeitura.sp.gov.br com o assunto “Sugestões – Baixas Temperaturas”. 

Para visualizar os documentos:

2021 - Plano OBT - Portaria de Nomeação

2020 - Plano OBT - Relatório OBT

2020 - Plano OBT - Portaria de Nomeação

2019 - Plano OBT - Relatório OBT - Portaria de Nomeação

2018 - Plano OBT - Relatório OBT - Portaria de Nomeação

2017 - Plano OBT - Relatório OBT