Anualmente, o município de São Paulo executa o Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas (Decreto Nº 56.102 de 8 de maio de 2015, alterado pelo Decreto Nº 57.690 de 12 de maio de 2017), com o objetivo de minimizar os impactos e riscos das baixas temperaturas sobre a saúde da população em situação de rua.
A ações ocorrem quando os termômetros marcam uma temperatura igual ou inferior a 13°, por meio de uma série de atendimentos realizados em tendas montadas especialmente para este fim.
A operação nas tendas ocorre a partir de alertas feitos pelo Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas e pela Defesa Civil.
O que as tendas oferecem
- Sopas, chocolates quentes, chás e água, por meio de contratação da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC);
- Cobertores, por parte de Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS);
- Atendimentos do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) e do Consultório na Rua (SMS);
- Ônibus da SPTRANS para o traslado das pessoas em situação de rua até os locais de acolhimento da rede socioassistencial;
- Em alguns períodos há oferta de itens de inverno como conjuntos de moletons, meias, toucas e luvas, por meio de contratação da SMDHC.
Horários e funcionamento
Os atendimentos ocorrem diariamente, das 18h à meia noite, e as tendas funcionam até a elevação das temperaturas, quando são desmobilizadas.
Confira abaixo os endereços das tendas:
Região Central
Praça da República
Praça Marechal Deodoro
Região Sul
Santo Amaro: Praça Floriano Peixoto
Capela do Socorro: Praça José Boemer Rovel
Região Norte
Santana: Av. Cruzeiro do Sul, 3.180
Vila Maria: Praça Novo Mundo
Região Leste
Guaianases: Praça Presidente Getúlio Vargas, s/n.
Itaquera- Av. Musgo de Flor com Av. Imperador (embaixo do viaduto Jacu Pêssego).
Mooca: Praça Cid José da Silva Campanella.
Região Oeste
Lapa: Rua do Curtume, s/n, esquina com Guaicurus.
Comitê Permanente
Para execução do Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas é instituído, anualmente, o Comitê Permanente de Gestão de Situações de Baixas Temperaturas. A SMDHC, ao lado da SMADS e da Secretaria Municipal de Segurança Urbana) é responsável pela coordenação desse Comitê. O grupo é composto por representantes de diversas pastas municipais que, durante o período de vigência do Plano, reúne-se mensalmente a fim articular os fluxos intersetoriais, planejar e acompanhar a execução das ações da Operação Baixas Temperaturas.
Se você tem sugestões de como a Prefeitura de São Paulo pode melhorar o atendimento a pessoas em situação de rua durante o período de baixas temperaturas, por favor envie um e-mail para coordpoprua@prefeitura.sp.gov.br com o assunto “Sugestões – Baixas Temperaturas”.
Ação intersecretarial realizada em julho e agosto de 2021 na época de frio intenso. Foram implantadas 5 tendas em regiões de grande concentração de população em situação de rua nas quais foram distribuídas bebidas quentes e sopas, além de cobertores e roupas de frio.
Para visualizar os documentos:
2023 - Plano OBT - Portaria de Nomeação
2022 - Plano OBT - Portaria de Nomeação
2021 - Plano OBT - Relatório OBT - Portaria de Nomeação
2020 - Plano OBT - Relatório OBT - Portaria de Nomeação
2019 - Plano OBT - Relatório OBT - Portaria de Nomeação
2018 - Plano OBT - Relatório OBT - Portaria de Nomeação
2017 - Plano OBT - Relatório OBT - Portaria de Nomeação