SMDHC integra Operação Baixas Temperaturas

Ação intersetorial da Prefeitura conta com o apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Coordenação de Políticas para a População em Situação de Rua e do Balcão de Atendimento em Direitos Humanos

Quando a temperatura fica abaixo dos 13° C, a Prefeitura de São Paulo dá início à Operação Baixas Temperaturas, uma ação intersetorial, de caráter emergencial, coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e apoiada pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Defesa Civil e Guarda Civil Metropolitana), Secretaria Municipal de Saúde (SAMU), Secretaria Municipal de Esportes, Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras, Subprefeitura da Sé e pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

Durante a Operação, as pessoas em situação de rua são convidadas a permanecer nos Centros de Acolhida Emergenciais durante a noite, para se proteger do frio. Embora não atue diretamente no encaminhamento das pessoas aos centros, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) tem contribuído com a operação tanto por meio da Coordenação de Políticas para a População em Situação de Rua como do Balcão de Atendimento em Direitos Humanos, dando orientações sobre os procedimentos, centros disponíveis e comunicando os agentes da assistência social sobre os casos que precisam de atendimento. O Balcão tem ficado aberto à noite e nos fins de semana, de modo a garantir o atendimento da população no centro da cidade.

Além disso, como articuladora da política, a Coordenação tem dialogado com a sociedade civil, por meio do Comitê Intersetorial para a Política Municipal para a População em Situação de Rua – Comitê PopRua, para acompanhar a operação, propor encaminhamentos às dificuldades identificadas e aprimorar a atuação intersecretarial.

Para solicitar o resgate de alguma pessoa em situação de rua, basta acionar, a qualquer hora, os serviços da Central de Atendimento da Prefeitura (CAPE), pelo telefone 156, ou da Central de Atendimento da Guarda Civil Metropolitana, pelo 153. A ligação é gratuita.