Clube de Leitura Luiz Gama convida Conceição Evaristo

Dia 05/11, às 19h

Em edição especial, o Clube de Leitura Luiz Gama de novembro recebe a escritora Conceição Evaristo para falar da obra de "Diário de Bitita", de Carolina Maria de Jesus.

O hábito de anotar em diários a vida na favela levou Carolina Maria de Jesus a ser mundialmente conhecida depois que o jornalista Audálio Dantas reuniu seus escritos e conseguiu que eles fossem publicados. O livro "Quarto de Despejo" foi lançado em 1960, vendeu dez mil exemplares em três dias e depois tornou-se best seller mundial. Embora "Quarto de Despejo" seja sua obra mais conhecida, Carolina escreveu mais quatro livros, dos quais "Diário de Bitita" é um dos mais impressionantes, pois traz um testemunho dramático e emocionante da situação da população negra no período pós-abolição.

Sobre a convidada:
Conceição Evaristo é mestre em Literatura Brasileira pela PUC do Rio de Janeiro e Doutora em Literatura Comparada na Universidade Federal Fluminense. Participante ativa dos movimentos de valorização da cultura negra, estreou na literatura em 1990, publicando contos e poemas nos Cadernos Negros. Nos últimos anos, três de seus livros foram traduzidos para o Francês e publicados em Paris pela editora Anacaona. Em 2018, recebeu o Prêmio de Literatura do Governo de Minas Gerais pelo conjunto de sua obra.