Coleção de Artes - Sala Sérgio Milliet

 

Criada em 1945 na Biblioteca Mário de Andrade, a Sala de Artes Sérgio Milliet possui uma coleção especializada em artes com um acervo de livros e revistas, cartazes diversos e catálogos de exposição. Sua coleção conta com mais de 28 mil volumes de livros e 10 mil volumes de periódicos, incluindo obras de referência em artes (enciclopédias, dicionários e manuais) dos seguintes assuntos: arte em geral (história, teoria e crítica), estética, arquitetura, urbanismo, escultura, cerâmica, gravura, desenho, design, decoração, mobiliário, moda, pintura, fotografia, cinema, rádio, televisão, música e artes cênicas (teatro, dança, circo e performance).

Obras importantes da área como os livros Le Vite de' più Eccellenti Pittori, Scultori e Architettori, de Giogio Vasari, considerado marco inaugural da historiografia da arte, ou mesmo dos volumes de Philosophie de L’Art, do filósofo francês Hippolyte Taine, referência para o pensamento estético de figuras como Mário de Andrade e o próprio Milliet, fazem parte desta coleção.

 

Na área de gravura, títulos como Gravura e Gravadores (revista publicada em São Paulo, pelo Clube da Gravura, na década de 80), Hausbuch deutscher Kunst (livro de Eduard Engels sobre gravura na Alemanha, publicado em Stuttgart, em 1922), ...Les merveilles de la gravure (livro de Georges Duplessis sobre história da gravura, publicado em Paris, em 1869), integram o acervo.

 

Grande parte da coleção ainda precisa ser pesquisada no catálogo de fichas. Para auxiliar os usuários atendemos solicitações de pesquisas pelo e-mail artesbma@prefeitura.sp.gov.br e/ou no telefone (11) 3775-0010.


Pesquisa no acervo

O Catálogo online possibilita o acesso aos registros bibliográficos do acervo existente nas bibliotecas públicas municipais da cidade de São Paulo.

Prédio principal - 1º andar
E-mail: artesbma@prefeitura.sp.gov.br
Tel. (11) 3775-0010
Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 19h


Confira as novas aquisições do acervo de Artes, clique aqui.


Perguntas frequentes