Seção Circulante

A Biblioteca Mário de Andrade oferece livre acesso ao acervo Circulante que se destina à leitura, pesquisa e empréstimo

 

Um pouco da história

 
O setor Circulante da Biblioteca Pública Municipal (atual Biblioteca Mário de Andrade) foi inaugurado em 25 de janeiro de 1944 com um acervo de 2.500 volumes disponível para empréstimo. 

 

 

Na década de 1950, a Circulante dá origem a “sucursais” de bairro e, em 1959, passa a gerenciar o serviço de bibliotecas ambulantes (caixas-estantes). 

Na década de 1960, o acervo cresce e a Circulante Central, como era conhecida, começa a dar sinais de falta de espaço. 
Em 1975, é criada a Secretaria Municipal de Cultura (SMC), com seu Departamento de Bibliotecas Públicas, ao qual a Biblioteca Mário de Andrade fica subordinada. A rede de bibliotecas de bairro, até então funcionando como extensão da Biblioteca Circulante Central, ganha autonomia no novo Departamento. Ainda em 1975, no bojo de uma reforma do edifício da Biblioteca Mário de Andrade, sua Seção Circulante é transferida para a Praça Roosevelt. Distante de sua sede administrativa e dos demais setores da Biblioteca, a Circulante passa a enfrentar uma série de dificuldades relacionadas a instalações, atendimento e escassez de recursos para a atualização e preservação do acervo.

 

Em 1984, o edifício da Praça Roosevelt entra em reforma. Durante esse período o acervo fica depositado na Galeria Prestes Maia e inacessível para consultas. A Circulante reabre na Praça Roosevelt, mas o local ainda se mostra inadequado para abrigar suas atividades e logo se começa a pensar em nova mudança.

Em 1993, a Circulante é transferida para a Rua Frei Caneca e, em 1995, para a Rua da Consolação (Chácara Lane), onde as condições do edifício, do acervo e do atendimento foram-se tornando gradualmente mais precárias. 

 

Por essa razão, no projeto de restauro e modernização da Biblioteca Mário de Andrade, iniciado em setembro de 2007, a Circulante foi contemplada: voltou à sua antiga casa na Avenida São Luís. Em 2008, foi fechada e transferida para o edifício principal da Biblioteca, onde foi reaberta, com seu acervo atualizado, ampliado e todo disponível no catálogo eletrônico online das bibliotecas municipais e com instalações adequadas de consulta e empréstimo, além de um espaço de convivência.

 
Acervo
No espaço atualmente ocupado pela Circulante, estão disponíveis ao público, duas coleções, a saber:

Coleção Circulante

Atualmente com mais de 53 mil volumes de livros e com seu catálogo totalmente informatizado, essa coleção pode ser consultada no local ou retirada por empréstimo. Embora o forte deste acervo seja literatura (tanto brasileira quanto estrangeira), ciências humanas (história, filosofia, religião, antropologia, sociologia, política, direitos humanos, políticas culturais, etc) e artes (história, teoria  e técnicas voltadas a todos os campos das artes, neste caso, com especial foco nas artes cênicas), abrange, também, outras áreas do conhecimento a fim de atender à diversidade de interesses de seus públicos. Desta forma, podem-se encontrar livros sobre meio ambiente, ciências exatas, ciências da saúde, tecnologia, direito, administração e economia, turismo, esportes, bem como livros técnicos das mais diversas especialidades.

Coleção de Referência
Constituída por cerca de 3.900 volumes de dicionários, enciclopédias, guias, diretórios, dentre outras publicações, a coleção de referência está presente no catálogo online e disponível para consulta no espaço da Circulante. Além desta coleção, podem-se encontrar, na Sala Sérgio Milliet, obras de referência voltadas às Artes.

Horário da Seção Circulante:
A Seção Circulante funciona de segunda a sexta, das 8h às 22h e, aos sábados, domingos e feriados das 8h às 20h.

 

Pesquisa no acervo
O Catálogo online possibilita o acesso aos registros bibliográficos do acervo existente nas bibliotecas públicas municipais da cidade de São Paulo.


Empréstimo

Para empréstimo do acervo, qualquer pessoa, sem limite de idade ou exigências mínimas de escolaridade, deverá fazer sua inscrição na Biblioteca ou ser inscrito em qualquer biblioteca do Sistema Municipal de Bibliotecas. Para tanto, faz-se necessário observar as condições previstas no Regulamento da biblioteca.
 
 

 


Prédio principal - térreo - entrada pela Avenida São Luís, 235
E-mail: circbma@prefeitura.sp.gov.br
Tel. (11) 3775-0004 e 3775-0006


Perguntas frequentes