Coleção Geral

Formada inicialmente por monografias que abrangiam todas as áreas do conhecimento, motivo que a batizou como Coleção Geral, hoje a coleção é focada em Literatura e Humanidades e conta com cerca de 200 mil volumes, atualizados constantemente.

Para se ter uma ideia da sua amplitude, a coleção ocupa 12 dos 22 andares do que foi denominado pelo jornalista Daniel Piza como “Torre Literária”, prédio que abriga todo acervo desta Biblioteca.

Possui clássicos da filosofia, história, sociologia, literatura e humanidades em geral, muitos em edições esgotadas e de difícil localização em outras bibliotecas. Estão presentes grandes autores nacionais e estrangeiros, em edições traduzidas para o português ou edições na língua original, como inglês, espanhol e francês.

Obras importantes da literatura brasileira como Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa, que está representada em várias edições, inclusive a edição comemorativa de 50 anos publicada em 2006, além de outros 20 títulos com crítica e interpretação da obra e até um ensaio visual sobre a região de Minas Gerais retratada no romance. Estudos sobre a obra de outros autores brasileiros clássicos como Machado de Assis, José de Alencar, Lima Barreto, Clarice Lispector e títulos de grandes críticos literários como Antonio Cândido, Alfredo Bosi, Otto Maria Carpeuax, Massaud Moisés, Afrânio Coutinho, José Veríssimo, também fazem parte do acervo.

Em literatura estrangeira Guerra e paz, de Leon Tostói, está presente com traduções em português, francês, inglês, além da edição em russo. Autores latinoamericanos e dos países da África são outros destaques.

Em filosofia há edições dos clássicos em obras integrais traduzidas e no original principalmente filosofia francesa como Descartes, Voltaire e edições bilíngues de filosofia Grega como Platão e Aristóteles e seus contemporâneos.

Destaque também para os livros de história, cuja coleção é representativa no que se refere ao século XX, com destaque para a história do Brasil, da América Latina e um número considerável de biografias e autobiografias.

Para descobrir o que mais há na Coleção Geral, visite as salas de atendimento no 2º andar e consulte os fichários (a maior parte da coleção ainda não está disponível no Catálogo eletrônico) ou mande um e-mail para cgbma@prefeitura.sp.gov.br com o tema de sua pesquisa para a equipe realizar um levantamento bibliográfico. 

Confira as novas aquisições do acervo da Coleção Geral, clique aqui.

Pesquisa no acervo
O Catálogo online possibilita o acesso aos registros bibliográficos do acervo existente nas bibliotecas públicas municipais da cidade de São Paulo.


Prédio principal - 2º andar
E-mail: cgbma@prefeitura.sp.gov.br
Tel. (11) 3775-0008
Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 09h às 19h