Share

Orientações sobre doações de livros e periódicos

Conheça as condições e critérios que devem ser seguidos para a doação de obras às coleções da Biblioteca Mário de Andrade

A Biblioteca Mário de Andrade recebe doações de livros e periódicos a serem incorporados ao seu acervo. No entanto, em respeito às políticas de desenvolvimento de coleções e de preservação e conservação, o público interessado em doar materiais à Biblioteca deve obedecer aos seguintes procedimentos para a efetivação das doações:


1. Certificar-se de que as obras estejam em bom estado (íntegras e sem sinais de infestação por insetos ou fungos);

2. Ter ciência de que não são aceitos: livros técnicos (Administração, Direito, Medicina etc), desatualizados; Livros didáticos de ensino fundamental; Livros didáticos de ensino médio, apostilas de cursinho e concurso desatualizados; Enciclopédias; Dicionários desatualizados; Jornais e Revistas semanais, de variedades e atualidades correntes.

3. Elaborar listagem das obras a serem doadas, contendo os seguintes dados: título, autor, ano de publicação, edição e editora [Modelo de lista de livros – Arquivo em Excel]. Para jornais e revistas, informar o título, o ano ou o período de publicação e os números a serem doados;

4. Mensagem e listagem devem ser enviadas para o e-mail bmadesenvcolecoes@prefeitura.sp.gov.br, com o campo assunto preenchido com o termo ‘Doação’. A mensagem deve ser identificada com: nome, sobrenome, cidade e bairro e telefone para contato.

5. A listagem será analisada pela Biblioteca e o e-mail respondido em até 15 dias úteis. Depois de aprovados, os materiais aceitos devem ser encaminhados à Biblioteca, aos cuidados da área de Desenvolvimento de Coleções. Em casos de grandes volumes de materiais, a Biblioteca avaliará a possibilidade de retirada no local.

6. De acordo com o Termo de Doação – a ser encaminhado em caso de aceitação, o doador toma ciência de que os itens cedidos à Biblioteca Mário de Andrade isentam a mesma de quaisquer restrições quanto aos seus efeitos patrimoniais e financeiros e concorda que a mesma tem a plena propriedade da(s) publicação(ões) doadas e que, após a avaliação técnica e cultural do material, a Biblioteca Mário de Andrade ficará autorizada a incorporar a seu acervo, utilizar e divulgar estas publicações para fins culturais, bem como a descartar o que não for conveniente à sua coleção  direcionando-as a outra instituição ou público interessado. Esses critérios e procedimentos devem ser rigorosamente observados para que a Biblioteca Mário de Andrade continue a manter a qualidade do seu acervo e de atendimento.

Em caso de dúvida, entre em contato com: Desenvolvimento de Coleções da Biblioteca Mário de Andrade:
 bmadesenvcolecoes@prefeitura.sp.gov.br.

Tel.: 11 3775-0019